sábado, 30 de maio de 2015

Tomás Podstawski: "Queremos valorizar Portugal e a nossa geração"

Hélio Sousa e Tomás Podstawski falaram sobre o encontro com o Senegal a disputar na próxima madrugada (05h00) em Hamilton.Consulte aqui todos os resultados do Mundial
Futebol Sub-20
Hélio Sousa, Treinador Nacional, e Tomás Podstawski, capitão da Seleção Nacional, falaram à imprensa na véspera do primeiro jogo do Campeonato do Mundo de sub-20, a realizar este domingo, às 05h00 (16h00 na Nova Zelândia), frente ao Senegal.
 Na sala de conferências de imprensa do Estádio Waikato, em Hamilton, treinador e capitão mostraram-se confiantes em relação à partida e garantiram um Portugal bem preparado para o jogo e realista acerca do valor do adversário desta madrugada.
Depois das declarações (ver abaixo), técnico e capitão juntaram-se à equipa para o treino oficial no relvado do Estádio Waikato - um moderno estádio que reúne todas as condições para acolher um jogo do Campeonato do Mundo.
Já hoje disputaram-se os primeiros quatro jogos do Campeonato do Mundo, dos grupos A e B. Assim a equipa da casa, os All Whites, empataram com a Ucrânia sem golos e os EUA bateram Myanmar por 2-1. No Grupo B e com arbitragem de Artur Soares Dias, A Argentina, seis vezes campeã do mundo, não foi além do empate a dois golos com o Panamá. No encontro que encerrou a jornada, Gana e Áustria também empataram 1-1.
Todos os resultados, classificações, fotografias e vídeos dos golos podem ser consultados aqui  
Hélio Sousa em discurso direto
- "A nossa mensagem tem vindo a ser trabalhada há bastantes anos, não para esta competição em particular, mas para todas as que nos trouxeram até aqui. Há esta obrigação do primeiro jogo ser muito bem conseguido, de procurarmos a vitória para, no último jogo, em que há muito a decidir, termos a balança nosso favor."
- "Sentimos que queremos começar a competição, há quase três semanas que estamos juntos, à espera deste jogo (...). Estamos desejosos de começar a jogar, mas essa ansiedade vai ser certamente positiva, como tem sido noutros momentos. Entrando em campo, sentindo o hino e sentindo ao que viemos, tudo isso vai embora."
- "As forças do Senegal são, particularmente, a espontaneidade e a criatividade. O Senegal, como muitas equipas africanas parece criar algum caos no jogo. Em determinados momentos, parecem equipas desorganizadas mas é o seu modo de jogar. Temos de estar preparados para, nessas alturas, continuarmos confortáveis, serenos, e condicionarmos o adversário para um momento que nos seja mais propício”
- "(sobre Riade, onde Hélio Sousa se sagrou Campeão Mundial sub-20 em 1989) Passámos aos jogadores, não esse momento em particular, mas toda uma carreira de vitórias, derrotas, dias melhores e piores. Todas essas vivências que tivemos - eu e os técnicos com quem trabalho, o Emílio Peixe, o professor Edgar, o Filipe Ramos, os treinadores de guarda-redes ou o professor Ilídio Vale. Tivemos vivências maravilhosas que partilhamos com todos eles. É uma vida de sonho, fazemos o que gostamos, mas é feita de sacrifícios, de momentos menos bons, e é nesses que crescemos. Esta equipa tem sabido crescer assim. Temos uma boa base para continuar a crescer, que é o que queremos, sabendo que estamos num grupo dificílimo."
Tomás Podstawski em discurso direto
-"Estamos ansiosos por começar a competição, temos treinado durante as últimas três semanas, estamos preparados para defrontar as outras equipas."
-"É um momento que pode marcar as nossas vidas. Temos o balanço competitivo do Europeu. Num Mundial sabemos que se está num patamar mais elevado e que vamos competir com grandes equipas. Quanto mais conseguirmos tirar proveito do Mundial, melhor será para nós. Queremos levar daqui boas memórias, sabendo que as relações entre nós tem sido sempre boa. Queremos transportar essa experiência para o jogo."
-"É sempre uma competição em que queremos estar presentes. Grandes jogadores passaram por esta competição, mas, estar aqui não foi nada fácil. Começou no apuramento para o europeu – e os Sub-19 estão agora a competir -; depois, foi preciso ficar nos primeiros quatro classificados."
-"Vi os mundiais mais recentes. Penso agora com mais seriedade, mas, quando mais novo, estava mais atento às competições que ia disputar no momento. Sei da importância deste Mundial, todos sabemos. Queremos dar o melhor para valorizar o nome de Portugal e a nossa geração."
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário