Continua a contagem decrescente para o final do estágio que a Seleção Nacional sub-17 está a realizar em Coimbra, com intuito de preparar os jogos da Ronda de Elite. Atingido o objetivo de assegurar a presença no Campeonato da Europa da categoria, os comandados de Emílio Peixe continuam com máxima concentração competitiva, pois enfrentam a congénere islandesa esta segunda-feira, no Estádio Municipal Sérgio Conceição (16h00).

Yuri Ribeiro, lateral-esquerdo dos sub-17, faz um balanço positivo das duas semanas de trabalho da Equipa das Quinas, mas frisa que a competitividade da equipa não vai baixar frente à Islândia: "Conseguimos duas vitórias noutros tantos jogos e agora falta-nos mais um encontro, que queremos vencer para que tudo seja perfeito.  Sempre sonhámos com isto. Queríamos muito a qualificação para o Campeonato da Europa e conseguir isso no fim do segundo jogo foi uma sensação fantástica", disse o atleta ligado ao SL Benfica.

O defensor da Seleção Nacional sub-17 participou diretamente em dois dos seis golos portugueses nesta Ronda de Elite e congratula-se pelo facto: "Graças a Deus já consegui fazer duas assistências para golo. Gosto de ser um lateral ofensivo e de ajudar nas ações ofensivas, embora nunca descure as minhas tarefas defensivas. Penso que esta postura é positiva, não só para mim mas sobretudo para a equipa", salientou.
Representar a Seleção Nacional pode acarretar alguns sacrifícios e o caso de Ribeiro é ilustrativo: "Eu jogo em Lisboa [SL Benfica], mas tenho o meu irmão no Porto e os meus pais na Suiça. É óbvio que os estágios fazem-nos estar longe da família e é complicado mas, por outro lado, temos experiências espetaculares ao serviço da Seleção. Convivemos aqui com pessoas incríveis e isso também nos valoriza. É sempre um orgulho representar o meu país, é aquilo que todos os jogadores sonham alcançar. Eu procurarei sempre manter-me ao mais alto nível", admitiu.

Embora haja ainda uma partida por disputar na Ronda de Elite, é impossível não começar a perspectivar o Europeu de Malta: "Sabemos as expectativas que as pessoas têm em relação a nós, mas lidamos muito bem com a pressão e vamos continuar com a mesma mentalidade. No Campeonato da Europa vamos ser ambiciosos mas pensar jogo a jogo, encontraremos adversários de grande valia. Este grupo está muito focado em vencer qualquer adversário que lhe apareça pela frente. Vamos dar o nosso melhor para fazer um grande Europeu", frisou.

Sendo um lateral que gosta de subir no terreno e fazer passes para golo, a referência de Yuri Ribeiro na Equipa das Quinas não admira: Fábio Coentrão.

Fonte: FpF.Pt