segunda-feira, 30 de abril de 2012

Torneio Vale do Tejo sub 18

Disputou-se no dia 28 de Março, pelas 15H00, no Complexo Desportivo José Afonso em Grândola, um jogo do Torneio do Vale do Tejo de sub-18 da ABS, entre as equipas do CAB de Grândola e do Scalipus CS B. Ambas as equipas apresentaram 12 jogadores.
Antes do início do jogo havia uma certa curiosidade em se saber até que ponto o novo reforço do CAB, Vladyslav Stoian, iria ajudar a equipa contra um adversário difícil que até agora tinha vencido todos os jogos disputados.
As equipas iniciaram o jogo com esquemas diferentes: enquanto os nossos javalis apostavam numa defesa HxH, o adversário optou por 3x2, o que tornava difícil as nossas penetrações, embora o nosso adversário também sentisse a mesma dificuldade. Ambas as equipas recorreram então ao lançamento exterior, travando-se uma luta intensa nos ressaltos, onde Vlad se destacou, já que defendia um jogador com mais de 2 metros. A meio do período, os setubalenses ao optarem por uma pressão a todo campo aproveitaram-se de alguns maus passes no nosso meio campo para se adiantarem no marcador.  
O segundo período foi semelhante ao primeiro, com os nossos jogadores a sentirem dificuldades em sacudir a pressão, embora no fim já tivessem mais facilidade a fazer a transição da defesa para o ataque através de passes em profundidade para quem se desmarcasse. O nosso adversário, apesar das frequentes substituições, já acusava algum desgaste físico devido ao sistema de jogo adotado.
Após o intervalo, nos primeiros minutos conseguimos recuperar a desvantagem graças aos rápidos contra-ataques e a alguma desorientação defensiva do nosso adversário, que, por outro lado, já não conseguia tirar grande proveito da pressão a todo o campo e dava-nos espaços no seu meio-campo. No final do período o Scalipus vencia apenas por 2 pontos.
No quarto período, há um grande equilíbrio, o jogo torna-se emotivo com a alternância no marcador de apenas 1 ponto, até que a cerca de 1 minuto do fim, através de um triplo marcado por Carlitos, a nossa equipa fica com uma vantagem de 4 pontos, que se manteve até ao final, embora a tranquilidade só tenha chegado a escassos segundos do final. Neste período já soubemos contornar melhor as dificuldades da pressão a todo o campo que o adversário nos colocava através duma melhor circulação de bola.
Os nossos javalis alcançaram assim a primeira vitória neste torneio, a que não é alheia a influência de Vlad, já que a sua presença trouxe outra segurança defensiva e permitiu que outros jogadores, como o Zé, estivessem mais soltos. Em relação a jogos anteriores, notou-se uma melhoria da condição física, o que permitiu que discutíssemos o jogo até ao final. A equipa revelou espirito de sacrifício e muita ambição no jogo o que é importante para se ganhar. Quanto ao tiro exterior, nota-se alguma dificuldade de grande parte dos nossos jogadores em enfiar a bola no cesto, pelo que haverá que continuar a trabalhar arduamente nos treinos (e fora) este aspeto tão importante perante equipas que adotam um sistema defensivo 3x2.

Quanto à estatística (incompleta) do jogo tem-se:
61 – CAB Grândola (12+8+6+12): Sérgio (2pt, 3ft), Carlitos (7pt, 1ft), Rui (2pt, 0ft), Eduardo (0pt, 0ft), Zé (22pt, 1ft), Guilherme (2pt, 3ft), Miguel Sousa (0pt, 0ft), Miguel Mourão (3pt, 1ft), Daniel (0pt, 0ft), Miguel Mendes (5pt, 2ft), Semedo (0pt, 0ft) e Vlad (16pt, 3ft).
57 – Scalipus CS (16+15+13+13).
Fernando Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário