sexta-feira, 16 de junho de 2017

A importância das carreiras duais, tendo Pedro Empis como exemplo

Seleção Sub-15
As quatro equipas sub-15 que participam no Torneio Quatro Seleções receberam, esta quarta-feira, um esclarecimento sobre a importância de conciliar os estudos com a carreira desportiva.
O Torneio Quatro Seleções é muito mais do que uma prova onde quatro equipas sub-15 jogam entre si. É um espaço de aprendizagem, conhecimento, partilha e, fundamentalmente, de formação, quer em termos desportivos, quer a nível educativo.
Neste sentido, a estrutura técnica de formação da FPF, dirigida por Joaquim Milheiro -  líder da coordenação técnica metodológica - organizou, no Auditório da Cidade do Futebol,  uma palestra para os 84 jogadores envolvidos no Torneio Quatro Seleções subordinada ao tema das Carreiras Duais. O objetivo da sessão foi destacar a importância de ter uma formação académica para além da carreira desportiva e da possível conciliação entre essas duas vertentes.
Pedro Empis, internacional sub-20 por Portugal (este presente no último Mundial da categoria, na Coreia do Sul), foi um dos convidados da sessão e teve a honra de partilhar com todos os jovens jogadores o seu exemplo pessoal. O lateral esquerdo concilia a carreira no Sporting e na Seleção Nacional sub-20 com o curso de Gestão na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.
Empis não escondeu a satisfação de poder partilhar o seu exemplo a estes 84 jovens jogadores: "Basicamente procurei contar a minha história e partilhar as minhas dificuldades e os meus sucessos ao longo deste percurso. Destaquei a importância da formação académica para as suas carreiras e o impacto positivo que tem nas suas vidas. Também quis explicar que o futebol não é um mar de rosas e que nem todos vão poder seguir a carreira futebolística, sublinhando nesse sentido a importância deste assunto.
O defesa, que soma 29 internacionalizações no somatório dos escalões jovens das Seleções Nacionais, fez um balanço positivo desta experiência: "Senti que estavam todos muito atentos e creio que o meu exemplo teve algum impacto na maioria deles. Tentei mostrar que a escola e a universidade têm repercussões muito positivas na vida dos jovens", realçou, em declarações ao fpf.pt.
Paulo Paixão, da Associação de Beja, também reforçou a importância desta intervenção: "O objetivo da sessão foi sensibilizar estes jogadores para a possibilidade de conciliar os estudos com o futebol. Procurou fazer-se ainda um grande alerta de que a formação académica não deve ser descurada, pois há que ter um plano B para aquilo que é o sonho de ser um jogador profissional de futebol", destacou.
O coordenador técnico ainda enalteceu a participação do lateral da Seleção Nacional sub-20: "A experiência do Empis foi espectacular. A partilha sensibilizou os jogadores e marcou-os, já que o seu caso é um excelente exemplo. Esta questão da formação não é só importante para que haja um plano B, mas também para sejam jogadores mais instruídos e mais preparados, o que será útil na gestão das suas vidas e carreiras", finalizou.
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário