sexta-feira, 19 de maio de 2017

Uma corrida solidária


Margarida Araújo (Padel) e Mussa Djau (Beja Atlético Clube) venceram a edição 2017 da Corrida Cidade de Beja, competição de corrida e caminhada, na distância de 10 quilómetros, organizada pelo município de Beja em parceria com a Base Aérea n.º 11 e o Regimento de Infantaria 1.

Texto e fotos Firmino Paixão


Uma dezena de quilómetros para correr e caminhar, entre a porta de armas da Base Aérea n.º 11 e a porta de armas do Regimento de Infantaria 1. Mais de meio milhar de participantes, repartidos pelas duas vertentes, com ligeira vantagem para a opção de lazer. Foi assim esta edição de 2017 da Corrida Cidade de Beja que, na realidade, a cidade não vê, porque a competição lhe passa ao largo. Um pormenor a justificar que a prova seja redesenhada, para que seja, efetivamente, uma prova da cidade e para a cidade. Mais, uma grande festa do atletismo. A competição teve um caráter solidário, fazendo reverter o valor das inscrições para o Centro de Acolhimento “A Buganvília”, de Beja.
Margarida Araújo, uma jovem estudante de 20 anos, natural de Vila Real de Santo António, e o credenciado Mussa Djau, 22 anos, atleta do Beja Atlético Clube, vice-campeão nacional dos 10 000 metros, que nesta prova representou a Casa Pia de Beja, venceram categoricamente.
Margarida Araújo, atleta do Padel, comentou ao “Diário do Alentejo”: “Comecei a prova num andamento excessivamente rápido, achava que tinha forças para dar o meu máximo, depois, quando o percurso começou a subir, senti um pouco mais de dificuldade, mas consegui impor o meu ritmo e quando se tornou mais plano, aí sim, acelerei um pouco mais e o tempo que fiz ficou bem dentro das minhas expectativas”. Margarida está na modalidade há cerca de quatro meses, um curto período em que conquistou algumas vitórias, até porque, revelou, “neste momento estou a participar no Circuito das Forças Armadas, já fiz corridas na Base Aérea do Montijo, na Base Naval do Alfeite e, no próximo dia 28, farei a corrida da Academia Militar, na Amadora”. E, entretanto, diz, “aproveitei para fazer esta prova que saiu da Base Aérea n.º 11 e chegou ao Regimento de Infantaria 1. Beja é uma cidade linda e gostei muito de correr aqui”.
No setor masculino, Mussa não facilitou, arrancou muito forte, ganhou vantagem sobre os mais diretos perseguidores e confirmou a vitória que se adivinhava. “Realmente, toda a gente estava à espera que eu vencesse a prova, corri ontem o Campeonato do Alentejo de Pista, não consegui vencer, mas hoje vim para representar a Casa Pia de Beja, instituição onde estou a viver, e fiquei muito feliz por ter ganho”. Na mesma tarde pensava competir na Escalada de Serpa, no entanto, afirmou: “A minha treinadora [Rita Borralho] não concordou que eu a disputasse, porque estou a preparar-me para os campeonatos nacionais que se realizam em junho”.
Mussa Djau atravessa um bom momento e reconheceu que a sua carreira desportiva “está a correr muito bem”. “Recentemente fui vice-campeão nacional dos 10 000 metros e vou continuar a trabalhar para ser cada vez mais forte. Esse é o meu objetivo, trabalhar para vencer e representar bem o meu clube”, disse. No horizonte do jovem guineense está um desejo: “Uma possível ida para um clube de grande expressão nacional, por exemplo, o Sporting, é esse o meu sonho. Nesta altura tenho a Rita Borralho como treinadora, é uma excelente técnica, ajuda-me muito no plano de treinos e já consegui atingir pódios nacionais”.


Resultados Absolutos masculinos: 1.º Mussa Djau (CI Coronel Sousa Tavares), 33.58. 2.º Rafael Menau (RI1), 34.14. 3.º Bruno Gamito (SF Serra), 37.04. 4.º Emanuel Diogo (SF Serra), 37.23. 5.º Eduardo Montinho (RI1), 38.06.
Absolutos femininos: 1.º Margarida Araújo (Padel), 45.04. 2.º Hermínia Varandas (ET Évora), 49.01. 3.º Maria Jesus Sousa (Singa Runners), 50.17. 4.º Sónia Maurício (Montijo), 51.30. 5.º Vanda Parreira (Singa Runners), 55.21.
Equipas masculinas: 1.º GDR São Francisco da Serra. 2.º Regimento Infantaria 1. 3.º Singa Runners. 4.º C Cuba Aventura. 5.º Juventude A.Clube.
Equipas femininas: 1.º Singa Runners. 2.º UDCB Terras de Barro. 3.º Sport Clube Alcaçovense.

Fonte: http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário