sexta-feira, 16 de junho de 2017

Uma brisa de qualidade


Jorge Varela (Areias de São João) e Patrícia Serafim (Beja Atlético Clube) venceram as provas principais (meia-maratona) da edição 2017 das Brisas do Atlântico, um evento multidisciplinar organizado pelo município de Odemira, que neste ano reuniu cerca de 1 200 participantes.

Texto e fotos Firmino Paixão


As Brisas do Atlântico são, porventura, o evento mais diversificado e multifacetado que se realiza no País. Proporciona um conjunto de diversas modalidades, como a patinagem de velocidade, atletismo (maratona, run & bike, estafeta, cadeira de rodas), orientação, BTT, cicloturismo, pedestrianismo, tudo num cenário de natural e de rara beleza, que também tem uma componente social e inclusiva, pois permite a prática de desporto adaptado, e uma vertente solidária, através da doação da receita anualmente a uma diferente causa. Comemorando-se o Ano Internacional do Turismo Sustentável, a verba apurada apoiará projetos nessa área.
Outra novidade desta edição foi a sua integração na Liga Allianz Runnig Record, competição que reúne as melhores provas realizadas no País. O evento teve, por isso, mais qualidade, maior participação e, em comum com as edições anteriores, uma grande disponibilidade das pessoas para a prática de atividades saudáveis e para conhecerem esta orla da Costa Vicentina, considerou José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira: “Um dos aspetos sempre mais destacados nas Brisas é de facto permitir não só a competição, mas também esta participação e eu diria até uma participação cívica, porque as pessoas já sentem como sendo um dia especial, um dia diferente, sobretudo porque é o Dia de Portugal, mas a questão é também a envolvente que cria esta aptidão para diversas provas”. Lembrou ainda: “Não é por acaso que temos o atletismo, a patinagem, o ciclismo e também a caminhada e essa, sim, muito vocacionada para o turismo e portanto as pessoas gostam muito deste convívio popular e eu acho que a prova acaba por ser também exatamente isso, uma manifestação cívica, para além de uma prática saudável e portanto é muito agradável”.
Este ano a qualidade que tem sido reconhecida às Brisas do Atlântico fê-las merecer a seleção para o restrito número de provas que integram a Liga Allianz Running Record, facto que lhe acrescentou mais qualidade e diferente visibilidade e José Alberto Guerreiro assumiu: “Para nós é uma satisfação, além da natural distinção, pois a prova integra um conjunto de 18 eventos nacionais que se disputam por todo o País e, portanto, é mais um reforço da dinamização e, neste caso, também da divulgação”. O autarca concluiu referindo: “Pensamos que esta prova tem dado passos seguros e tem vindo sempre a crescer em número de praticantes e na qualidade da organização. É cada vez mais uma prova conhecida e reconhecida a nível nacional e esta participação na Liga Allianz é também, e não só, o reconhecimento de que a prova já ganhou essa capacidade, mas também, para nós, uma forma de podermos divulgar ainda mais aquilo que é um dos eventos desportivos de excelência aqui da região”.


Vencedores Patinagem de velocidade: absolutos masculinos: 1.º Diogo Marreiros (Roller Lagos). Absolutos femininos: 1.ª Andreia Canha (GD Lagoa).
Atletismo (meia-maratona) – masculinos: 1.º Jorge Varela (Areias São João), 1.09.46. Veteranos 1: Joa-quim Abraços (Areias S. João). Veteranos 2: Manuel Ferraz (Areias de S. João). Veteranos 3: Francisco Pedro (Odimarq). Veteranos 4: Eugénio Neto (Reboleira). Veteranos 5: Joaquim castela (Individual). Veteranos 6: Silvestre Gomes (V. Setúbal). Femininos – seniores: 1.ª Patrícia Serafim (Beja Atlético Clube), 1.26.01h. Veteranas 1: Emília Silveira (NS Portel). Veteranas 2: Carla Silvano (Areias S. João). Veteranas 3: São Pontes (UDC Beringelense).
Estafeta: Núcleo Desportivo Cultural Odemira (Pedro Poeira, Licínio Matos, Raul Lourenço, Ana Catarina Dias), 1.16.56’.
Run & bike: 1.º Beja Atlético Clube (Pedro Arsénio e Custódio António), 57.46’.
Amblíopes: 1.º Francisco Cunha (Ingleses). Cegos: 1.º António Pessoa (Ingleses). Mental: 1.º Paulo Pinheiro (A. Jorge Pina). Surdos: 1.º Messias Dias (individual). Cadeira de rodas: 1.º Eduardo Bacalhau (A. Jorge Pina).

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário