sábado, 30 de agosto de 2014

Diário da Academia (Dia 121)

Tomar acolhe o curso de aperfeiçoamento, reciclagem e avaliação de árbitros e observadores de futsal, que conta com cerca de 180 participantes.
Arbitragem
No período da manhã, depois de Carlos Carvalho, em nome do presidente Vítor Pereira, ter saudado os participantes, João Rocha fez a apresentação do curso aos árbitros de categoria C1 e ministrou a sessão “Preparação do Jogo”. O teste escrito realizou-se após o almoço, seguindo-se as sessões “Táticas e o seu impacto na arbitragem” e “Alterações às leis do jogo”.

Os árbitros de categoria C2 iniciaram os trabalhos depois do almoço. Ferreira Nunes deu as boas vindas aos árbitros e João Rocha fez a apresentação do curso. Seguiu-se a realização do teste escrito e as sessões “Atuação técnica e disciplinar” e “Alterações às leis do jogo”, que decorreu em simultâneo com os colegas de categoria C1.

Na apresentação do curso de Observadores, que chegaram ao Hotel após o jantar, Ferreira Nunes apresentou a CAR de futsal, que este ano foi reforçada com dois novos elementos e que é composta por Carlos Guerra (coordenador), Paulo Fragata, Artur Fernandes, Florentino Mendonça e Manuel Silva, e Vítor Tomás fez a apresentação do curso.

“O grande objetivo é que esta época seja melhor do que a do ano passado”, refere Vítor Pereira
O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Vítor Pereira, em sessão plenária que decorreu após o jantar, saudou os participantes e sublinhou o facto de toda a estrutura do futsal Nacional estar presente nesta ação. Na sua intervenção, mostrou-se preocupado com o número insuficiente de observadores e com o acompanhamento dos jovens árbitros. Por isso, referiu: “Contamos convosco para ajudarem os árbitros mais jovens. Somos todos necessários para termos uma arbitragem melhor”.

No ano em que a Federação Portuguesa de Futebol festeja o seu 100.º aniversário, Vítor Pereira recordou a juventude do Futsal. No entanto, mostrou-se convicto que a evolução da modalidade que a Federação deseja que se torne a primeira modalidade de pavilhão em Portugal, aconteceu mais rapidamente do que a do Futebol e que os árbitros têm acompanhado esta evolução.

O Presidente dos árbitros convidou os participantes a questionarem-se sobre o que podem fazer pela arbitragem, incentivando-os a fazer de cada dificuldade uma oportunidade de aprendizagem. A concluir, convidou a “família do futsal” a cumprir o objetivo de realizar uma época melhor do que a do ano passado. 
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário