quinta-feira, 30 de abril de 2015

Joana Nunes (fem. sub-16): "Vamos dar o nosso máximo"

A quatro dias da estreia das sub-16 no Torneio Desenvolvimento da UEFA, Joana Nunes promete uma equipa portuguesa cheia de atitude e fala com entusiasmo da sua primeira convocatória para uma Seleção Nacional.
Futebol Fem. – Sub-16
Uma chamada à Seleção Nacional é sempre um momento marcante na carreira de qualquer atleta, o objetivo máximo, a meta ambicionada com mais força. A primeira vez que o sonho é concretizado tem sempre uma carga simbólica associada, mas o caso de Joana Nunes ganha contornos ainda mais significativos se pensarmos que não só faz a sua estreia em estágios de uma Equipa das Quinas como também já prepara o Torneio Desenvolvimento da UEFA, que vai decorrer na região do Alentejo entre os dias 4 e 7 de maio. Ainda em fase de adaptação a uma realidade desconhecida, as sensações da jogadora do Poiares têm sido boas: "Esta tem sido uma experiência diferente daquelas que tenho tido ao longo do meu percurso no futebol. Há pormenores que podem mesmo fazer a diferença. Para além de estarmos a ser acompanhadas nas nossas tarefas académicas, temos mais tempo para nos conhecermos melhor. É tudo um bocadinho diferente, mas isso é porque eu não estava habituada a este nível de exigência. Tem sido uma estreia muito positiva."
O pré-estágio da Seleção Nacional sub-16 para o Torneio Desenvolvimento da UEFA tem características diferentes dos estágios de observação ao longo da temporada, mas a estreante Joana Nunes considera que a integração na preparação para três jogos que se perspetivam muito competitivos é muito positiva: "Embora esteja aqui pela primeira vez, penso que jogar uma competição deste género é uma bela forma de melhorarmos o nosso entrosamento em campo e prepararmo-nos, desta forma, para a difícil temporada do próximo ano, que inclui as fases de qualificação para o Campeonato da Europa sub-17. Estamos todas muito contentes de aqui estar e vamos dar o nosso máximo, até porque vamos fazer três jogos em quatro dias."


A criação - recente - das Seleções Nacionais femininas sub-16 e sub-17 facilita muito a integração das jovens jogadoras no contexto das Equipas das Quinas e a execução de uma filosofia de formação com uma identidade bem definida: "Penso que o papel das seleções nacionais femininas dos escalões de formação é mesmo muito importante. Para nós, que temos paixão pelo futebol, queremos enveredar pelo profissionalismo e alimentamos o sonho de chegar à Seleção A, a experiência que vivemos ao serviço destes grupos permite-nos uma preparação mais sustentada para sermos bem-sucedidas nas nossas metas e chegarmos onde queremos."

A Seleção Nacional feminina sub-16 vai continuar a preparar o Torneio Desenvolvimento da UEFA esta sexta-feira, com um treino no Estádio Municipal 25 de abril, em Castro Verde, pelas 17h00.

Clique aqui para consultar o mapa de internacionalizações das jogadoras convocadas.
01 de maio de 2015 | sexta-feira
17h00: Treino no Estádio Municipal 25 Abril – Castro Verde
02 de maio de 2015 | sábado
17h00: Treino no Complexo Desportivo Fernando Mamede – Beja
03 de maio de 2015 | domingo
10h30: Treino (a definir)
04 de maio de 2015 | segunda-feira
17h00 Jogo Portugal-Noruega, no Estádio Municipal 25 Abril – Castro Verde
05 de maio de 2015 | terça-feira
17h00: Jogo Portugal-Bélgica, no Estádio do Moura AC
06 de maio de 2015 | quarta-feira
10h30: Treino (a definir)
07 de maio de 2015 | quinta-feira
14h00: jogo Portugal-Itália, no Complexo Desportivo Fernando Mamede – Beja
 Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário