sexta-feira, 16 de junho de 2017

Ténis de mesa: Edilson é uma verdadeira promessa no desporto escolar


Edilson Rodrigues nasceu em Cabo Verde há 16 anos. Ainda muito jovem deixou os areais quentes da Calheta de São Miguel, na ilha de Santiago, e subiu o Atlântico, rumo a Portugal. Hoje vive em Serpa, sua terra adotiva, o berço onde embala os sonhos, enquanto se tem feito homem e vai moldando a ambição.

Texto e foto Firmino Paixão


Frequenta o 9.º ano na Escola Abade Correia da Serra, em Serpa, e diz-se “um aluno mais ou menos”, tudo porque, na hierarquia das suas prioridades, privilegia o desporto. E contou que: “Já pratiquei futebol, futsal, badminton e ténis de mesa, mas esta foi a modalidade que mais despertou a minha paixão, embora tenha sido a segunda modalidade que experimentei, aquela a que cheguei depois de uma experiência no futebol”. No plano académico, onde Edilson sabe que deve alicerçar o futuro, ainda não fez escolhas: “Não pensei em opções, não sei ainda muito bem o que quero ou para o que tenho vocação”, porém, está certo e seguro de que “o ténis de mesa é a minha verdadeira paixão”.
Não admira que, nesta área, os objetivos estejam definidos: “Quero evoluir cada vez mais, quero aprender, trabalho para ser cada vez melhor jogador, porque tenho o sonho de, um dia, ser jogador profissional”. Até lá, Edilson vai queimando etapas. A principal que já assegurou foi o recente título de campeão nacional de ténis de mesa em desporto escolar. Um percurso que qualificou de “muito duro, porque existiam muitos bons jogadores, fui ultrapassando fases, até chegar a uma meia-final muito difícil que ganhei, depois, a final acabou por ser mais razoável e consegui vencer, sagrando-me campeão”.
A fase final realizou-se em Gondomar, no distrito do Porto, a Cidade Europeia do Desporto no ano que corre. Uma competição difícil, assegurou o mesa-tenista, talvez com recortes de filigrana, no entanto, confessou: “Foi uma boa sensação, senti-me muito feliz, na última vez que tinha participado fiquei em quinto lugar, desta vez acho que treinei mais e melhor, tive mais empenho e uma grande determinação para conquistar este título”. Um primeiro passo para a notoriedade, primeiro na comunidade escolar da Abade Correia da Serra, onde os colegas e amigos “ficaram muito felizes por eu ter conseguido vencer, felicitaram-me imenso por isso”, mas também na família, que “ficou muito orgulhosa com o que eu consegui”. No plano federado Edison já representa aquele que é o baluarte do ténis de mesa no sul do País, o Luso União Serpense/Casa do Povo de Serpa, clube onde chegou por mão amiga: “Conheci um amigo que já jogava ténis de mesa no clube, ele vive num monte e nós íamos jogar para lá, foi aí que descobri a modalidade, depois comecei a praticar na escola”. E, num segundo momento, “fui para o clube, onde conheci o professor António Bentes, que me tem ensinado muito e tem feito com que eu evolua na modalidade”.
Edilson Rodrigues ocupa atualmente o 56.º lugar no ranking nacional de juniores (entre 166 atletas), por isso, o seu treinador, António Bentes, não tem dúvidas em afirmar que: “O Edilson é um atleta de nível nacional, foi campeão nacional no desporto escolar e, como federado, está muito bem classificado no ranking. Já fez um campeonato inteiro de seniores na segunda divisão de honra e, para o ano, possivelmente, irá para a equipa principal do Luso Serpense”.
Mas, afinal, quem descobriu quem? “O Edilson jogava futebol, ele é um bom atleta em qualquer desporto que pratique, entretanto apareceu para ver alguns jogos da nossa equipa e pediu-nos se poderia lá treinar, ganhou-lhe o gosto, já lá está há três ou quatro anos e tem evoluído de uma forma notável”, assegurou António Bentes.
Um diamante por lapidar? “Sim, se mantiver o gosto que tem pelo ténis de mesa penso que teremos aqui um atleta de elite. No próximo ano tentaremos fazer um estágio de início de época em Espanha, com o Vladimir Samsonov, nono classificado no ranking mundial, e com o selecionador espanhol, e temos em perspetiva um estágio de arranque de época”. Até porque, conclui António Bentes, “o Edilson é um atleta incansável, humilde, muito educado, não falha um treino, tem todas as qualidades para ser um grande campeão, às vezes não é preciso só saber jogar bem, a forma de estar e a parte psicológica também são importantes, como a física e a estabilidade familiar, tudo faz parte dessa exigência”.

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário