sábado, 1 de julho de 2017

A Casa do Benfica de Almodôvar conquistou três títulos nacionais: gloriosos Caetanita e Dário


Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo, nas categorias de elites e masters amadores, nas especialidades de contrarrelógio e fundo, realizaram-se em Reguengos de Monsaraz, cidade de onde, em agosto próximo, partirá a segunda etapa da Volta a Portugal.

texto e foto  Firmino Paixão

Manuel Caetanita, consagrado ciclista da Casa do Benfica de Almodôvar/ Swick Drilling, revalidou os títulos nacionais na especialidade de contrarrelógio e estrada, na categoria de master 65. Dário Dias, seu companheiro de equipa, sagrou-se campeão nacional de fundo no escalão de master 30. Os campeonatos contaram com a participação de 121 ciclistas na especialidade contrarrelógio (17,7 quilómetros) e 204 no fundo (161,1 quilómetros).
Três equipas alentejanas em prova, a Casa do Benfica de Almodôvar/Swick Drilling, Peçamodôvar/Clube Desportivo de Almodôvar e a União Ciclista do Alentejo, formação que correu em casa e apoiou esta organização conjunta da Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo de Setúbal e município de Reguengos de Monsaraz, cidade que durante dois dias foi capital do ciclismo amador, como assumiu José Calixto, autarca reguenguense: “Sem dúvida, temos alguma tradição recente na modalidade, quer com a Volta a Portugal do Futuro, quer com a Volta ao Alentejo, quer com a Volta a Portugal, que este ano regressará ao Alentejo com uma partida de Reguengos de Monsaraz em agosto e temos a melhor relação com a Federação Portuguesa de Ciclismo”.
Por outro lado, adiantou: “Achamos que esta é uma das formas de promovermos a nossa terra e vermos aqui mais de 200 atletas, 30 equipas, os dirigentes e as famílias, durante dois dias, naturalmente que é importante para nós e é importante para promovermos este desporto que é popular e que junta as pessoas na berma da estrada”.
Consequentemente, também, um bom ensaio para o regresso da Volta a Portugal no dia 6 de agosto, concordou o presidente do município: “Sim, queremos ter mais uma vez a cidade de Reguengos cheia de pessoas, como tivemos aqui em 2015 na final da Volta ao Alentejo em Bicicleta e no emblemático final de contrarrelógio no alto de Monsaraz. São momentos de que o ciclismo nacional e regional pode usufruir e nós temos todo o gosto em proporcionar e apoiar estes momentos. É algo que muito nos honra”.
Já no seio dos campeões, Manuel Caetanita regressou à sua terra natal com mais duas camisolas com as cores nacionais, referindo que “foi uma boa recompensa depois do azar que tive nesta época com uma queda que me afastou de algumas provas, ainda não estou totalmente recuperado, mas não podia deixar de tentar revalidar os meus títulos nacionais”.
Já Nuno Rodrigues, diretor desportivo da CB Almodôvar, confirmou que estes campeonatos foram “uma das nossas grandes apostas porque estão entre as grandes provas da época, revalidámos os títulos nacionais do Manuel Caetanita e o Dário também venceu o escalão master 30, foram três títulos nacionais, o Luís Gomes foi vice-campeão em master 50, lutámos pelas vitórias em todas as categorias, foi difícil, mas não foi por falta de ambição nem de empenho dos nossos atletas”.
Quanto à formação Peça-modovar/CD Almodôvar, Humberto Xavier “Tubarão”, um dos mais cotados corredores da equipa, ex-campeão nacional, revelou ter estado parado dois anos mas voltou “a pedido do senhor Henrique Revés da Peçamodovar, um grande homem que investe muito no ciclismo de masters”. E assumiu que nestes campeonatos “podia ter feito melhor, estou a trabalhar para regressar ao melhor nível porque o sofrimento está aqui, as capacidades também”. Considerou ainda que “a organização esteve fantástica, com muita segurança, com o controle de comissários”, concluindo com um voto de solidariedade para com todas as famílias vítimas da tragédia de Pedrógão Grande.


Campeões nacionais Contrarrelógio (17,7 quilómetros) – elites: Pedro Henriques (Vulcal). Master 30: André Filipe (A-do-Barbas). Master 40: Alberto Amaral (Ponte de Lima). Master 50: Vítor Lourenço (CC Sintra). Master 60: Manuel Caetanita (CB Almodôvar).
Estrada (161,1 quilómetros) – elites: Filipe Oliveira (Vulcal). Master 30: Dário Dias (CB Almodôvar/Swick Drilling). Master 35: Luís Lameira (Irmãos Leita/Bike Box). Master 40: Rui Rodrigues (Asfic). Master 45: Luís Machado (Boavista). Master 50: Vítor Lourenço (CC Sintra). Master 55: João Pinto (Boavista). Master 60: Benjamim Silva (Irmandade Bike Team). Master 65: Manuel Caetanita (CB Almodôvar/Swick Drilling).

Fonte: http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário