sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Uma terra que respira ciclismo


A etapa mais decisiva da 40.ª Volta ao Algarve em Bicicleta partiu da vila de Almodôvar em direção ao Alto do Malhão, em Loulé. Os almodovarenses, e outros adeptos do ciclismo, aplaudiram o pelotão.

Texto e fotos Firmino Paixão


Não fosse Almodôvar uma terra com tanta tradição no ciclismo e os adeptos que rumaram de outras paragens, chegariam para a acalorar as estrelas que integraram o pelotão da 40.ª Volta ao Algarve em Bicicleta. Mas os almodovarenses saíram à rua, justificaram em pleno a presença da caravana na terra do saudoso Manuel Caetanita e de outras figuras do ciclismo português, como os jovens Daniel Mestre e Henrique Casimiro, corredores da Banco BIC/Carmim, que o município local aproveitou para homenagear, pelo seu contributo na divulgação de Almodôvar. António Bota, o líder autárquico daquele concelho, lembrou: “A nossa terra tem tido sempre grandes ciclistas, é uma terra com muita tradição na modalidade, temos agora também o Daniel e o Henrique, atletas com nível nacional e internacional, estão a levar o nome de Almodôvar para fora desta terra, isso é muito importante e depois é um orgulho tê-los connosco”, mas sublinhou também: “É um orgulho receber toda esta caravana, tendo ao redor tantas pessoas que gostam de ciclismo, e nós, município, temos a função de oferecer às pessoas um pouco daquilo que elas gostam, para que a vida seja melhor, para que haja mais negócio e para que as pessoas venham a Almodôvar com mais frequência”. O autarca lembrou também: “Muitas pessoas vieram aqui ver a partida da 4.ª etapa da Volta ao Algarve, uma das mais decisivas da prova e o facto de ela ter começado em Almodôvar foi algo de muito importante para nós, porque atraiu muita gente, e voltarão cá numa próxima oportunidade, porque nós recebemos bem quem nos visita”. Por isso, disse António Bota, “o objetivo principal é dinamizar contrapartidas que promovam o concelho e potenciem o desenvolvimento do tecido empresarial, porque o comércio, a restauração, têm tudo a ganhar com estas provas e com este entusiamo”. Depois a ocasião era especial, porque o pelotão da “Algarvia” estava recheado de estrelas como o português Rui Costa (Lampre/               /Merida), campeão do mundo de fundo ou o britânico Tony Martin (Omega/Pharma), campeão mundial de contrarrelógio, ou ainda, o espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) que haveria de vencer a etapa no Alto do Malhão, contudo, sem evitar a vitória final do polaco que, em Almodôvar, já fora aplaudido pela cor amarela da sua camisola. Por isso, o presidente do município almodovarense confessou: “Desejaria que os grandes campeões que aqui estão neste pelotão pudessem um dia regressar a Almodôvar com as famílias, ou que, no próximo ano aqui voltem de novo, para ajudarem a dinamizar a nossa terra, porque é disso que precisamos”. Um autarca de uma terra com larga tradição velocipédica que sprinta na promoção do seu concelho? “É esse o papel do município, fazer com que as pessoas tenham uma vida melhor, que o comércio e a restauração tenham mais negócio e gerem mais emprego, para que se possa viver cada vez melhor em Almodôvar”, concluiu António Bota, enquanto o colorido do pelotão se esbatia no horizonte.
Mas antes de deixar a vila de Almodôvar, o campeão Rui Costa, assumiu: “É sempre um prazer e um orgulho muito grande correr no meu País, sobretudo depois de ter conquistado o título mundial que tanto orgulhou os portugueses, vejo isso no entusiasmo com que me acolhem e quero agradecer todo o carinho das pessoas que me saúdam e o seu apoio ao longo das estradas portuguesas”. E lá seguiu, serra do Caldeirão abaixo na roda de Alberto Contador, o primeiro a cortar a linha de meta no Alto do Malhão e do polaco Michal Kwiatkowski (Omega/Pharma), o vencedor desta edição da Volta ao Algarve, cuja qualidade do pelotão deixou água na boca de todos quantos gostam de ciclismo e, especialmente, orgulhosos os almodovarenses, por terem sido anfitriões de tão ilustres desportistas.

Fonte: http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário