quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A Importância de um Lider


A liderança ou a falta dela, seja em que actividade for, pode comprometer os objectivos que se pretendem atingir!

A liderança envolve inúmeras questões, possivelmente algumas ainda por descobrir, contudo, numa equipa de futebol ela é tão importante como a táctica, a técnica, o lado físico e mental.

Esta questão levanta-se agora no Barcelona que parece perder fulgor, este Barcelona foi construído por Guardiola, que enquanto líder sabia como transmitir a mensagem correcta, assim como orientar os seus jogadores perante o modelo de jogo definido e alterar quando as coisas corriam mal, mentalmente era também muito forte e a sua liderança era aceita de forma natural!

O Barcelona perdeu Guardiola, o seu mentor, ficou Tito Vilanova que por motivos de saúde tem cedido o seu lugar a  Jordi Roura, demasiadas alterações ao nível da liderança.
Começou a sair para a opinião publica os primeiros sinais de insatisfação, primeiro Daniel Alves, David Villa,  a não renovação de Valdés e exibições mais descoloridas como se tem visto recentemente nos últimos jogos, uma equipa menos compacta, menos pressionante e acima de tudo um Messi que não existe em campo parecendo um corpo estranho.

É importante a equipa sentir o seu líder, que trace as directrizes, e neste momento este Barça não o tem, nota-se que os jogadores não vêem em Roura o líder e o facto mais visível é que não existe um plano B quando o jogo não está a correr de feição e nota-se um maior nervosismo dentro de campo quando no passado era uma equipa sempre tranquila, mesmo quando o resultado era adverso.

O proximo jogo com o Milan irá dar muitas respostas a todas estas questões...

"Bons líderes fazem as pessoas sentir que elas estão no centro das coisas, e não na periferia. Cada um sente que ele ou ela faz a diferença para o sucesso da organização. Quando isso acontece, as pessoas se sentem centradas e isso dá sentido ao seu trabalho."

Sem comentários:

Enviar um comentário