quinta-feira, 1 de junho de 2017

Francisco Ferreira: "Agora, o nosso sonho é vencer o Uruguai"

Seleção Sub-20
O passado, o presente e as expectativas de futuro no Mundial sub-20 pela voz do defesa Francisco Ferreira.
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR TODOS OS RESULTADOS DO CAMPEONATO DO MUNDO
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES DOS JOGADORES CONVOCADOS
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE ATUALIZADO
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR A FOTOGALERIA DA MISSÃO MUNDIAL SUB-20
A Seleção Nacional sub-20 cumpre esta quinta-feira o segundo dia em Daejeon, cidade sul-coreana onde vai enfrentar o Uruguai no próximo domingo (10h00 em Lisboa), em partida a contar para os quartos de final do Campeonato do Mundo Coreia do Sul-2017. O programa dos comandados de Emílio Peixe não contempla qualquer sessão de treino nas próximas horas, apenas um passeio de descompressão durante a tarde pelo centro da quarta cidade-sede que acolhe a comitiva nacional neste Mundial.
Dois dias depois de eliminar a equipa do país-anfitrião da prova, os internacionais portugueses mostram-se neste momento totalmente focados na sua recuperação física e no encontro com os uruguaios. Francisco Ferreira, ou "Ferro" no mundo do futebol, dá voz a esse sentido de trabalho da Equipa das Quinas e prefere não fazer futurologia: "Agora, o nosso sonho é vencer o Uruguai. Não queremos pensar mais à frente. Neste momento, temos de ir jogo a jogo, pensar primeiro no Uruguai e saber que, se os derrotarmos, estamos nas quatro melhores seleções do mundo", referiu.
A partida do próximo domingo vai ter novamente grau de dificuldade elevado, segundo o internacional português: "O Uruguai é uma equipa muito compacta e que se sente confortável a defender. Entrega a iniciativa de jogo ao adversário para depois jogar mais no contra-ataque. É o que me parece do que tenho visto, ainda não fizemos uma análise completa ao nosso adversário. Vai ser um jgo diferente daquele que tivemos com os coreanos porque eles gostavam muito de ter bola. É uma equipa formatada nesse sentido. O Uruguai gosta mais de a entregar para depois jogar no erro", opinou.
Esta convivência com diferentes tipos de futebol é uma das especificidades do Mundial sub-20 apontadas pelo jovem defesa-central: "A grande diferença em relação aos Europeus é...o futebol. No futebol europeu, as equipas gostam mais de ter a bola. No Campeonato do Mundo já não é assim, há equipas que gostam e outras que não gostam. Umas gostam de jogar mais em transições rápidas, outras gostam de pausar o jogo...apanhamos diferentes tipos de futebol", explicou.
A imagem dos jogadores portugueses a agradecerem ao público sul-coreano juntamente com os seus adversários da última terça-feira tornou-se viral e Francisco Ferreira não tem dúvidas que a atitude foi um sinal da mentalidade do jogadore português: "Nós gostamos de mostrar que somos diferentes. Dentro de campo temos de mostrar qualidade acima de tudo, jogar para ganhar, disputar cada lance como se fosse o último...mas no final acabamos por ser todos amigos. Somos colegas de profissão e temos de nos respeitar uns aos outros."
O internacional português defende que a participação de Portugal neste Mundial sub-20 tem sido positiva sob vários pontos de vista: "Estamos a promover-nos, a promover o jogador português e o próprio futebol português. Estamos a representar muito bem a nossa seleção. Quem tem acompanhado o percurso desta geração sabe que nós temos uma equipa muito forte e de grande valor. Estamos a mostrá-lo", concluiu.
 Fonte: FpF.Pt

Sem comentários:

Enviar um comentário