terça-feira, 30 de junho de 2015

"O meu Europeu" - testemunhos dos repórteres portugueses

São 13 os profissionais de oito órgãos de Comunicação Social portugueses que acompanharam o Europeu "in loco" desde o seu início. Todos aceitaram o desafio da FPF e deixam o seu testemunho sobre a campanha dos sub-21.para ver e ouvir no site da FpF.PT
Futebol Sub-21
Treze profissionais de oito órgãos de Comunicação Social portugueses viajaram no dia 14 para a República Checa para acompanhar o dia-a-dia da Seleção Nacional sub-21 e darem conta da prestação lusa a todos os portugueses. Também eles partiram com sonhos e esperança na bagagem. No dia em que Portugal disputa a final do Europeu o site da FPF e a página das Seleções de Portugal no Facebook apresenta o resultado do desafio lançado aos jornalistas de momentos que os marcaram nesta competição - mais a sério ou mais a brincar.
Memórias que ficarão para sempre

Luís Baila e João Oliveira formam a equipa de reportagem da RTP que transmitiu em direto os jogos de Portugal.
Vídeo de motivação e… superstição
Tiago Peres Costa e Filipe Baptista são os elementos da equipa de reportagem da Sport TV que transmitiu todos os encontros deste Europeu.
… União, fintas, golos e “patalecas”
Diogo Oliveira e Edgar Pacheco compõem a equipa de reportagem de A Bola TV.
O terceiro golo à Alemanha, os segredos de Bernardo Silva e a promessa a cumprir
Fernando Eurico gritou bem alto os golos de Portugal para os ouvintes da Antena 1.
Eu também sou sub-21
É um privilégio e um orgulho, pessoal e profissionalmente, poder viver estes momentos com esta fantástica Seleção Nacional sub-21. O título europeu, que, quarta-feira, gostaria de ver na primeira página do jornal A BOLA, seria o coroar de um extraordinário percurso, já marcado, de forma indelével, pela histórica goleada à Alemanha, jogo que espelhou o caráter desta equipa. É esta atitude, constante, fiel, personalizada, que mais me tem deliciado. Este grupo merece, pois, ser feliz. Mas independentemente do que vier a acontecer, todos eles, jogadores, equipa técnica e staff, cujo trabalho invisível alicerça todo o sucesso, já são campeões! Permitam-me apenas, a terminar, uma nota mais pessoal. Para António Cravinho e João Gaspar, por razões diversas mas que eles conhecem, este título seria especial. Para mim também. Somos todos Portugal, somos todos sub-21!

Nuno Saraiva Santos, jornalista do Jornal A Bola
Dominique, um fã checo de Cristiano Ronaldo

Estádio Ander, em Olomouc, 28 de junho. “Esta fotografia tem tudo o que este Campeonato da Europa de Sub-21 representa para quem, tal como eu, tem acompanhado a prova "in loco", pelo menos na minha opinião: Portugal, República Checa, futebol, fair play, alegria, paixão e esperança! Neste caso, esperança, a minha e a de todos os portugueses, mas também a esperança de todos os checos, e são muitos, que desejam que esta fotografia inspire a Seleção a conquistar este Europeu."
Miguel Nunes, repórter fotográfico do Jornal A Bola
'Eu estive lá!' 
"União e equipa, duas palavras que foram ouvidas sempre em vários tons por todos os jogadores da Seleção de Portugal ao longo das últimas semanas, pareceram um cliché de outros momentos. No entanto, o tempo mostrou que representavam mais do que palavras, eram sim os pilares da vontade comum de uma geração em ser mais do que as outras, de fazer de um sonho um marco histórico individual e de deixarem o seu nome para mais tarde ser lembrado. Todos, incluindo jornalistas presentes nesta caminha até Praga, poderão dizer 'Eu estive lá' quando se falar do grupo de "miúdos" que moldaram um sonho até ele ser um marco histórico. Em equipa e com união. Como deve ser sempre."

Pedro Miguel Azevedo, jornalista do Jornal O Jogo
Imaginando um momento épico
"Imaginem que Rui Jorge pedira perfeição aos jogadores e que estes responderiam com cinco golos sem resposta sobre a poderosa... Alemanha.
Imaginem que teria sido de tal forma, que os germânicos já estivessem a perder por três ao intervalo, sem perceber muito bem de onde elas vinham... Imaginem que ao quarto golo, Rui Jorge colocaria as mãos sobre a cabeça de espanto...
Imaginem que Portugal ainda marcava mais um... Que o selecionador alemão haveria de reconhecer que teve "sorte por não terem sido mais"... que Emre Can admitisse ter-se "julgado superior antes do jogo"...
Imaginem, pois então, que os portugueses deixariam o campo absolutamente eufóricos, com William Carvalho num berro de contentamento abraçado ao médico da seleção, com Romeu a erguer em ombros todos os jogadores, um por um...
Teria sido épico, não? Pois... mas foi isto mesmo que aconteceu.
Por tudo o que este grupo conseguiu, aconteça o que acontecer na final, será eternizado como aquele que fez toda a Alemanha corar de vergonha. Parece fácil, não?"

António Adão Farias, jornalista do Jornal Record
Domínio avassalador

"Não me lembro de ver em fases finais de grandes competições um domínio tão avassalador de Portugal contra uma seleção de topo.
Esta imagem simboliza um pouco desse domínio, em que três dos marcadores na partida festejam com, aquele que foi unanimemente eleito, o melhor em campo nesse jogo."
Pedro Ferreira, repórter fotográfico do Jornal Record

Sem medo da felicidade
"Qualquer equipa de futebol tem uma identidade e esta seleção portuguesa de sub-21 mostra duas faces visíveis: uma enorme coragem e uma experiência invulgar. O talento dos jogadores assenta na rodagem de quem joga em grandes clubes e conhece bem as sensações de disputar provas difíceis como é a Liga dos Campeões. Num Campeonato da Europa de sub-21, a soma destes fatores acaba por fazer a diferença, porque esta equipa quase nunca treme, transcende-se e sabe como superar cada dificuldade. Esse é o segredo. Outro é saber conjugar tudo isto num enorme sentido coletivo, ter um grupo sólido, no fundo, ter uma família onde todos se defendem uns aos outros e correm para o mesmo lado. Estes jogadores sabem como a união faz a força. Mas também sabem que só a determinação os pode levar longe. A determinação de quem não tem medo de ser feliz."

Norberto A. Lopes, jornalista do Jornal de Notícias
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário