terça-feira, 31 de julho de 2012

Alberto João Jardim: «Há coisas que estão mal aproveitadas»


dirigente triste com resultados
Fotos: LUSA
 
 
O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, manifestou esta terça-feira tristeza com os resultados alcançados pela representação portuguesa nos Jogos Olímpicos Londres'2012 e defendeu a revisão do "movimento olímpico português".

"Tenho acompanhado [os Jogos Olímpicos] e, até agora, estou um pouco triste com a representação portuguesa", afirmou Alberto João Jardim, na Quinta Vigia, sede da presidência do executivo insular, no Funchal.

O governante referiu que Portugal é "um país pequeno" que está "a competir com países de milhões de pessoas", apontando, a este propósito, o facto de a Madeira ter quatro atletas na competição, o que "é um milagre". "Quatro olímpicos em 270 mil pessoas, em proporção, dá mais olímpicos do que os Estados Unidos e a Rússia", declarou, considerando que neste âmbito "há coisas que estão mal aproveitadas". "Nós temos mar, nós temos bom tempo, penso que, principalmente, na natação, nos desportos náuticos [podíamos ter bons resultados]. Agora, são tudo atividades que exigem", observou.

Para o presidente do Governo Regional, os Jogos Olímpicos são um "amadorismo disfarçado". "Toda a gente sabe, por exemplo, que aqueles grandes nadadores americanos estão nas universidades, obviamente, que estudam também lá, mas têm condições de treino e de trabalho que são excecionais", referiu. Alberto João Jardim adiantou: "Temos aqui a modalidade de apoio ao atleta de alta competição, que é uma classificação que temos no nosso sistema desportivo, e sei que sem isso não era possível ter atletas de alta competição, principalmente, estes que estão nos Jogos Olímpicos". "Mas penso que há que rever tudo o que é o movimento olímpico português e toda a questão do desporto em Portugal", sustentou.

Questionado sobre a mobilização da sociedade nesta competição comparativamente ao campeonato europeu de futebol, o presidente do executivo madeirense disse que "as pessoas estão muito agarradas ao futebol e, depois, isto decorre numa época em que as pessoas estão muito dispersas, estão em férias". "Há uma regra na vida, mas isto é na política, no desporto, na vida empresarial, em tudo: quanto mais resultados bons aparecem, as pessoas mais se entusiasmam", afirmou, apontando a mobilização, há uns anos atrás, "à volta dos 10 mil metros, da corrida da maratona", porque havia gente que ganhava. "Falta-nos um pouco, também, para a mobilização para os Jogos Olímpicos e para um entusiasmo tão grande como no futebol estas oportunidades de ganhar, que motiva muitíssimo mais as pessoas, sem isso é muito complicado", opinou.

As declarações aos jornalistas foram feitas após Alberto João Jardim ter recebido 230 crianças que participam no projeto "Férias Divertidas", iniciativa da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal Garota do Calhau, que visa proporcionar férias às crianças desfavorecidas do concelho.

Confira todos os resultados dos Jogos.
Fonte:  http://www.record.xl.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário