domingo, 11 de junho de 2017

Torneio das Quatro Seleções está de regresso

Seleção Sub-15
A 2.ª edição desta competição disputa-se de 14 a 17 de junho, na Cidade do Futebol. Na prova estarão 84 jogadores sub-15, divididos em quatro equipas, numa autêntica epopeia do talento jovem nacional.
A Cidade do Futebol volta a receber o Torneio das Quatro Seleções sub-15, depois de há 12 meses ter sido a primeira prova da história da nova sede da FPF. Este ano, a sua 2.ª edição vai disputar-se entre 14 e 17 de junho, em mais um verdadeiro festival do talento jovem, que tem como objetivo a valorização do jogador português através da vivência precoce da "Identidade Portugal" para que o seu percurso de Quinas ao peito seja sólido, sustentado e sempre em ascenção.
Quatro seleções sub-15, 84 jogadores e três dias de competição. Assim é o Torneio das Quatro Seleções, prova criada pela Federação Portuguesa de Futebol, sendo que a sua concretização também se deveu em parte considerável à verdadeira tríade que constitui a base do futebol português (FPF, Associações Distritais e Regionais e clubes), que trabalhou em conjunto para o objetivo comum que representa o desenvolvimento do desporto-rei.
Articulação entre FPF e Associações
A estrutura técnica nacional de formação encetou a tarefa de convocar 84 jogadores do escalão sub-15 em estreita colaboração com os coordenadores técnicos das 22 Associações Distritais e Regionais de futebol. O elo de ligação entre todos os agentes envolvidos neste processo foi o Treinador Nacional Edgar Borges, que vai orientar a Seleção Nacional sub-15 e será coadjuvado por José Guilherme, Rui Bento e Emílio Peixe.

O formato competitivo
Realização de dois jogos por dia no sistema de todos contra todos em períodos de 35 minutos com 15 de intervalo.

A constituição das equipas
Este torneio vai incluir quatro seleções do escalão sub-15, que serão designadas  A, B1, B2 e B3. Os 24 jogadores da A são escolhas habituais de Edgar Borges para os estágios aquisitivos da Equipa das Quinas, futebolistas já habituados a altos níveis de intensidade e a crescerem num contexto competitivo muito exigente. As 20 jovens promessas que constituirão cada uma das restantes seleções têm um percurso ligeiramente distinto: alguns já tiveram experiências em estágios aquisitivos mas não têm sido chamados com tanta regularidade e outros ainda não tiveram oportunidade de integrar convocatórias da Seleção mas já se encontram no "radar" da estrutura de formação da FPF através do trabalho de observação que os Treinadores Nacionais fazem por todo o território português. Ainda nas seleções B, os Treinadores Nacionais serão coadjuvados pelos coordenadores técnicos associativos e treinadores de guarda-redes das ADR. Os coordenadores que não participem diretamente nas dinâmicas de qualquer equipa neste torneio vão acompanhar de perto o desenvolvimento de toda a prova. No futuro, e numa lógica de rotatividade, também terão oportunidade de assumir funções de intervenção direta nas seleções, o que garante a valorização de todos os agentes envolvidos.

Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário