quinta-feira, 18 de maio de 2017

Hélder Ferreira: a chamada que lhe mudou a vida

Seleção Sub-20
O internacional português estava tranquilo em Guimarães quando recebeu um telefonema que já não esperava: estava convocado para o Mundial sub-20.Para ver e ouvir no site da FpF.PT
A Seleção Nacional sub-20 cumpre esta quinta-feira mais um dia de trabalho na ilha de Jeju tendo em vista a preparação para o Campeonato do Mundo Coreia do Sul-2017.
À medida que o o pontapé de saída para o Mundial se aproxima, a Equipa das Quinas vai cumprindo mais rituais característicos dos preparativos das grandes competições internacionais e a manhã desta quinta-feira foi inteiramente dedicada à cerimónia protocolar de boas-vindas organizada pela FIFA, que incluiu sessões de esclarecimento sobre o "match-fixing"  e o vídeo-árbitro, que pela primeira vez será implementado numa grande competição internacional de seleções jovens.
Esta tarde (17h00 locais), os internacionais portugueses cumprem novo treino no Kang Chang Hak Stadium.
Hélder Ferreira: "Entrar em todos os jogos como se fossem finais"
O internacional português estava em casa, tranquilo, depois de mais um treino no seu clube (Vitória SC) e preparava-se para descansar quando recebeu uma chamada da Federação Portuguesa de Futebol...que não atendeu: "Não atendi à primeira porque o número era desconhecido, mas depois pensei que o melhor era atender. Do outro lado estava o 'mister' Peixe, que queria falar comigo."

Não era propriamente apenas falar, mas sim de lhe comunicar oficialmente que estava convocado para o para o Campeonato do Mundo sub-20, em substituição do lesionado Aurélio Buta. Uma oportunidade única que Hélder Ferreira não pensou duas vezes em abraçar: "Disse logo que estava disponível para o que fosse preciso, embora sem acreditar bem no que me estava a contecer: Na manhã seguinte ainda acordei e pensei que estava a sonhar, mas não! Era mesmo real. Foi uma ótima notícia", admitiu.
As portas do Mundial estavam abertas a um jogador que somou a décima internacionalização no encontro de preparação desta segunda-feira, frente aos EUA (vitória portuguesa por 2-1) e o jovem internacional já se mostra completamente alinhado com os objetivos principais da equipa nacional no torneio que decorrerá em solo sul-coreano entre os dias 20 de maio e 11 de junho: "Primeiro, queremos passar a fase de grupos e depois vamos passo a passo, entrando em cada jogo como se fosse uma final", referiu.
Doze anos depois e apenas com uma breve passagem pelo Benfica a interromper esta ligação, chegou ao ponto mais alto da carreira pela seleção. No entanto, há outro grande momento (bem recente) que também gosta de recordar: "O meu primeiro golo ao serviço da seleção foi num jogo particular frente à Inglaterra, em março. Estávamos a perder 1-2 e marquei já no tempo de compensação. Correspondi bem a um cruzamento ao segundo poste e foi uma grande alegria", admitiu.
Fã assumido de tatuagens (tem várias, muitas delas no braço esquerdo), Hélder Ferreira admite ter o sonho de "fazer uma em homenagem a este Mundial".
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário