quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Mussa e Ana no presépio de Cuba


A 2.ª Corrida de São Silvestre Vila de Cuba teve uma participação de duas centenas de atletas em vários escalões. Tende a ganhar qualidade para se afirmar como referência do calendário anual da modalidade.

Texto e fotos Firmino Paixão

Mussa Djau (Beja Atlético Clube) e Ana Catarina Dias (NDC Odemira) foram os vencedores absolutos dos setores masculino e feminino, numa noite amena e festiva em que, apesar da proximidade com o Natal, os atletas da região corresponderam ao apelo do município de Cuba, promotor do evento desportivo que marcou o final do ano 2016, nesta modalidade. Jorge Aniceto, diretor técnico da Associação de Atletismo de Beja, sustentou que “esta prova tem todas as condições para se afirmar, até porque o município de Cuba também está a apostar nisso”. Por outro lado, “a associação acha que este distrito precisa de uma grande prova de São Silvestre e vamos manter esta aposta. Talvez mais numa ótica de uma corrida mais popular, tentando sempre melhorar um bocadinho a qualidade dos atletas, mas o principal foco será o de aumentar o pelotão popular, para que seja uma prova desportiva para todos, como a Câmara Municipal de Cuba também deseja”. Uma autarquia que está a revelar-se bom parceiro para o incremento da modalidade, concordou o dirigente: “Realmente temos tido a sorte de encontrar alguns municípios, e Cuba é um exemplo, com grande vontade de se envolverem nesta dinâmica do desporto e, principalmente, do atletismo, que é a modalidade que nos diz respeito. Vamos realizar mais uma prova de corta-mato aqui em Cuba, em abril organizaremos mais uma edição do Grande Prémio Carlos Gradiz e já estamos a conversar sobre a Corrida de São Silvestre do próximo ano, que se realizará mais ou menos na mesma data. Esperemos que traga um conjunto de boas surpresas”.
Mussa Djau, o atleta do Beja Atlético Clube que, depois do segundo lugar do ano passado, conseguiu a vitória, explicou que “foi uma boa prova, no ano passado tinha estado muito bem e este ano consegui vencer, aliás, vinha com essa intenção, saí do trabalho e vim diretamente para Cuba, o meu desejo era ganhar, olhando para o leque de adversários, disseram-me que o favorito era eu e realmente consegui”. Conseguiu Mussa, mas também João Cruz, Carlos Papacinza e Fábio Cunha, companheiros de equipas que o secundaram. “Saímos logo no início e veio também o João Mega (CN Alvito), depois o Carlos Papacinza esticou para partir o pelotão, à segunda volta o Mega desistiu e ficámos os três na frente, depois, na penúltima volta, eu estava a sentir-me bem e disse aos meus colegas de equipa que ia fazer a minha prova para tentar ganhar, aumentei um pouco o andamento e venci”.
No setor feminino, a prenda de Natal foi para a odemirense Ana Catarina Dias, que repetiu o sucesso do recente Grande Prémio de Santa Bárbara, em Aljustrel. “Foi muito bom, vinha para ganhar, disse logo no início que quem aqui estivesse para ganhar tinha que pedalar muito para me vencer, vinha determinada, estou bem preparada e tenho feito o possível e impossível para que as provas me corram bem”. Motivada e a atravessar um bom momento de forma, a atleta perspetiva 2017 com os objetivos de “fazer uma época melhor do que a do ano passado, ganhar todas as provas que não consegui vencer no ano passado e na época anterior”.
Vencedores Masculinos: Benjamins A: Lucas Sousa (Albernoense). Benjamins B: Vicente Mira (CN Alvito). Infantis: Rafael Fortes (CN Alvito). Iniciados: Ângelo Dias (NDC Odemira). Juvenis: Matheus Rotchman (CN Alvito). Juniores: João Silva (NAR Messejana). Seniores: Mussa Djau (BAC). Veteranos 35: Custódio António (BAC). Veteranos 40: Ezequiel Lobo (SC Viana). Veteranos 45: Raul Lourenço (NDC Odemira). Veteranos 50: António Urbano (castrense). Veteranos 55: Luís Pereira (SF Serra). Femininos: Benjamins A: Fátima Parreirinha (CN Alvito). Benjamins B: Carolina Hrytsevych (CN Alvito). Infantis: Érica Santos (NDC Odemira). Iniciados: Ana Godinho (BNSC). Juvenis: Catalina Turcu (BNSC). Seniores: Ana Catarina Dias (NDC Odemira).Veteranos 35: Maria Jesus Sousa (Singarunners). Veteranos 40: Paula Laneiro (NAR Messejana). Veteranos 45: Maria Santos (Individual). Veteranos 50: Eugénia Borracha (Ribeirinho). Equipas: 1.ª NDC Odemira. 2.ª Beja Atlético Clube. 3.ª NAR Messejana. 4.ª Clube Natureza Alvito. 5.º CCD BNS Conceição.
Fonte: http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário