terça-feira, 30 de maio de 2017

Portugal nos 'quartos' do Mundial sub-20!

Seleção Sub-20
Triunfo por 3-1 frente à Coreia do Sul premiou a eficácia da Equipa das Quinas.Para ver e ouvir no site da FpF.PT
VEJA AQUI O RESUMO DO JOGO
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR TODOS OS RESULTADOS DO CAMPEONATO DO MUNDO
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES DOS JOGADORES CONVOCADOS
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE ATUALIZADO
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR A FOTOGALERIA DA MISSÃO MUNDIAL SUB-20
Portugal entrou com a lição bem estudada no Cheonan Sports Complex. A (já previsível) entrada vigorosa da Coreia do Sul perante o seu público foi "anestesiada" pelos internacionais portugueses, que souberam controlar o jogo muito bem o jogo através do seu futebol rendilhado no meio-campo e muito objetivo no setor ofensivo, com os extremos Bruno Costa e Diogo Gonçalves muito bem auxiliados por Yuri Ribeiro e Diogo Dalot nos respetivos corredores. A largura e a profundidade do ataque português eram conciliados com o esclarecimento do meio-campo e a eficácia da linha defensiva, muito bem coordenada (deixando os avançados sul-coreanos inúmeras vezes em fora-de-jogo).
Depois de algum domínio territorial da formação da casa sem resultados práticos (uma constante ao longo dos primeiros 45 minutos), surge a primeira oportunidade de Portugal...e o primeiro golo. Excelente incursão de Yuri Ribeiro pelo lado esquerdo do ataque e cruzamento tenso para a área da Coreia do Sul, onde aparece Xadas, com tremendo sangue frio, a inaugurar o marcador. 
Numa verdadeira demonstração de maturidade competitiva, a equipa nacional manteve o registo. A organização da equipa nacional era suportada por uma boa reação à perda da bola e pela qualidade no passe, tanto a curta como a longa distância. A Coreia do Sul tentava corresponder ao entusiasmo dos seus adeptos, mas as tentativas de criar desequilíbrios na defensiva portuguesa explorando os corredores laterais não estavam a resultar. Pedro Rodrigues, Pedro Delgado e Xadas demostraram grande solidariedade e estavam sempre onde a equipa precisava deles (tanto na transição defensiva como na transição ofensiva) e os ataques sul-coreanos não passavam de ameaças. Ao contrário dos portugueses.
Em nova jogada rápida e bem definida, Xande Silva apareceu bem do lado direito do ataque e assistiu Bruno Costa (27') para um remate seco e colocado, que resultou no 2-0. segunda oportunidade clara...segundo golo. Exibição de grande assertividade em todos os capítulos do jogo por parte da Equipa das Quinas.
Até ao intervalo, a toada manteve-se: a Coreia com a iniciativa de jogo, mas sem demonstrar capacidade para desorganizar a formação orientada por Emílio Peixe. Perto do intervalo, Xande Silva teve boa ocasião para marcar, mas a bola saiu ao lado da baliza defendida por Song Bumkeun.
Na segunda metade, Portugal menteve o nível evidenciado na primeira. A Coreia do Sul, apoiada por um público que também deu um espetáculo notável, tentava chegar à baliza de Diogo Costa com perigo, mas apenas conseguiu ameaçar em dois livres diretos, um de Lee Seungwoo (61') e outro de Lee Sangheon (65').
A Equipa das Quinas continuou, por sua vez, a explorar os pontos menos fortes da Coreia do Sul, que foi perdendo concentração à medida que o tempo passava. Jorge Fernandes (52') esteve muito perto de marcar na sequência de um canto Gedson Fernandes não fez por pouco o 3-0 num remate que passou pouco ao lado da baliza adversária aos aos 66'. Não foi preciso muito tempo para ver Potugal aumentar a vantagem no marcador: sempre com a bola colada ao pé, Xadas driblou dois adversários à entrada da área, desferindo remate forte e colocado no momento certo.
Emílio Peixe já tinha refrescado o meio-campo (substituiu Pedro Delgado por Gedson Fernandes) e isso permitiu a Portugal nunca perder o controlo das operações. Já com desvantagem muito complicada de recuperar, a Coreia do Sul ia perdendo discernimento mais rapidamente do que força nas pernas. Sempre sem baixar os níveis de concentração, a equipa nacional impôs os ritmos de jogo até ao final da partida, mantendo sempre a coesão tática e o sentido de baliza. 
O golo de Lee Sangheon (81') não chegou para evitar a qualificação de Portugal para os quartos de final do Campeonato do Mundo Coreia do Sul-2017.
O próximo compromisso da Equipa das Quinas será no dia 4 de junho, em Daejeon (10h00 em Lisboa), frente ao vencedor do Uruguai-Arábia Saudita (marcado para esta quarta-feira pelas 09h00 em Lisboa).
Eis as declarações dos protagonistas:
Ficha de jogo
Campeonato do Mundo sub-20 Coreia do Sul-2017
Oitavos de final
Cheonan Sports Complex

Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai) Árbitros assistentes: Nicolas Taran (Uruguai) e Mauricio Espinosa (Uruguai) Quarto árbitro: José Argonte (Venezuela) Vídeo-árbitro: Christian Lescanu (Equador) Vídeo-árbitro assistente: Wilton Samapaio (Brasil)
Coreia do Sul 1-3 Portugal (0-2 ao intervalo)
Coreia do Sul: Song Bumkeun; Yoon Jonggyu, Jeong Taewook, Lee Sangmin (cap.), Lee Seungmo, Lee Jinhyun, Cho Youngwook, Lee Seungoo, Ha Seungun (Lee Sangheon, 56'), Lee Youhyeon (Woo Chanyang, 54') e Paik Seungho (Lee Jungmoon, 82') Suplentes não utilizados: Ahn Joonsoo, Lee Jun, Han Chanhee, Kim Minho, Kang Jihun, Lim Minhyeok e Kim Seungwoo Treinador: Shin Tae Yong Golo: Lee Sangheon (81') Disciplina: cartão amarelo a Woo Chanyang (56') e Jeong Taewook (57')
Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Rúben Dias (cap.), Jorge Fernades e Yuri Ribeiro; Pedro Rodrigues, Pedro Delgado (Gedson Fernandes, 65') e Xadas (Florentino Luís, 85'); Diogo Gonçalves, Xande Silva e Bruno Costa (Miguel Luís, 73') Suplentes não utilizados: Pedro Silva, Luís Maximiano, Pedro Empis, Francisco Ferreira, André Ribeiro, Hélder Ferreira e José Gomes Treinador: Emílio Peixe Golos:.Xadas (10' e 69') e Bruno Costa (27') Disciplina: cartão amarelo a Rúben Dias (60') e Jorge Fernandes (76
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário