sexta-feira, 16 de junho de 2017

Uma boa dinâmica


O 4.º Torneio de Futebol Infantil Cidade de Beja – Beja CUP 2017 –, competição dirigida aos escalões de petizes, traquinas, benjamins e infantis, começou ontem no Complexo Desportivo Fernando Mamede e vai prolongar-se até ao final da tarde do próximo domingo.

Texto e foto  Firmino Paixão


Cerca de 600 jovens atletas oriundos de clubes de todo o sul do País, dirigentes, técnicos e acompanhantes, uma envolvência que faz deste Beja CUP 2017 o maior evento do género disputado no distrito de Beja e um dos maiores na região sul, assegurou Rui Carraça, membro da comissão administrativa do Clube Desportivo de Beja, organizador do evento.
“É verdade, são três dias de competição, com cerca de 600 atletas. Tivemos uma enorme adesão de clubes de fora do nosso distrito e ainda ficaram alguns clubes à espera de possíveis vagas, mas é uma grande oportunidade para os nossos atletas conviverem e competirem com equipas diferentes daquelas com quem estão habituadas a jogar”. E esse, é, efetivamente, o grande objetivo do torneio: “O maior objetivo é mesmo proporcionar aos nossos jovens uma vivência competitiva diferente. Não temos capacidade de pegar nos nossos atletas e de os levar aos grandes torneios, apesar de este ano podermos ter duas equipas na Copa Guadiana, no Algarve, mas serão os pais a suportar toda essa logística. Desta maneira, conseguimos fazer um torneio que passa por trazermos as pessoas a Beja e proporcionarmos aos nossos atletas uma competição completamente diferente”.
Outro dos objetivos, naturalmente, subjacente a esta organização, é a visibilidade do Clube Desportivo de Beja, um emblema centenário, com um passado glorioso nesta área da formação. A esse respeito Rui Carraça afirmou: “O nosso desejo é colocar sempre o emblema do Desportivo de Beja o mais alto possível. Não é fácil, é um clube que, neste momento, depende muito dos pais dos atletas e são eles que puxam para que o Desportivo possa estar na posição em que está neste momento”.
Quando ao facto de entre os 19 clubes presentes não existirem outros emblemas do distrito de Beja, além do organizador, o dirigente justificou: “Este ano pensámos neste modelo, estamos à procura do melhor formato para o torneio, e a adesão inicial a este figurino foi enorme, com as equipas do distrito já nós competimos habitualmente mas, no futuro, poderemos e devemos ter equipas do distrito a competir connosco neste torneio. A nossa intenção era fazer formatos de oito equipas por competição, mas a adesão que tivemos foi elevada e conseguimos a participação de equipas de todo o sul do País para preenchermos o quadro competitivo em todos os escalões”.
Quarenta e oito equipas de 19 clubes e seis centenas de atletas exigirão uma logística importante e, associada a ela, um conjunto de apoios significativos, concordou Rui Carraça, que revelou: “A questão dos apoios é sempre complicada, temos um apoio do município e da união de freguesias, dentro daquilo que foi possível concederem-nos, também de algumas empresas onde batemos à porta, umas disseram que sim, outras disseram-nos que não, mas acabámos por garantir que nada falte a quem nos está a visitar, não foi fácil”.
Mas foi uma realidade e esta Beja CUP 2017 está no terreno com a sua quarta edição, talvez a quarta de muitas outras: “Esperemos bem que sim, essa é uma das nossas metas, na perspetiva de darmos mais competição aos nossos atletas, isso é fundamental”.
Por outro lado, a comissão administrativa do clube está a dar um sinal à comunidade de que o Desportivo está vivo e dinâmico: “É isso também, são estes eventos e as vitórias que motivam as pessoas a olhar para o clube, já que, neste momento, apenas na área da formação conseguimos ter alguns resultados e este torneio é o culminar de mais uma época que considerámos muito positiva na área da formação”, concluiu Rui Carraça. A competição encerra no domingo, pelas 18 horas.


Clubes presentes Petizes: Desportivo de Beja; Estremoz; Académica Santarém; Sporting Farense; Monte Trigo; EF Benfica Alverca; União Santiago; Casa Benfica Tavira; Portimonense; AD Luvas Pretas; 1.º Janeiro; Barreirense.
Traquinas: Desportivo de Beja; Casa Benfica Tavira; Barreirense; Desportivo de Beja B; 1.º Janeiro; EF Benfica Alverca; União Santiago; Estremoz; Vasco Gama Sines; Portimonense; AD Luvas Pretas; Académica Santarém.
Benjamins: Desportivo de Beja; Esperança Lagos; AD Luvas Pretas; Barreirense; Silves; Alverca; Académica Santarém; 1.º de Janeiro; Vasco Gama Sines; Desportivo de Beja B; União Santiago; Académica Santarém B.
Infantis: Desportivo de Beja; Moitense; Quatro ao Cubo; Barreirense; Esperança Lagos; Vasco Gama Sines; Casa Benfica Tavira; 1.º de Janeiro; AD Luvas Pretas; Silves; União Santiago; Académica Santarém. 

Fonte: http://da.ambaal.pt/n

Sem comentários:

Enviar um comentário