terça-feira, 29 de março de 2011

A importância da Psicologia no Desporto

Algo que devemos saber é que a psicologia do desporto, ou o psicólogo do desporto não serve para tratar doentes, mas sim optimizar o rendimento do atleta e da equipa para a competição.
Quantas vezes no fim dos jogos não ouvimos treinadores ou atletas a apontar factores psicológicos para justificar determinadas acções que ocorrem durante os jogos ou mesmo resultados.
Acções que vão desde o descontrolo emocional ou elevado rendimento no treino mas no dia da competição sobre pressão o rendimento é baixo.
A preparação mental e psicológica no desporto tem vindo progressivamente a ganhar destaque e importância no processo de treino, mas continua muito abaixo do desejável e necessário no nosso pais mas se olharmos para o resto do mundo vimos a importância que a preparação mental tem nas diversas equipas de diversas modalidades.
O factor psicológico pode ser decisivo na obtenção de resultados desportivos, o controlo emocional, o auto-controlo, o auto-domínio, o conhecimento de si, são factores importantes para se obter uma boa performance individual e colectiva.
O treino mental aparece na aprendizagem (aprender) e no treino (aprender e melhorar), na preparação para a competição, onde o atleta toma consciência dos problemas e dificuldades que vão surgindo, aprendendo a controlar as emoções e as técnicas para melhorar o seu rendimento; na competição,onde é mais difícil intervir, no entanto, o atleta pode ser informado sobre o seu comportamento (erros e virtudes) e por fim após a competição, com uma análise do rendimento do atleta e feedback correctivo e positivo.
A psicologia do desporto tem diversas áreas de intervenção como a motivação, Comunicação entre treinador e atleta, visualização Mental, dinâmicas de grupo, relaxamento, concentração, formulação de objectivos, competências emocionais, assertividade, optimização de competências, liderança, controlo da respiração e preparação mental para as competições e o lidar com a lesão.


«A sorte favorece a mente bem preparada»

Fonte: http://joaopratestreinadorfutebol.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário