sexta-feira, 25 de julho de 2014

2.º curso sobre medicina do futebol apresentado

“Emergências no terreno de jogo - competências e responsabilidades do médico de equipa” é o tema do curso que decorrerá no próximo fim de semana na sede da FPF.
FPF
Foi esta sexta-feira apresentado, em Conferência de Imprensa que decorreu no auditório Manuel Quaresma da sede da FPF, o curso “Emergências no terreno de jogo – competências e responsabilidades do médico de equipa” que contou com as participações do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Manhoso, do presidente da Associação Nacional de Médicos de Futebol (AMEF), João Pedro Mendonça e do Diretor do Curso e membro do Conselho Consultivo da AMEF, Filipe Serralva.

O curso, da responsabilidade da Associação Nacional de Médicos de Futebol, em parceria com a FPF, decorrerá no próximo fim de semana (26 e 27 de julho), durante um dia e meio, na sede do organismo que tutela o futebol português.

A ação, acreditada pela UEFA, pretende constituir um momento de formação destinada aos médicos dos clubes dos dois escalões profissionais, com o objetivo de garantir a proteção da integridade física e cuidados de saúde de qualidade aos futebolistas.

Clique aqui para consultar o programa completo do curso “Emergências no terreno de jogo – competências e responsabilidades do médico de equipa”.

Aposta na formação será para manter
Rui Manhoso explicou que a atual Direção tem manifestado junto dos seus sócios disponibilidade para apoiar a formação, quer de treinadores, quer de dirigentes, médicos ou outros agentes do Futebol e congratulou-se com a iniciativa da AMEF que contou desde logo com o apoio da FPF.

O vice-presidente da FPF anunciou ainda a realização de um Fórum em que estarão presentes todos os elementos da Assembleia Geral da FPF, assim como todos os elementos ligados ao futebol, em que poderão ser discutidas propostas e lançou o desafio junto da AMEF para novas propostas, repto que foi aceite por João Pedro Mendonça que revelou ir formalizar assim algumas das propostas já efetuadas.

O presidente da AMEF explicou ainda que esta iniciativa foi bem acolhida e apoiada desde a primeira hora pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, mostrando satisfação por ser possível colocar em prática uma formação que ajuda a promover a saúde no futebol. “Contámos com a disponibilidade e sensibilidade da FPF para promover esta que beneficia os clubes. Esta ação não terá custos para os clubes que sairão beneficiados com esta atividade.” João Pedro Mendonça manifestou o desejo de contar com médicos creditados em todos os campos de futebol e explicou que para já tal não será possível. “Gostaríamos de contar com assistência médica em todos os jogos, mas sabemos que tal será complicado. Abrimos este curso aos clubes das ligas profissionais. Contaremos com 24 formandos, não porque não tenha havido mais interessados, mas porque, para termos a qualidade que pretendemos, tivemos de limitar o número de inscrições. Temos a perspetiva de, no final do ano, poder realizar uma outra edição do curso em outra região do País”, explicou.

Filipe Serralva lembrou que após o sucesso da primeira edição, que se realizou em Guimarães, em dezembro de 2012, criou-se a expetativa de voltar a ter uma nova ação de formação. “No primeiro curso, que contou com 18 participantes - 10 deles médicos da FPF -, ficou registada a importância de formar cada vez mais elementos para que se possa prestar a melhor assistência aos jogadores e a outros elementos – árbitros, dirigentes, … - junto ao relvado. Esse curso, posso dizer, foi um sucesso e quisemos voltar a ministrar uma ação, reconhecida pela UEFA, aos médicos dos clubes das principais ligas nacionais. Penso que este curso está muito bem projetado e poderá ser uma mais-valia para todos os participantes. Para além da componente teórica, vai ser um curso eminentemente prático.”

Os responsáveis da AMEF convidaram os órgãos de Comunicação Social a marcarem presença na ação que decorrerá em vários espaços da sede da FPF.



Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário