quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Baixar a cabeça ou lutar perante as adversidades?


No desporto existem sempre duas palavras que estão com quem vive dentro dele: Sucesso e fracasso, nem sempre é fácil lidar com elas e o equilíbrio é fundamental.
O sucesso nunca é garantido e o fracasso nunca é definitivo, todos os grandes momentos foram vividos porque diante do fracasso existiram mentes fortes.

Por vezes perante as adversidades apenas olhamos para as desculpas que podemos dar por aquilo que desejamos não estar a acontecer, esse nunca é o caminho, podemos passar por estados de desânimos ou mesmo de sentimentos de injustiça mas nada disso muda o que está para trás e não podemos ficar presos a esses acontecimentos.
O importante é o poder da acção, fazer realmente o que é necessário ser feito e de certeza que todos nós já sentimos este sentimento antagónico de entre o querer e o fazer ,por vezes até temos o conhecimento para o fazer mas simplesmente não o fazemos.
As causas podem ser inúmeras mas algo em comum manifesta-se estabelecendo uma forte relação para a chamada auto-sabotagem dos nossos desejos, as emoções!
As emoções, quando sentidas e descodificadas pela nossa consciência dão origem à sua forma mais apurada: os sentimentos. Os nossos sentimentos para o bom e para o mau fazem-se sentir, exercendo uma forte influência nos nossos pensamentos e consequentemente nas nossas decisões para a acção.
O antídoto para ultrapassar a paralisia que os sentimentos negativos provocam na nossa vida, é a aceitação dos mesmos, seguida de acção.
É preciso combatividade perante o fracasso, claro que dentro da plantação que se semeia para o sucesso, há sempre algumas sementes do fracasso, falha e desilusão. Assim, mesmo adorando a vitória, um campeão não deixa que o seu orgulho conduza a poder ficar acomodado ou resignado perante as adversidades.
Tal como os descobridores portugueses fizeram na conquista do novo mundo, ampliaram as suas fronteiras, por isso, um campeão sabe que as derrotas fazem parte da vida.
Provavelmente como todas as pessoas, ele detesta-as, evita-as, no entanto tem sangue frio suficiente para não entrar em desespero nos momentos mais difíceis e duros. Ele tem sabedoria para aprender com os seus erros e, principalmente, não atribui os maus desempenhos aos outros. Sabe ser responsável tanto nas derrotas quanto nas vitórias. É uma virtude dos campeões e executantes de topo. Não baixam a cabeça com os erros, pois reconhecem que eles fazem parte da sua evolução, fazem parte do percurso para o sucesso.

Eu jogo para ganhar, seja durante o treino ou num jogo real. E eu não vou deixar que nada fique no caminho de mim e do meu entusiasmo competitivo para ganhar.” Michael Jordan


Sem comentários:

Enviar um comentário