sexta-feira, 9 de junho de 2017

Um clube de formação


O Judo Clube de Beja, o primeiro clube desta modalidade constituído em Portugal, completa na próxima segunda-feira 60 anos de atividade. O aniversário começou a ser comemorado evocando o nome de um dos seus fundadores, com a realização da Taça Cruz Martins.

Texto e foto Firmino Paixão


Sessenta anos de atividade em prol do judo. Incrementando-o junto da juventude, promovendo-o junto da comunidade, formando atletas e celebrando os seus êxitos. Um passado glorioso, um presente dinâmico e um futuro que se perspetiva auspicioso.
Francisco Gaitinha, presidente do Judo Clube de Beja, afirmou que o clube se “orgulha muito do seu passado” e que “vive o presente com os olhos postos no seu futuro”, e a prova disso, dessa permanente preocupação com o futuro, “foram os cerca de 200 jovens atletas, de 17 clubes de todo o País, que disputaram a edição 2017 da Taça Cruz Martins, comemorando os 60 anos do clube”. E Francisco Gaitinha teve outros motivos para estar feliz: “O presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Oliveira Fernandes, veio visitar-nos e ofereceu-nos uma placa alusiva ao nosso aniversário, reconhecendo a importância desta data”. Por isso, mas não só por esse facto, “estamos todos de parabéns, estamos com uma boa dinâmica, e espero que, no próximo ano, este evento possa ser ainda maior e mais participado, pelo menos vamos trabalhar para isso”. Por outro lado, realçou: “À margem desta prova, a federação ofereceu-nos também a organização do Torneio Internacional Kiyoshi Kobayashi, na categoria de seniores, a realizar no próximo dia 30 de setembro, para que possamos dar continuidade às comemorações dos 60 anos de atividade”.
O presidente do clube recordou que “o Judo Clube de Beja foi sempre um clube de formação ao longo destes anos, um clube que tem formado atletas para a modalidade e também os prepara para a vida social. Temos imensos campões que se têm distinguido, não só no pódio, como na sua vida profissional e social”, pelo que “é uma data importante para o Judo Clube de Beja, como será importante para outro clube de qualquer modalidade que consiga tamanha longevidade com uma atividade regular e permanente, a formar tantos e tantos jovens, como tem acontecido connosco”.
Por outro lado, a presença de 17 clubes, de todo o sul de Portugal, realça também o prestígio do emblema bejense: “Sem dúvida o Judo Clube de Beja é bem conhecido a nível nacional, todos sabem quem somos e o trabalho que temos desenvolvido na modalidade. Toda a gente sabe que temos muitos atletas e que temos uma formação com qualidade. Alguns atletas têm saído, porque vão fazer a sua formação académica noutras cidades, onde prosseguem a sua atividade e acabam por conquistar alguns títulos, é por isso que temos alguns campeões que se iniciaram no nosso clube e atualmente representam clubes como o Benfica e o Sporting, alguns até pré-olímpicos, que saíram daqui de Beja”.
O Judo Clube de Beja tem atualmente cerca de 180 atletas em atividade e, neste tempo de aniversário, o desejo maior de Francisco Gaitinha é “mantermos atletas em todos os escalões e podermos, também, ter alguns seniores no pódio, mas se não conseguirem chegar ao pódio na vida desportiva, que o consigam nos seus percursos de vida”.
Fonte: http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário