sábado, 3 de junho de 2017

Emílio Peixe: "Temos qualidade para o passo seguinte"

Seleção Sub-20
O Treinador Nacional acredita que os seus jogadores podem vencer o Uruguai e chegar às meias-finais do Campeonato do Mundo sub-20 Coreia do Sul-2017.Para ver e ouvir no site da FpF.PT
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR TODOS OS RESULTADOS DO CAMPEONATO DO MUNDO
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES DOS JOGADORES CONVOCADOS
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE ATUALIZADO
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR A FOTOGALERIA DA MISSÃO MUNDIAL SUB-20
A Seleção Nacional sub-20 realizou este sábado, num dos campos adjacentes ao Daejeon World Cup Stadium (o palco onde vai jogar o acesso às meias-finais do Mundial sub-20), o último treino antes do encontro frente ao Uruguai (este domingo, pelas 10h00 em Lisboa). Tal como já tinha acontecido no apronto desta sexta-feira, os 21 futebolistas que compõem a equipa nacional trabalharam sem quaisquer limitações e Portugal encara o seu próximo compromisso na máxima força (não há lesionados nem castigados).
Na antevisão à partida com os uruguaios, o Treinador Nacional Emílio Peixe salientou a importância dos quatro dias de descanso que a Equipa das Quinas teve desde o encontro dos oitavos de final, com a Coreia do Sul: "Foi importante porque tivemos não só mais tempo para recuperar os nossos jogadores, como também para preparar este encontro. Creio que todos estão totalmente recuperados e focados na abordagem ao jogo dos quartos de final do Campeonato do Mundo", frisou.
O técnico português identifica muitos pontos fortes no adversário deste domingo, mas também admite que quer explorar algumas debilidades: "O Uruguai é forte em todos os momentos do jogo. Tem jogadoresde grande capacidade individual, que podem decidir jogos a qualquer momento. Sob o ponto de vista da organização defensiva, são muito fortes - não é por acaso que ainda não sofreram golos neste Campeonato do Mundo - e depois têm elementos muito velozes na frente, com muita qualidade. No entanto, também cometem erros, têm pontos fracos e é nesses que também estamos focados para deles tirarmos vantagem e atingirmos o nosso objetivo", salientou.
Emílio Peixe sabe bem o que será preciso fazer para seguir em frente numa competição já em fase muito adiantada: "A pouco e pouco, à medida que o torneio foi decorrendo, fomos sentindo que havia condições para irmos mais longe. Temos qualidade para pensar no passo seguinte, mas para o atingir temos de ser tão fortes como temos sido até aqui, humildes...e temos de nos superar em todos os momentos, impondo os nossos ritmos, a nossa paixão enorme pelo jogo e procurando ser melhores que o nosso adversário", referiu.
Nenhum dos fatores externos inerentes ao jogo será considerado na abordagem a esta partida do quartos de final do Mundial: "Num jogo dos quartos de final, quem 'sair na frente', quem ganhar o jogo vai disputar as meias-finais e estará entre as quatro melhores seleções do mundo. Neste momento, fazemos parte das oito melhores e queremos entrar no lote seguinte. Não nos vamos focar na temperatura à hora do jogo, nem no relvado. Vamos focar-nos no nosso trabalho, conhecendo bem o adversário que vamos ter pela frente. Podemos chegar às meias-finais ganhando o jogo nos 90 minutos, no prolongamento ou nos penáltis. Estamos preparados para qualquer momento desses, que nos permita atingir o nosso sonho."
O jogo dos oitavos de final, frente à Coreia do Sul, não foi assim tão diferente das partidas da fase de grupos, segundo a opinião do principail responsável técnico da Seleção Nacional sub-20: "Portugal foi superior a todos os adversários que encontrou, na minha perspetiva e na perspetiva dos jogadores. Apenas não concretizámos as variadíssimas oportunidades que tivemos. Se olharmos só para o resultado, vamos dizer que apenas fomos fortes no jogo com o Irão e a Coreia do Sul, porque ganhámos. Nós não vemos as coisas dessa forma." 
"Queremos muito ganhar, mas sentimos desde o primeiro jogo que fomos sempre superiores nesta competição. O futebol tem destas coisas. Quem não marca, arrisca-se a sofrer. Neste último jogo 'saímos na frente do marcador' e demonstrámos mais tranquilidade exatamente por isso."
Após a passagem categória aos quartos de final, os internacionais portugueses deram várias provas de grande maturidade e Emílio Peixe faz questão de enaltecer a qualidade humana dos futebolistas que tem à sua disposição: "Houve muitos festejos, mas - sabendo que ainda não ganhámos nada, apenas fizemos um percurso bom - esses festejos foram, de alguma forma, repartidos com a equipa adversária. Isso demonstra maturidade, fair-play e sobretudo um comportamento que deve levar todos os adeptos de futebol, nomeadamente os nossos concidadãos, a sentirem um orgulho enorme nestes jogadores. A imagem que deixaram no final do último jogo foi um exemplo para todo o mundo", esclareceu.
A viver o seu primeiro Mundial como treinador principal, Emílio Peixe faz um balanço muito positivo da experiência até ao momento: "Está a ser uma experiência fantástica, única. Tento aproveitá-la ao máximo, defrutando-a e sendo cada vez mais rigoroso, mais competente, mais objetivo...enfim, tentando melhorar enquanto treinador e, fundamentalmente, com a ajuda de todo o staff de apoio, procurando ajudar estes jogadores a chegarem o mais longe possível neste Mundial. Estamos todos comprometidos e focados nisso", assegurou.
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário