quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Reportagem. Conheça melhor “Os Gavionenses”

O Clube Futebol Gavionenses, é, um dos mais antigos  em Portugal, pois foi fundado em 18 de Junho de 1891, mas os primeiros  estatutos só foram publicados em 12 de Março de 1892, tendo sido esta a  data que o clube adotou como sendo a da sua fundação «em Junho de 1891, o  dr. Eusébio Leão, então médico municipal em Gavião; que desenvolveu uma  intensa atividade politica e social neste concelho; conjuntamente com  o dr. Inácio Monteiro, Alfredo Vicente Brochado, António Joaquim  Monteiro e Adrião Gueifão fundaram «Os Gavionenses»  explica-nos Germano  Porfirio, atual presidente do clube.
No entanto, os primeiros  estatutos do Clube Gavionenses que se conhecem «são de 9 de Março de  1946 e o seu primeiro subscritor é o sr. Agostinho Marques Grácio.  Entretanto, em 5 de Abril de 2008 foi efetuada uma alteração total aos  estatutos do clube. Esta referência aos estatutos tem importância, dado  que são muito raros os documentos escritos sobre o o historial do clube.
 Sabe-se, contudo, que o campo de futebol do Salgueirinho foi inaugurado  em 12 de Dezembro de 1959, tendo sido a partir daí que se começou a  praticar, oficialmente, a modalidade de futebol no clube, o  que, até então, não era praticado regularmente.» elucida o presidente do  clube do Alto Alentejo, que disputa o distrital de Portalegre.
Os  Gavionenses tem como património principal a sua sede social «no valor  aproximado de 150 mil euros e uma carrinha, sendo o Complexo Desportivo  do Salgueirinho, que foi alvo recentemente de obras de regeneração,  propriedade do Município do Gavião» adianta o seu presidente, para, de  seguida, fazer referência à situação económica do clube «Os Gavionenses  faz uma gestão rigorosa dos fundos disponíveis e encontra-se com uma  saúde financeira invejável, dado que não tem dividas e tem garantidos os  fundos necessários até ao final da época desportiva. Estabelecemos todos  os anos com o município do Gavião um contrato programa de  desenvolvimento desportivo que é consubstanciado na atribuição de um  subsidio para o clube de acordo com o plano de atividades para a época  seguinte. Além disso, o clube tem cerca de 250 sócios pagantes, sendo o  valor da quota de 18 euros anuais.»
O objetivo desportivo para  esta temporada «tem a ver com o inicio de um novo ciclo. Na temporada  anterior, fechou-se um capítulo da história do clube em que mantivemos  o  mesmo treinador durante cinco épocas. Havia, portanto, necessidade de  mudar e combater rotinas. Foi isso que fizemos ao traçar este novo ciclo  que se estenderá, em principio, por mais cinco anos.
Com um novo  treinador, Dinis Santana, e com um plantel que tem por base muitos  atletas do concelho e, essencialmente, muito jovens.» E, é com esperança  no futuro, que adianta «procuraremos levar o barco a bom porto para  enfrentar quaisquer tipos de desafios que nos coloquem, sem nunca  descurar uma gestão rigorosa  dos recursos disponíveis e elevando e  promovendo o nosso clube e o nosso concelho de Gavião, que, neste interior longínquo, tantas vezes tem sido esquecido apesar das provas dadas no que  à gestão diz respeito».
A outra faceta do presidente
Germano Porfírio é o presidente do Gavionenses e, simultâneamente,  vice-presidente da Câmara Municipal daquele concelho. Esta situação  trará vantagens ou desvantagens ao clube a que preside?
«O clube não  ganha nem perde, porque em assuntos relacionados com o mesmo, dada  a condicionante de ser presidente do clube estou impedido, por lei, de  ter qualquer tipo de intervenção para com o clube no Município»  explica.
O atual mandato dos corpos diretivos do clube gavionense termina em  Janeiro de 2014. Germano Porfírio está ligado ao clube, como presidente da  direção, há 15 anos, tendo estado mais seis meses como presidente de  uma  comissão administrativa .
Chegou, mesmo, a ser jogador do  clube em andebol e futebol sénior nas épocas 80/81, 81/82 e 82/83 «a minha  carreira terminou devido a problemas com hérnias discais na coluna  vertebral. Em 1979/80 fui treinar, à experiência, ao Benfica, que tinha  como treinador das camadas jovens Jesualdo Ferreira e à Académica de  Coimbra, onde estava o treinador Vítor Manuel.
Nas épocas de 84/85 e 85/86, com apenas 20 anos foi o treinador da equipa principal do Gavionenses.
Bilhete de identidade
Nome: GERMANO Manuel Batista PORFÍRIO
Naturalidade:  Abrantes (S. João)
Nascimento:  23.04.1964  (48 anos)
Residência:  Gavião
Profissão: Bancário
Palmarés
O Gavionenses foi diversas vezes campeão distrital de Portalegre em  andebol (formação); campeão distrital de andebol sénior, em 1981/82;  campeão distrital de Portalegre de futebol sénior em 2008/09, com record absoluto de golos marcados em todos os campeonatos (106 golos  marcados); vencedor da Taça da AF Portalegre nas épocas de 2008/09 e  2010/11; vencedor da SuperTaça Comendador Rui Nabeiro da AF  Portalegre, em 2010/11.
Teria  sido o dr. Eusébio Leão, que foi fundador do clube, quem  proclamou a  República às 9 horas da manhã de 5 de Outubro de 1910. O dr.  Eusébio  Leão era, então, secretário do Diretório do Partido Republicano   Português. António Maria da Silva afirmou que «Eusébio Leão abeirando-se   da varanda do Palácio Municipal, proferiu um entusiástico discurso e,  no  seu final, proclamou a República, acabava de substituir o velho  regime  no governo da Nação».

Grácio dos Santos (Agente Desportivo)
Fonte: http://alentejoedesporto.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário