sexta-feira, 31 de julho de 2015

Um desafio algo diferente


O Clube SerpaFit Challenge é a mais recente coletividade do concelho de Serpa. Fundado em 2015, assume a vocação para grandes desafios e incorpora a ambição de vir a tornar-se numa referência na região.

Texto e foto Firmino Paixão


Contribuir para o desenvolvimento do desporto no concelho de Serpa, oferecendo mais e melhores opções à população da margem esquerda do Guadiana e, em breve, tornar-se numa referência no universo desportivo regional, este é o desafio (challenge) que está no ADN da associação que teve o seu primeiro ato público com a realização do 1.º Trail Serpa Por Vales e Planícies. O SerpaFit Challenge é presidido por Fernanda Barradas, mas foi o dirigente Hugo Ramos que deu a conhecer este jovem projeto de associativismo nascido na “terra forte”.

Qual o âmbito da associação e em que áreas se pretende afirmar?
O SerpaFit Challenge pretende englobar várias atividades. O objetivo, de uma forma mais global, é desenvolver o desporto em Serpa, não só na cidade como no concelho, e, quem sabe, se um dia no distrito, não poderemos ser uma referência, porque temos várias áreas em que queremos intervir. O desporto é muito amplo, temos desportos de natureza, atividades de grupo, aulas em treino de força, também queremos desenvolver workshops de formação, mas daremos um passo de cada vez.

Sabendo quão forte e diversificado é o movimento associativo neste concelho, identificaram necessidade de intervirem numa determinada área?
Não, o nosso objetivo é intervir no desporto de uma forma muito ampla, muito diversificada. Por exemplo, não seremos um rival da câmara, mas queremos, isso sim, ser um ramo, um parceiro, como são as restantes associações que existem em Serpa.

A prova de trail foi o vosso primeiro evento e aquele que vos deu alguma visibilidade?
Foi o primeiro grande evento que promovemos, esperamos continuar as nossas atividades organizando outros grandes eventos ligados não apenas ao atletismo, mas que tenham a ver com outras modalidades. Elegemos o trail para o nosso primeiro grande evento porque é uma modalidade comum aos nossos gostos.

Sabendo que era uma atividade pouco conhecida e pouco praticada na região quiseram correr esse risco?
Sim, tal como o nosso nome indica, Challenge é desafio e nós vamos ao encontro desses desafios. Desafiar a população para a prática do atletismo, por exemplo. Se fizéssemos um evento de futebol que toda a gente conhece, e muitos praticam, não teria o mesmo impacto. Mas o trail é uma atividade recente e temos de promover um melhor conhecimento dessa modalidade, dá-la a conhecer à população de Serpa. O primeiro passo foi dado, daqui para a frente já podemos colocar objetivos mais ambiciosos. Vamos dando um passo de cada vez, agora, claro, temos de começar a investir na imagem, cada passinho que possamos dar será importante.

O atletismo é uma modalidade que não tem tradição em Serpa…
Queremos desenvolver o atletismo no concelho de Serpa e pretendemos fazê-lo em parceria com a Associação de Atletismo de Beja, promovendo a modalidade do Guadiana para cá, uma vez que na região de Beja e noutras sedes de concelho já existem alguns clubes. Divulgaremos o atletismo, mas fá-lo-emos também com as outras modalidades. Privilegiaremos o contacto com a natureza, divulgaremos as paisagens do nosso concelho e mostraremos os nossos produtos regionais, até para, de uma forma mais indireta, contribuirmos para o desenvolvimento da economia local.

Que espaço pretendem ocupar no movimento associativo desportivo local?
Esperamos ser uma referência no concelho de Serpa, mas temos também a ambição de levar o nosso nome a todo o distrito. Queremos que o SerpaFit se identifique não só pela prática desta ou daquela modalidade, mas pelo desafio, e cá está o Challenge. O nosso objetivo é desenvolver o desporto. Serpa é uma terra forte, não só na cultura, onde temos uma história muito forte, mas também queremos ser uma referência ao nível do desporto, ao nível do associativismo já temos uma palavra a dizer, mas ao nível do desporto temos de criar uma marca de Serpa e quando se falar em SerpaFit as pessoas terão que nos identificar.

Será mais do que um clube de Serpa, para todos os serpenses?
Não só para os serpenses, será para todos os que estiverem interessados em praticar desporto e estamos de braços abertos a toda a gente que nos queira apresentar outras ideias. Estaremos, naturalmente, disponíveis para as acolher.

Já têm outros eventos agendados?
Temos algumas ideias que são propostas recentes, que ainda não estão amadurecidas, terão de ser debatidas e avaliada a sua exequibilidade. Esperamos que não fiquem apenas pela discussão e vão efetivamente para o terreno.

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário