quinta-feira, 27 de abril de 2017

O pulsar do ciclismo


O ciclista Valdemar Teixeira (Extremosul/ /Clínica de Pera) venceu a 10.ª Volta ao Concelho de Almodôvar em Bicicleta, uma organização da Câmara Municipal de Almodôvar com o apoio da Casa do Benfica local.

Texto e fotos Firmino Paixão


Uma vitória (com 19 segundos de vantagem) na primeira etapa, entre Almodôvar e Santa Clara-a-Nova (87 quilómetros), um décimo primeiro lugar, a nove segundos do vencedor, na tirada entre Rosário e Poço de Ourique (59 quilómetros), e um nono, com o mesmo tempo do vencedor, na terceira etapa, um circuito de 10 voltas (45 quilómetros) em Almodôvar, foram o bastante para Valdemar Teixeira conquistar a 10.ª Volta ao Concelho de Almodôvar em Bicicleta. Um triunfo justo, resultado do bom trabalho desenvolvido pela equipa de São Bartolomeu de Messines, especialmente David Belo, campeão nacional que, na derradeira etapa, protegeu bem o seu chefe de fila, conduzindo-o ao triunfo final, com escassos cinco segundos de vantagem sobre Filipe Oliveira (Chão das Donas), o vencedor da terceira tirada.
“Estou muito feliz com esta vitória”, confessou o camisola amarela. “Foi uma prova muito dura, desgastei-me muito para controlar os adversários mais diretos, mas contei com uma preciosa ajuda dos meus companheiros de equipa e repare que não é todos os dias que temos um campeão nacional a trabalhar para nós”.
Quanto ao seu futuro na modalidade, assumiu: “O profissionalismo é algo muito difícil, tenho o meu trabalho, tenho um restaurante que é o meu ganha-pão, o ciclismo, hoje em dia, é para disfrutar e estar com os amigos”.
À beira do pódio, o “Diário do Alentejo” ouviu, também, a opinião de António Bota, presidente do município de Almodôvar, entidade que organizou o certame, numa terra onde o ciclismo pulsa com intensidade no coração das suas gentes.
O autarca sublinhou que “esta 10.ª volta veio, mais uma vez, provar a qualidade do ciclismo em Almodôvar”: “Tivemos casa cheia, apesar dos diferentes eventos que este fim de semana ocorreram em Almodôvar. Correram aqui ciclistas de grande nome nos dois dias de duração da prova, foi pena que o nosso Manuel Caetanita não tenha estado capaz de correr, porque, recentemente, teve uma queda que o impossibilitou de competir, mas todos os outros que cá estiveram, os que representaram Almodôvar e os que representaram equipas de fora, estiveram à altura do bom nome e do prestígio que Almodôvar tem e consagra no ciclismo”. O autarca recordou ainda: “Em julho vamos ter mais uma prova, o Campeonato Ibérico de Masters e, neste ano, somamos cinco provas de ciclismo”.
Quinze equipas e cerca de centena e meia de corredores, uma presença muito interessante, concordou: “Não se pode exigir mais para a modalidade nos tempos que correm, porque existem muitas dificuldades financeiras das pessoas e das empresas, mas penso que, de facto, estas pessoas não vêm só por vir a Almodôvar, uma das grandes razões porque vêm aqui é porque a nossa terra tem muito prestígio no ciclismo e toda a gente sabe que sabemos receber e estar no nosso lugar e aquilo que fazemos, fazemo-lo com o coração”.
Competiram duas equipas da terra, o Clube Desportivo de Almodôvar e a Casa do Benfica, mas o autarca lembrou: “Temos também uma Escola de Formação de Ciclismo, que é aquilo que mais orgulha o município e eu, enquanto líder da autarquia, sinto um grande orgulho nessa escola de formação”.


Vencedores 1.ª Etapa – Valdemar Teixeira (Extremosul). 2.ª Etapa – Fábio Ferreira (A-do-Barbas). 3.ª Etapa – Filipe Oliveira (Vulcal).Camisola amarela: Valdemar Teixeira (Extremosul), 4.41.38 horas. Camisola verde (pontos): Filipe Oliveira (Vulcal). Camisola bolas (montanha): Filipe Oliveira (Vulcal). Camisola branca (juventude): Valdemar Teixeira (Extremosul).  Camisola vermelha (master 30): João Portela (Asfic). Camisola laranja (master 40): Rui Rodrigues (Asfic). Camisola azul (master 50): José Afonso (Bicineves). Camisola rosa (master 60): Joaquim Barreiros (UC Alentejo). Equipas: 1.ª CPR A-do-Barbas.

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário