quinta-feira, 27 de abril de 2017

Uma decisão adiada


Nunca o provérbio “até ao lavar dos cestos é vindima” teve tanta propriedade. O título de campeão distrital da primeira divisão da Associação de Futebol de Beja será decidido na última jornada da prova.

Texto e foto Firmino Paixão


O empate a duas bolas entre o Vasco da Gama de Vidigueira e o castrense deixou tudo como dantes. As duas equipas estão separadas por três pontos, a uma jornada do final do campeonato, e iguais, também, no que respeita ao número de golos marcados e sofridos nos jogos disputados entre si (0-0 e 2-2), que é o primeiro critério de desempate.
O segundo será o melhor coeficiente de golos em todo o campeonato e, nesse caso, a vantagem é da equipa de castro Verde, que tem os mesmos 75 golos marcados que o Vasco da Gama, mas tem, apenas, 12 sofridos, contra os 17 da equipa vidigueirense. Então, o que faz falta para decidir o título?
Na próxima jornada o Futebol Clube castrense recebe o Aldenovense e um simples empate consagra-o como campeão. O Vasco da Gama joga no Penedo Gordo e só chegará ao título se vencer esse jogo e o castrense perder, ainda assim, a turma de Vidigueira teria de anular o diferencial de golos que atualmente existe entre ambos. São probabilidades, porque a lógica será o triunfo do conjunto de castro Verde e a celebração do título com os seus adeptos. Importa assinalar que o Milfontes ganhou pontos aos dois primeiros e só já não reentra na discussão do título porque está em desvantagem nos resultados com o castrense (2-2 e 0-1). O Piense ganhou em Beja e sentenciou a mais do que provável despromoção do Desportivo, até por via indireta, com o que se passa na série G do Campeonato de Portugal.
O campeonato regressa no dia 7 de maio e no domingo joga-se a quarta eliminatória da Taça Distrito de Beja, com o seguinte quadro de jogos: Desportivo de Almodôvar-Odemirense; castrense-Cabeça Gorda.
Jogos da 25.ª jornada, Odemirense-Renascente, 1-2; Saboia-Despertar, 3-3; Alde-novense-Guadiana, 1-1; Vasco da Gama-castrense, 2-2; Almodôvar-Penedo Gordo, 3-0; Serpa-Milfontes, 1-3; Desportivo Beja-Piense, 1-2. Classificação: 1.º castrense, 64 pontos. 2.º Vasco da Gama, 61. 3.º Milfontes, 61. 4.º Almodôvar, 53. 5.º Serpa, 43. 6.º Penedo Gordo, 41. 7.º Renascente, 32. 8.º Guadiana, 29. 9.º Odemirense, 27. 10.º Despertar, 24. 11.º Piense, 21. 12.º Aldenovense, 20. 13.º Desportivo Beja, 12. 14.º Saboia, 9. Próxima jornada (7/5): Despertar-Odemirense; Guadiana-Saboia; castrense- -Aldenovense; Penedo Gordo--Vasco da Gama; Milfontes--Almodôvar; Piense-Serpa; Renascente-Desportivo Beja. 

Fonte: http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário