sexta-feira, 29 de junho de 2012

Leões" em crise


Emblema de Ferreira do Alentejo não consegue encontrar nova direcção
"Leões" em crise

Ferreirense foi terceiro no "Distritalão" em 2011-2012, mas na próxima época pode ver o campeonato... da bancada!
FERREIRENSE. Clube queixa-se da autarquia e até pode desistir do campeonato distrital em 2012-2013. Câmara Municipal rejeita acusações.
Depois de ter sido terceiro classificado em 2011-2012, o Ferreirense pode ver o próximo campeonato distrital da 1ª divisão… a partir da bancada! Durante as duas assembleias gerais eleitorais já realizadas não surgiram listas concorrentes e as incertezas em redor do futuro emblema de Ferreira do Alentejo adensam-se cada vez mais, estando mesmo sobre a mesa a possibilidade do clube abdicar do futebol sénior na próxima temporada.
   "Se as coisas não se alterarem, penso que não vai haver futebol sénior" no Ferreirense em 2012-2013, admite ao "CA" o ainda presidente do clube, João Jones, que acrescenta: "Já houve duas assembleias gerais e não apareceram listas para os órgãos sociais. E neste momento estamos à espera da assembleia de dia 6 de Julho (sexta-feira), para ver se aparece alguma lista. Caso isso não aconteça, o presidente da mesa da Assembleia Geral terá de nomear uma comissão administrativa".
   Na origem desta indefinição está, segundo o dirigente leonino, a possibilidade da Câmara de Ferreira do Alentejo não atribuir qualquer subsídio monetário ao clube em 2013, o que inviabilizará a participação da equipa no "Distritalão".
   "Disseram-nos [a Câmara] que para 2013 não prevêem apoios. Se não prevêem apoios, como é que podemos preparar uma época desportiva, principalmente uma equipa de futebol sénior? É impossível… Porque a primeira despesa que se faz no início da época é com parte do subsídio da Câmara Municipal. Se eles cortam o subsídio, não temos hipótese", explica João Jones, negando que o Ferreirense esteja "dependente" do subsídio atribuído pela autarquia, que no caso do futebol sénior ascende a cerca de 20.400 euros. "Mas estes são uma grande ajuda para o clube", acrescenta.
   Tudo isto faz com que o próprio João Jones não pondere uma possível recandidatura ao cargo que ocupa há já duas temporadas. "Não estou disponível! Porque não estou para me apontarem o dedo por ter acabado com o futebol sénior. O culpado não somos nós, o culpado no meio disto tudo é a autarquia, que nos corta os apoios. E se nos cortam os apoios, não pode haver futebol sénior. Não temos hipóteses! Por isso, acabo o meu mandato, saio de cabeça levantada e quem vier atrás… logo se vê!", afirma.
  
Autarquia discorda
   "A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo cumpriu, cumpre e cumprirá os compromissos que tem" – é desta forma que o autarca Aníbal Reis Costa reage às críticas endossadas à edilidade pelos dirigentes do Ferreirense, garantindo que toda a verba requerida pelo clube em 2012 "já foi paga, algo que dificilmente ocorrerá noutros municípios".
   De acordo com o autarca, em 2012 a Câmara de Ferreira do Alentejo concedeu ao emblema leonino um apoio de 28.379 euros, além da utilização gratuita do Estádio Municipal e do transporte gratuito dos atletas para todos os jogos dos vários escalões etários. Contudo, a autarquia ainda não pode decidir o montante do subsídio que poderá conceder no próximo ano, dadas as "muitas indefinições que pairam sobre o Poder Local" devido à nova Lei dos Compromissos Financeiros e dos Pagamentos em Atraso.
   "Estar a dizer que apoiamos e depois não o fazermos é bastante mais grave", afiança Aníbal Reis Costa, que não deixa de lamentar que "toda e qualquer estratégia desportiva desenvolvida por um clube com a história e os feitos desportivos do Ferreirense tenha que passar, exclusivamente, pelo apoio (ou não) de uma entidade como a Câmara Municipal".
   Nesse sentido, e à semelhança do que sucede na edilidade, o autarca sugere que clube defina "prioridades" de investimento e despesa. "Penso que o Ferreirense deverá fazer o mesmo e privilegiar, por exemplo, as camadas jovens e de formação, em vez de se aventurar no ‘perigoso, pouco reconhecido e dispendioso meio do futebol semi-profissional’", conclui Aníbal Reis Costa.
  
  
JOÃO JONES
   Presidente do Ferreirense
  
   "Se não prevêem apoios, como é que podemos preparar uma época desportiva, principalmente uma equipa de futebol sénior?"
  
  
ANÍBAL REIS COSTA
   presidente da CM Ferreira do Alentejo
  
   "A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo cumpriu, cumpre e cumprirá os compromissos que tem."
Foto: DR
Fonte:  http://www.correioalentejo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário