sexta-feira, 7 de julho de 2017

Seleção de Beja foi a melhor do Alentejo no 23.º Torneio Lopes da Silva


A seleção da Associação de Futebol de Beja terminou o 23.º Torneio Interassociações Sub/14 Lopes da Silva, disputado na cidade de Elvas, no décimo quarto lugar, entre as 22 seleções em competição.

Texto e fotos  Firmino Paixão

Nos cinco jogos disputados, a equipa do distrito de Beja venceu os primeiros dois: 2-0 a Angra do Heroísmo e 1-0 à Guarda, e perdeu os restantes três: 0-4 com Braga, 0-2 com Coimbra e 0-2 com Setúbal. A final do torneio foi disputada entre as seleções de Lisboa e Porto, com o triunfo a sorrir à formação da cidade invicta por 1-0. A seleção da AF Évora classificou-se no 19.º lugar, a de Portalegre na 21.ª posição, sendo que a representação sul alentejana, liderada por José Manuel Rações, acabou por ser a melhor da região.
Em tempo de balanço daquilo que foi a participação da AF Beja em mais uma edição do Torneio Lopes da Silva, o selecionador fez um curto preâmbulo para lembrar que: “Quando começámos a escolher estes jogadores andámos vendo as equipas, observando jogadores, para tentarmos fazer a melhor escolha possível, uma escolha à nossa imagem, aquilo que nós pretendíamos. Não foi muito fácil preparar esta equipa, identificámos dificuldades, mas o maior prazer que tive durante este período foi constatar a evolução dos miúdos”.
Rações também disse saber que, “ao princípio, não acreditavam muito em nós, nós próprios estávamos com algum receio, mas acho que o trabalho dos jogadores foi fantástico. Foi um trabalho de grupo, mas muito mais deles, porque foram miúdos fantásticos, com muita entrega e muita dedicação”.
Afastado o ceticismo inicial, e se voltasse atrás, Rações faria as mesmas escolhas: “Sim, até porque os jogadores sub/14 de primeiro ano não são assim tantos a jogar nas equipas de iniciados. O universo é muito limitado, por isso, teríamos as mesmas opções”. Não sendo a melhor nem a pior prestação de uma equipa de Beja no historial desta prova, a classificação acaba por satisfazer o selecionador, que deixou claro que: “Eu gosto de ganhar. Fui habituado a ganhar e tentei transmitir-lhes isso. Até um certo ponto as coisas deram algum resultado, depois, sabíamos que teríamos pela frente equipas difíceis. Ainda assim, a classificação que superou as expectativas iniciais mas, naturalmente, que gostaríamos de ter conseguido melhor”.
No início da preparação deste compromisso, Rações queixou-se de algumas carências de natureza tática com que os atletas chegavam às seleções. Terminada a prova confessou que: “Ver a forma como os miúdos evoluíram, a sua atitude e a criatividade tornou esta semana em que estivemos com eles algo fantástica”. Mas mantém a convicção de que: “Tem que se trabalhar mais e melhor a nível distrital, com maior intensidade, as grandes diferenças que existem para as outras equipas, além da qualidade técnica individual, são a agilidade, a entrega, a dinâmica. Essas são as diferenças mais evidentes entre as várias seleções. E os clubes têm que olhar para esses aspetos, porque não será com meia dúzia de treinos nas seleções que se conseguirão corrigir vícios que se apanham durante a época, embora saibamos que os campeonatos distritais, a este nível, não são muito competitivos”.
Com naturais ganhos em termos de vivência desportiva, a componente social também foi relevante e, nessa vertente, o treinador comentou que “entre o primeiro treino que fizemos e o último jogo do torneio eles evoluíram. Ficaram diferentes, a sua maneira de estar é diferente e penso que a nossa equipa técnica lhes deu uma boa ajuda em termos desportivos e sociais, e, sublinho, em termos comportamentais eles foram cinco estrelas”. Até porque, pouco ou nada terá faltado a esta equipa de trabalho: “Não faltou nada! A Associação de Futebol de Beja foi fantástica nesse apoio, com certeza que serão tiradas conclusões no sentido de ainda a melhorar em algumas coisas, mas não faltou nada aos jogadores, nem à equipa técnica e restante comitiva, embora se sinalize sempre um ou outro aspeto que será possível melhorar, mas esse é um trabalho que os dirigentes levarão a cabo”, concluiu José Manuel Rações.


Seleção sub/14 AF Beja: Despertar (9): Afonso Candeias, Afonso Vaz, Bruno Santos, Filipe Ildefonso, Francisco Capa, João Laureano, Rodrigo Rodeia, Simão Romão e Tomás Cavaco; Serpa (1): Guilherme Ramos; Moura (2): David Franco e Tomás Martins; Sporting Cuba (3): Duarte Serrano, Rodrigo Casaca e Sérgio Bolotinha; Odemirense (2): Daniel Gabriel e Tomás Marques; Ferreirense (1) Ricardo do Ó. Equipa técnica: José Manuel Rações e Tiago Morgado (adjunto).

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário