sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Correr por prazer


A Associação Team Running Cabras Doidas, constituída em 22 de dezembro do último ano, com sede na cidade de Beja, é, seguramente, o mais recente polo do movimento associativo bejense. Vamos conhecê-la.

Texto e fotos Firmino Paixão


O estrangeirismo running, que mais não significa do que “correndo”, é, normalmente, ligado à prática informal, à corrida recreativa e não competitiva e muito associada a outro estrangeirismo, o trail, quando desenvolvido fora de percursos urbanos, por trilhos e em absoluto contacto com a natureza. Uma característica que poderia explicar a invulgar designação desta associação, Cabras Doidas, porquanto a cabra e a montanha combinam na perfeição. Mas não! A alegoria que dá nome a esta novel coletividade nasceu do acaso, e identifica a existência de alguma irreverência na forma descontraída como usufruem da atividade física.
Ana Isabel Curva, Carlos Nunes e Mário Caetano dirigem a associação, mas foi este último que nos apresentou o curioso projeto desportivo em que os troféus que perseguem “são tão simples como cortar a meta em todas as provas”.
Mário Caetano descreveu o coletivo: “Somos um grupo entre 15 a 20 pessoas, algumas das quais participam muito regularmente em provas, que se reuniu informalmente em maio de 2016 e que se constituiu como associação no final do ano passado, com uma característica diferente do movimento associativo em geral”. Uma invulgaridade que passa pela potenciação de práticas de vida saudável através da atividade física, “um combate ao sedentarismo, à obesidade, a todas as doenças, tanto a nível físico, como mental, que advêm da inatividade, procurando que as pessoas saiam de casa, que se divirtam praticando desporto de uma forma divertida e não ficarem presos ao sofá e que venham desfrutar da natureza e procurar melhor qualidade de vida”, revelou. A essência do projeto é, assegurou o dirigente, “principalmente o trail running e temos também uma secção de pedestrianismo para promovermos a caminhada, dado que nem todas as pessoas correm, achámos por bem introduzir essa vertente. Há pessoas que começam pelas caminhadas e depois evoluem para a corrida, outras há que apenas se querem divertir, usufruir da natureza, através de práticas saudáveis, por isso, introduzimos também essa área”. No entanto, completou Mário Caetano, “também fazemos provas de estrada, aliás, estamos a pensar, durante a presente época desportiva, filiarmo--nos na Associação de Atletismo de Beja para disputarmos as suas provas, dependendo sempre da disponibilidade de quem queira fazê-lo, mas sem estarmos a pensar em qualquer tipo de competição pelos melhores lugares, taças ou troféus. Queremos é chegar ao fim de cada prova e sem lesões, o que também é muito importante”.
Grande parte dos atletas “já tem alguma idade e passou por outros clubes aqui da região, mas, neste momento, está connosco, identificou-se mais com o nosso projeto, com o nosso espírito de loucura saudável, mas não estamos contra ninguém, pelo contrário”, diz Mário Caetano, acrescentando que tem “muito orgulho por tudo o que tem sido feito ao nível do atletismo regional. O nosso projeto é um pouco diferente, não tem tanta pressão competitiva, corremos pelo prazer de correr, temos essa matriz e quem se identificar com esta maneira de estar no desporto, que se junte a nós”.
O objetivo, agora, é crescer. Por isso, “e porque fizemos um esforço grande para custear a abertura da associação e ainda não temos fundos próprios, nem subsídios, não vamos organizar qualquer iniciativa que assinale a nossa oficialização”. Contudo, o próximo passo, assegurou Mário Caetano, será “a filiação na Associação de Atletismo de Beja pela simples razão de que, sendo nós uma coletividade bejense que promove atletismo, embora de forma informal, devemos reforçar a nossa associação para que esta possa ter um peso mais elevado na modalidade a nível regional e nacional”.
Abertos à generosidade de quem os queira apoiar ou patrocinar, a seu tempo, garantem, irão bater a algumas portas. Para já, utilizam como sede provisória as instalações da antiga MAJU. “Escolhemos este local como sede para recuperarmos um pouco o que foi o passado grandioso desta antiga casa”, afirmou Mário Caetano, garantindo também a presença dos atletas no próximo domingo no Trail dos Escoteiros de Beja.

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário