sexta-feira, 19 de maio de 2017

Uma festa antecipada


O Sporting Clube de Cuba sagrou-se campeão distrital de juvenis da Associação de Futebol de Beja. A equipa treinada por Ricardo Vargas festejou o título no seu terreno, na penúltima jornada do campeonato.

Texto e foto Firmino Paixão


Uma festa duplamente antecipada. Primeiro porque o campeonato só termina amanhã, mas o triunfo do Sporting de Cuba garantia-lhes já o título; depois, porque o jogo durou apenas cerca de 15 minutos, período em que a equipa marcou três golos e o adversário, que se apresentou apenas com oito atletas, ficou reduzido a sete e o juiz deu por concluída a partida. Um incidente que o treinador cubense, Ricardo Vargas, comentou assim: “O que aconteceu aqui hoje foi uma grande falta de respeito, não pelo nosso grupo mas, acima de tudo, para com o Sporting de Cuba”. E pormenorizou: “Qualquer clube está acima de qualquer treinador, de qualquer dirigente e o Moura, hoje, faltou ao respeito ao Sporting de Cuba”. Assumiu ainda: “Queríamos outra festa, isto não era nenhuma final, mas comemorámos à nossa maneira, não com o sabor que queríamos, mas comemorámos aquilo que merecemos e o que conquistámos ao longo destes nove meses de trabalho. E quero dizer que isto não é o culminar de nada”.
Contudo, foi uma época bem-sucedida, reconheceu: “Sem dúvida, tivemos apenas dois empates e ainda falta um jogo, mas não é por aí que deixa de ser, ou não, uma grande época. Acima de tudo, aquilo que fizemos em cada jogo, a humildade com que estes miúdos entravam em campo, a sua dedicação, e depois a determinação e o respeito perante os adversários, fez a diferença”. Ricardo Vargas conhece o plantel e sabe que “é um grupo com muita qualidade, até acima da média para o nosso distrito, somos uns justos campeões. Mas o mérito é todo dos jogadores, pelo trabalho e pela qualidade que demonstraram, pois a equipa técnica é apenas um complemento do seu valor, e a direção é o complemento de todo o coletivo”.
O técnico recordou ainda que “este trabalho vem sendo feito desde há cinco anos, quando cheguei dei seguimento ao trabalho de quem já cá estava. O título acontece nesta época porque tinha que acontecer, porque nós não estávamos obcecados por títulos, estivemos sempre obcecados em formar e fazer crescer estes miúdos”. Ainda assim, considerou: “Este ano foi possível formar a ganhar, tudo bem, nos outros anos não tinha sido possível, então optamos por formar em vez de ganhar, mas quero dar os meus parabéns aos atletas”. Ricardo Vargas sublinhou ainda que “o clube já tem um historial muito rico, mas hoje o Sporting de Cuba enriqueceu o seu momento presente e quem vier no futuro terá outras responsabilidades. Devemos olhar para o clube como um todo e todos devemos trabalhar em prol do Sporting de Cuba, porque não há ninguém que esteja acima deste emblema”, concluiu o técnico dos campeões.

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário