sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O Campeonato Nacional de Juniores abre com o Milfontes em Pinhal Novo: O foco na formação


Comprometida com o sucesso alcançado, na época passada, no Campeonato Nacional de Juniores (2.ª Divisão), a equipa do Praia de Milfontes já vem preparando os novos desafios com elevada motivação.

Texto e foto Firmino Paixão

João Carlos Gameiro, treinador dos Juniores do Clube Desportivo Praia de Milfontes, sabe que, à medida que a equipa vai melhorando a sua prestação, as pessoas também exigirão mais e melhor, aliás, confessa mesmo que: “Nós próprios, equipa técnica e jogadores, também exigimos cada vez mais do nosso trabalho”. O treinador lembrou mesmo que “a época passada foi fantástica, talvez o momento mais alto da história do Praia de Milfontes até ao presente”.


A expectativa para o próximo campeonato é elevada?Sim, as melhores possíveis, sabendo que tivemos algumas baixas de jogadores que subiram a seniores, porque eram juniores de segundo ano, mas temos um bom grupo e, apesar de termos poucos jogadores, tentaremos fazer o melhor possível, pelo menos, tentar repetir o que fizemos na última época.


Provavelmente ainda terão atletas em férias, embora estejamos em presença de um clube do litoral?O nosso problema não é tanto devido a férias, o problema é que muitos destes miúdos já trabalham, têm ocupações sazonais que são típicas do período de verão. Essa é a maior dificuldade de pré-epoca, por isso temos trabalhado com menos jogadores. É complicado, há muitos que não têm podido treinar, realmente a época começa muito cedo, mas tem mesmo que ser assim, não há nada a fazer.


Conseguiu reforçar o plantel ou nem por isso?Temos poucos reforços, nós já tínhamos basicamente os melhores jogadores da nossa região, é muito difícil garantirmos outros reforços que não sejam jogadores da terra ou das zonas limítrofes. Temos três ou quatro novos jogadores, neste momento não conseguimos ter mais.


Sendo a única equipa do distrito nesta competição, estão limitados ao nível da realização de jogos treino…É um facto, não temos aqui na região nenhuma equipa que comece a trabalhar tão cedo e isso limita-nos muito e impede que iniciemos a época com os nossos índices competitivos próximo do desejado. Os primeiros jogos da época, que ainda deveriam ser de preparação, serão já em plena competição.


Terão os olhos postos na manutenção?A nossa meta é, claramente, a manutenção, mas o que pretendemos é que estes jogadores compitam no campeonato nacional. O principal objetivo é que eles passem por esta vivência, porque jogar um jogo no nacional equivale a jogar muitos num campeonato distrital.


Espera encontrar muitas dificuldades?Na verdade, neste ano o campeonato será ainda mais difícil, até porque o campeão distrital de Beja, o Aljustrelense, não quis ir ao campeonato nacional; o campeão distrital de Évora, o Calipolense, de Vila Viçosa, foi para a série de cima; e desceram equipas de Lisboa que vieram da 1.ª Divisão, portanto, será uma prova extremamente difícil.
Lamenta que o distrito de Beja não tenha outro representante na prova, nomeadamente o campeão distrital na época passada?
É triste, mas é um espelho daquilo que tem sido o nosso futebol distrital. Os clubes não conseguem criar condições para competir a nível distrital, quanto mais num campeonato nacional. Mas também já me apercebi que os clubes preferem disputar um campeonato distrital a ganhar com regularidade, do que competirem no nacional sem ganhar tantas vezes, mas melhorando a qualidade dos jogadores e promovendo as suas terras.


O Milfontes tem um historial recente na área da formação mas já colocou as equipas de juvenis e juniores em campeonatos nacionais…A direção do clube tem apostado o máximo possível nessa área. Procuramos formar bons jogadores, no sentido de possuirmos uma base de formação boa, até para podermos alimentar a nossa equipa sénior porque, afinal, o que se pretende é que estes miúdos cheguem a seniores e possam representar melhor o clube no campeonato distrital, com o objetivo de chegarmos um dia ao campeonato nacional de seniores.


Seria desejável que o primeiro fosse em Milfontes, mas abrem o campeonato no Pinhal Novo?Se pudéssemos jogaríamos todos os jogos em casa, mas tal não é possível. No ano passado fomos quatro vezes ao terreno do Pinhalnovense e ganhámos em três ocasiões. O que ficou para trás não nos dará pontos nesta época, será difícil, mas vamos com a confiança de fazermos o melhor possível. Se não confiarmos em nós próprios não conseguiremos transmitir esse sentimento aos outros, se formos confiantes teremos mais hipóteses de as coisas nos correrem melhor.


Plantel do Praia de Milfontes

Guarda-redes: Francisco Pacheco e Tiago Lança; defesas: Ricardo Alves, Leonardo Silva (ex-Renascente), Marcos Gonçalves, João Alfeirão, Diogo Pereira (juvenil), Tago Raposo e Vítor Fragoso; médios: Tomás Rosa, Tomás Fortuna, Marlon Victor, André Viana, Lindionson Silva (juvenil) e Paulo Alfeirão (juvenil); avançados: Alexandre Portela, David Custódio, António Martins (ex-Renascente) e António Guerreiro. Equipa técnica: João Gameiro, Carlos Viana (adjunto) e Leonel Nené (treinador guarda-redes). 

Fonte: http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário