terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O ano em revista: julho

São tantos os momentos marcantes de 2015 para a FPF que só mesmo se forem enumerados fica expressa a dimensão de uma instituição com uma dinâmica muito própria. Acompanhe-nos nesta viagem de interesse nacional.
Institucional
São concedidas as honras de Panteão Nacional a Eusébio da Silva Ferreira que é trasladado para juntos dos maiores de Portugal. Na cerimónia, acompanhada de perto por milhares de lisboetas, o cortejo fúnebre guarda um minuto de silêncio à frente da sede da FPF e da Assembleia da República.
No mês de Julho arranca ainda a campanha vitoriosa da Seleção Nacional de Futebol de Praia no Campeonato do Mundo de Espinho 2015. Num torneio inolvidável, com apenas uma derrota na fase de grupos, frente à Jamaica, Portugal vencerá o Japão, Argentina, Suíça, Rússia e Taiti e arrecadará o primeiro título mundial de seniores da sua história.
Portugal conhece os adversários na Fase de Apuramento para o Mundial 2018 e Rui Jorge renova contrato com a Seleção nacional sub-21. Pedro Proença é eleito Presidente da Liga de Clubes.
Eis os principais acontecimentos do mês de julho de 2015:
01 – William Carvalho é distinguido pela UEFA com o troféu de melhor jogador do Euro sub-21 da República Checa. O guarda-redes José Sá, o defesa Raphael Guerreiro e os médios William Carvalho, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro fazem parte do onze ideal da competição onde Portugal foi vice-campeão europeu.
02 – Portugal conhece os adversários no sorteio de qualificação para o Campeonato do Mundo de futsal Colômbia-2016: Roménia, Polónia e Noruega.
03- Trasladação de Eusébio, o Pantera Negra, para a sua última morada: o Panteão Nacional. Esta honra é concedida a um futebolista pela primeira vez na história de Portugal.
09 – Portugal vence o Japão por 4-2 na estreia no Campeonato do Mundo de Futebol de Praia Espinho 2015. Regista-se a primeira de muitas enchentes no Estádio da Praia da Baía.
11– O Senegal inflige aquela que seria a única derrota da Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Futebol de Praia por 6-5. Os comandados de Mário Narciso marchariam invictos até ao título. 
13 – Portugal vence a Argentina por 7-2 e garante uma vaga nos quartos de final do Mundial de Espinho.
16– Seleção Nacional de Futebol de Praia está nas meias finais do Mundial depois de ultrapassar a Suíça por 7-3. Madjer marca aquele que será considerado o melhor golo do Mundial num pontapé de moinho espetacular.
18 – Com o apoio ferveroso dos seus adeptos, que dormem à porta do Estádio da Baía para reservar lugar, Portugal ruma à Final do Campeonato do Mundo de Futebol de Praia depois de bater a forte Seleção da Rússia por 4-2.
19 – A seleção portuguesa derrotou o Taiti por 5-3 na final da competição disputada em Espinho e conquistou o seu primeiro Título Mundial com o selo FIFA em Seniores. Madjer, Alan, Belchior e os seus companheiros escrevem mais uma página maravilhosa do futebol português. A final é vista na televisão por 1,8 milhões de espetadores.
25 - A Seleção Nacional conhece os adversários que irá ter pela frente no apuramento para o Campeonato do Mundo da Rússia 2018. Suíça, Hungria, Ilhas Feroé, Letónia e Andorra disputarão com Portugal a passagem à fase final do Mundial. Qualificam-se os nove primeiros classificados dos vários grupo e os oito melhores segundos classificados disputam um play-off em novembro de 2017
28 - Pedro Proença sucede, após eleições, a Luís Duque no comando da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. O novo Presidente da LPFP assume por inerência o cargo de vice-Presidente da FPF.
29 - O Selecionador Nacional de sub-21, Rui Jorge, renova contrato com a FPF por mais duas épocas. A participação nos Jogos Olímpicos 2016 e a qualificação para o Campeonato da Europa de sub-21 da Polónia são os objetivos de um acordo "fácil de assinar", depois de uma grande campanha dos sub-21 no Europeu da República Checa.
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário