sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O clube do “meu coração”


O Clube Desportivo de Almodôvar, que não assumiu qualquer tipo de candidatura ao triunfo final, já liderou o campeonato durante cinco jornadas e continua no topo da tabela, com menos um ponto que o líder.

Texto e fotos Firmino Paixão

Uma época tranquila foi a projeção dos responsáveis almodovarenses para a presente temporada, condição a que o treinador, Sandro Almeida, acrescentou qualidade e ambição. O resultado está à vista. O antigo atleta do clube que, volta e meia, assume a sua liderança técnica, dispõe de um plantel jovem, polvilhado com alguma veterania, quer andar lá em cima e, se possível, conquistar a Taça Distrito de Beja. Como? Com ambição e praticando futebol de qualidade, como aqui deixou expresso.


O castrense assumiu claramente a candidatura, o Milfontes nem por isso. E o Desportivo de Almodôvar é candidato?Quando planeámos a época, a direção pediu--nos para fazermos um campeonato tranquilo. Perguntei o que era esse campeonato tranquilo e disseram-me que seria assegurar a manutenção tão cedo quanto possível. Mas andarmos aqui só para assegurarmos a manutenção foi algo que eu achei pouco para um clube como o Almodôvar.


E o que propôs?Redefinimos essa ideia de campeonato tranquilo, perspetivando andarmos sempre nos lugares de cima da tabela. Já estivemos no primeiro lugar, agora estamos no segundo mas, na realidade, o nosso objetivo é andarmos tranquilamente nos lugares cimeiros e dignificar ao máximo a nossa camisola, porque este clube já foi campeão e habituou-nos sempre a lutar pelos melhores lugares. Esse é o primeiro objetivo.


Então existem mais?Sim, outra meta que nos foi traçada é a de tentarmos chegar o mais longe possível na Taça Distrito de Beja. É um troféu que nos falta e, então, existe o propósito de um dia o podermos conquistar.


A equipa andou perto de um terço do campeonato na frente, isso é mais do que tranquilidade. É ambição, é qualidade…Uma das questões a que me propus, quando aqui regressei, foi dar qualidade a esta equipa que, realmente, tem muito valor. Queremos praticar bom futebol, proporcionar bons espetáculos e acho que estamos a consegui-lo. Obviamente que ainda temos toda uma segunda volta para darmos continuidade a este trabalho e, quem sabe, para nos intrometermos na decisão do campeonato.


Quando não o lideraram ocuparam quase sempre lugares no pódio e isso tem um significado relevante. Sim, é a qualidade da equipa de que já falei. Vamos para a 15.ª jornada, temos apenas duas derrotas, 11 vitórias e esses triunfos foram em jogos com muita qualidade. É isso que a minha equipa quer e procura demonstrar. Que existe aqui qualidade e que estão aqui bons jogadores. A equipa tem ambição, está a atravessar um bom momento e vamos continuar com essa postura.


Na sua opinião, quem são os principais candidatos?O castrense, naturalmente, tal e qual como se assumiu. O Milfontes, como referiu, não se assumiu mas está na luta e o Vasco da Gama que tem uma excelente equipa. Muito cuidado com o Vasco da Gama, porque ainda vai jogar em casa com o castrense, ganhou ao Milfontes e jogará connosco. Portanto, cuidado com esta equipa que tem bastante qualidade. Podemos inseri-la no lote de candidatos.


Sofreram duas derrotas. Uma delas foi uma goleada em casa com o castrense. Não parecia o Almodôvar que estava em campo. Existem dias assim, em que essas coisas, inesperadamente, acontecem. Na realidade, esse jogo foi mau demais para ser verdade. Mas a equipa ultrapassou isso rapidamente e no jogo seguinte, no Penedo Gordo, um campo muito difícil, demos a volta ao texto, trouxemos de lá os três pontos e voltámos outra vez ao primeiro lugar. Agora só temos que dar sequência às boas exibições e bons resultados.


A proximidade entre Almodôvar e castro Verde dificulta-vos o recrutamento de jogadores?O castrense tem outras armas que nós não temos. Estão lá jogadores de Almodôvar, nós também temos atletas de castro Verde, haverá sempre esta troca de jogadores e uma rivalidade que é salutar, mas, na realidade, não conseguimos atingir os orçamentos que eles gerem. É uma força que não dominamos.


O vosso plantel tem muitos jovens enquadrados com três ou quatro figuras históricas do futebol distrital…Temos um plantel com alguns juniores, temos alguma veterania e depois temos uma maioria de atletas dentro dos 24 ou 25 anos. Mas os jogadores mais veteranos são uma mais-valia para a nossa equipa, porque ajudam a que os mais jovens cresçam como jogadores. O clube pretende recrutar nas camadas jovens, porque não temos condições financeiras para ir buscar atletas a outros lados.


O Almodôvar foi buscar um treinador que sente a mística do clube e conhece os cantos à casa.Tinha cá estado há dois anos quando competimos no Campeonato Nacional. Naquela altura o nosso propósito era ganhar jogos e deixar uma boa imagem do nosso clube. Conseguimos ganhar a grandes equipas, depois, fiz um interregno de dois anos e voltei no início da época com essa mesma ambição, deixar aqui uma pouco da minha força, da minha mística e do meu amor ao emblema do meu coração. 

Fonte: http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário