quinta-feira, 11 de maio de 2017

Canoagem a sul


O rio Mira (Odemira) e a Tapada Grande da Mina de São Domingos (Mértola) receberam, no último fim de semana, os Campeonatos Regionais de Canoagem, nas especialidades de maratona e esperanças.

Texto e foto Firmino Paixão


O Clube Náutico do Litoral Alentejano, de Vila Nova de Milfontes, esteve em destaque, fruto da vitória coletiva na prova de juniores, seniores e veteranos, na especialidade de maratona, que se realizou no sábado em Odemira, e, no dia seguinte, com o triunfo por equipas no Regional de Esperanças (menores, infantis, iniciados e cadetes) que se disputou na Mina de São Domingos (dois, quatro e seis quilómetros). O Clube Fluvial Odemirense, anfitrião de uma das jornadas, foi o vencedor coletivo da prova de maratona (16 e 20 quilómetros) no escalão de veteranos. Uma dupla jornada com organização da Federação Portuguesa de Canoagem e o apoio local do Clube Fluvial Odemirense, Clube Náutico de Mértola e municípios de Odemira e de Mértola.
Na zona ribeirinha de Odemira remaram 117 atletas de clubes do Alentejo e Algarve – CNL Alentejano, CF Odemirense, GD Alcoutim, GN Olhão, AN Guadiana, CN Portimão e KC Arade. Ilídio Soares, presidente do Clube Fluvial Odemirense, esteve sempre “confiante num bom resultado”, o que acabou por se concretizar, com um terceiro lugar da maratona de juniores e seniores e a vitória no escalão de veteranos.
O dirigente odemirense mostrou-se satisfeito com a elevada participação nas provas, explicando que relativamente às inscrições iniciais “faltou apenas o clube de Mexilhoeira, mas também só tinha um atleta inscrito, pelo que talvez tenha considerado não fazer a deslocação”.
No plano individual destacaram-se os seguintes vencedores de regatas: Inês Esteves (K1 seniores) Rui Reis (C1 veteranos A), Luís Silva (C1 sénior), Mário Oliveira (K1 sénior), Mateus Luís (K1 júnior), Helder Tomás (K1 veteranos C) e Sandra Nascimento/Dina Caiado (K2 veteranos B), todos atletas do CNL Alentejano, mas também Jorge Domingos (K1 veteranos B), António Soares/Miguel Oliveira (K2 júnior) e Fernando Encarnação/Vasco Marcos (K2 veteranos A), remadores do Clube Fluvial Odemirense.
Em termos coletivos o pódio ficou assim constituído: juniores e seniores: resultados: 1.º Clube Náutico Litoral Alentejano, 124 pontos. 2.º Grupo Desportivo Alcoutim, 124. 3.º Clube Fluvial Odemirense, 76. Veteranos: 1.º Clube Fluvial Odemirense, 72 pontos. 2.º Clube Náutico Litoral Alentejano, 50. 3.º Associação Naval do Guadiana, 34.
Na Tapada Grande da Mina de São Domingos compareceram seis clubes e cerca de 80 remadores, mas o presidente do Clube Náutico de Mértola, Luís Godinho, lamentou: “Eram para estar aqui mais clubes e mais de uma centena de atletas, mas houve um imprevisto e faltou o clube do Arade, que trazia uma representação de mais de 20 jovens”. No entanto, explicou, “nos últimos três anos têm existido uma grande evolução nestes campeonatos, começámos com cerca de meia centena de praticantes, atualmente andamos sempre a bater nas 100, 110 inscrições”.
O presidente do Clube Náutico de Mértola sublinhou que “esta é uma prova para os mais novos, é aqui que está o futuro da canoagem”. E reforçou a ideia de que “é nestas camadas que temos de insistir, fazendo um trabalho sustentado na área da formação, apostando mais na pista de remo e canoagem que aqui temos, para tentarmos receber aqui um campeonato nacional”.
Quanto aos resultados da prova, Luís Godinho salientou: “Os resultados foram bons, este ano temos atletas com muito valor aqui no sul, não apenas no Náutico de Mértola, falo de uma forma geral. Os clubes do sul estão a trabalhar muito bem e estão a revelar-se atletas com muita qualidade”.
Resultados: equipas: 1.º CNL Alentejano, 445. 2.º GD Alcoutim, 189. 3.º AD Mexilhoeira Carregação, 142. 4.º CN Mértola, 124. 5.º CF Odemirense, 112. Vencedores de regatas: Miguel Batista (C1 cadete), Mário Bento/ /Rafael Gomes (K2 cadetes), Afonso Alho/                                                                 /Alexandre Inácio (K2 cadetes), todos do CN Mértola. Tomás Luz/André Pinto (K2 infantil), do CF Odemirense; Iara Lopes (K1 menor), Margarida Pereira/Joana Silva (K2 infantil), Mário Mathiotte (K1 infantil), Jéssica Rosa (C1 infantil), Sofia Lourenço/Maria Cabecinha (K2 iniciados), Duarte Machado (K1 iniciado) e Lara Ramos (K1 iniciado), todos do CN Litoral Alentejano.

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário