sexta-feira, 29 de junho de 2012

Despertar festejou 92 anos com V Raid BTT Cidade de Beja: Vamos lá saindo, por esses trilhos fora...




O V Raid BTT Cidade de Beja juntou centena e meia de participantes que cantaram em coro os parabéns ao clube aniversariante. Dignificar o clube e potenciar os valores culturais e ambientais da região são os objetivos dos promotores.

Texto e foto Firmino Paixão
O Despertar Sporting Clube comemorou no domingo 92 anos de existência, celebração que teria passado despercebida, mesmo a muitos despertarianos, não fosse a realização da quinta edição do Raid BTT Cidade de Beja, organizada pela secção da modalidade existente no clube bejense. Os parabéns soaram pelas vozes de um coro com cerca de centena e meia de desportistas que alinharam à partida para a quinta edição do raid BTT.

Um raid de mangas arregaçadas face à pequena dimensão do pelotão, comparativamente com outras organizações que temos visto aqui bem perto, mas a realização do Bike Tour 2012, na ponte Vasco da Gama, terá sido uma concorrente forte para a organização bejense. Bartolomeu Guerreiro, seccionista de BTT do Despertar, justificou: O número de participantes foi um pouco limitada, temos consciência disso, a nossa estrutura logística também não está preparada para muito mais, ainda que possamos receber até 200 inscrições, mas as temperaturas elevadas, infelizmente, devem ter afastado algumas pessoas.

Falar de BTT é falar de desporto natureza e cada organização potencia aquilo que tem de melhor e mais à mão para mostrar a quem vem de fora. O raid do Despertar não fugiu à regra e a organização referiu: Vamos percorrer muitos trilhos do nosso concelho e em várias vertentes, vamos mostrar grandes olivais, campos de girassol, ribeiras e riachos com canaviais, alguns singletracks (trilhos estreitos de forte interação com a natureza) e vamos mostrar às pessoas o pulmão da nossa cidade que é a mata junto ao Parque da Cidade onde faremos a chegada do raid, revelou Bartolomeu Guerreiro.

O objetivo da prova, segundo o dirigente, é: Dignificar este clube que hoje faz precisamente 92 anos, é uma idade muito bonita, a secção de BTT tem apenas cinco anos, vamos mostrar a nossa cidade e a nossa gastronomia às pessoas que nos visitam e proporcionar-lhes um dia de convívio, e deixamos o nosso apreço às pessoas que vieram de mais longe até ao nosso Alentejo, para se divertirem connosco fazendo aquilo que gostam que é a prática do BTT, desfrutando do ambiente natural que lhes vamos proporcionar.



O fotógrafo estava lá…
João Pereira tem 52 anos de idade e 15 de prática de BTT. Pode dizer-se que já foi apanhado grande, mas é uma figura já carismática no pelotão das provas de ciclismo em todo-o-terreno. Colaborador da BTT TV, desdobra-se em cumprimentos de acolhimento a que vem de longe e às vedetas que, inúmeras vezes, integram o pelotão anónimo. João está em todas: E não vou a mais porque, às vezes, há muitas provas em simultâneo no mesmo fim de semana e temos que nos dividir. A nossa equipa tem quatro elementos e procuramos estar em todas, mas nem sempre conseguimos, refere o empresário bejense.

Figura incontornável nas provas da modalidade, justifica a sua dedicação ao BTT lembrando: Criámos um grupo em Beja que teve algumas dificuldades em se organizar e acabou por se desvanecer, depois, através do Nuno Amaral, com a revista da ‘Bike Magazine’, formámos a nossa equipa. Mais tarde veio o site da BTT TV. Nestes últimos tempos é isso que nos tem movimentado mais no acompanhamento das provas.

Sem nenhuma preocupação competitiva nas provas em que participa, até porque assume: Não consigo acompanhar as provas na sua totalidade, não faço nenhuma preparação especial [mas aconselha a que os atletas tenham preocupações com a alimentação e acompanhamento médico, a par do treino regular], mas já tenho muitos anos disto, e divirto-me fotografando as provas, os concorrentes, os melhores momentos dos convívios. João Pereira explicou ainda: O amor que tenho por isso é a relação entre o BTT e a fotografia, uma coisa sem a outra não teria qualquer piada. É isso que me tem mantido no BTT, pelos menos desde há 15 anos. Até quando? Olha, até que Deus queira.... 

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário