sexta-feira, 2 de junho de 2017

Um título especial


A última jornada do Campeonato Distrital de Iniciados, da Associação de Futebol de Beja, foi decisiva para encontrar o campeão. Ao Desportivo de Beja chegava o empate e o Moura precisava da vitória. E ganhou…

Texto e fotos Firmino Paixão

Nessa medida, o penúltimo título da temporada (falta encontrar o campeão da 2.ª Divisão em seniores) viajou para a cidade de Moura. A equipa comandada por José António foi mais forte, mais persistente a lutar pelo objetivo. Entrou a perder e deu a volta ao resultado, chegando ao final da partida a vencer por 2-1. O resto foi um tempo de desilusão para os bejenses e de festa para a comitiva vinda de Moura. Por isso, o técnico mourense, José António, que deixou no ar uma eventual despedida de carreira, assumiu: “Foi uma vitória especial, acho que qualquer das duas equipas merecia vencer, porque foram dignas uma da outra, aliás, foi um grande campeonato”. E confessou: “Ganhar este jogo em Beja, que era uma final onde o empate também servia ao Desportivo, tem naturalmente um sabor especial, porque estes jogos entre os dois clubes, queiramos ou não, são sempre autênticos dérbis, pois são os emblemas mais representativos do distrito”.
Realçando os títulos conseguidos nesta época pelo clube, nos escalões de iniciados e juniores, José António assegurou: “Este momento tem um sabor especial porque conseguir dois títulos nas camadas jovens é significativo e representa o bom trabalho que, também nesta área, está a ser desenvolvido no Moura”.
Quanto à participação do clube no Nacional de Iniciados do próximo ano (estatuto a que renunciaram em 2013/14, neste mesmo escalão) o técnico afirmou: “Não faz sentido que o clube lute pelo título e depois renuncie ao campeonato nacional, embora as despesas sejam maiores”.
Quanto ao treinador bejense, Luís Lebre, afastou liminarmente qualquer hipótese de a sua equipa ter vestido, antecipadamente, a pele de campeão, subestimando o valor do adversário e disse: “Não acho que tivesse sido por aí, já conhecíamos o valor do adversário, sem dúvida que hoje jogaram aqui as duas melhores equipas do campeonato, duas equipas que mereciam estar nesta decisão, o Moura tem uma grande equipa e venceu”. Relativizando a importância que o título teria para as hostes do Desportivo de Beja, o treinador sustentou: “Não fica nada em causa, porque o clube está a trabalhar muito bem na formação, seria, sim, mais um estímulo para estes miúdos, um prémio pelo trabalho que têm desenvolvido, mas o clube está em boas mãos e os treinadores que estão nas camadas jovens são bons técnicos”.

Ferrobico promovido O Cabeça Gorda empatou em casa (2-2) com a equipa B do castrense e adiou a decisão do título distrital da 2.ª Divisão para a última jornada, altura em que receberá a formação do São Marcos. Contudo, os comandados de José Luís Prazeres asseguraram já a subida ao escalão principal do futebol distrital, sobrando uma vaga que, também, só será preenchida na jornada de amanhã, num quadro classificativo em que só o Amoreiras-Gare está afastado dessa corrida. Para conseguir chegar ao título o Cabeça Gorda precisa apenas de um ponto, bastará empatar ou derrotar o São Marcos, mas a equipa treinada por Fernando Zeverino “Abelha” precisará de vencer a partida para assegurar a subida de divisão, acautelando uma eventual vitória do castrense B na deslocação ao terreno do Amoreiras-Gare. Será uma jornada de “calculadora”, onde a prestação do Amoreiras, sem interesse em nenhum dos desígnios, será determinante.
Na última ronda os resultados foram os seguintes: Cabeça Gorda-castrense B, 2-2; São Marcos- -Amoreiras-Gare, 3-0. A classificação é comandada pelo Cabeça Gorda, com 11 pontos, seguido do São Marcos (8), do castrense B (7) e do Amoreiras Gare (1). Amanhã, às 17 horas, encerra-se o campeonato com as partidas entre o Amoreiras-Gare e o castrense B e o Cabeça Gorda vs. São Marcos.

Mineiro Aljustrelense recebe o Tourizense  O Aljustrelense perdeu por 2-0 em Touriz, no jogo da primeira mão do playoff de manutenção no Campeonato de Portugal e receberá no domingo, pelas 17 horas, no seu terreno, a formação do Tourizense, a quem terá que ganhar, por margem superior a dois golos, para se manter no Campeonato de Portugal. Outro resultado provocará a descida imediata dos mineiros às provas regionais, empurrando também o Desportivo de Beja para a 2.ª Divisão Distrital.

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário