quinta-feira, 19 de outubro de 2017

FPF apoia projeto de saúde mental para futebolistas

Institucional
Parceria com Sindicato dos Jogadores e Sociedade Portuguesa de Psicologia no Desporto visa salvaguardar a condição psicológica dos jogadores.
O Museu do Desporto, em Lisboa, recebeu esta quinta-feira a apresentação de um projeto de prevenção da saúde mental dos futebolistas portugueses.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e a Sociedade Portuguesa de Psicologia no Desporto (SPPD), que uniram esforços para ajudar os futebolistas a cuidarem da sua saúde mental, que pode ser afetada por diversos acontecimentos em consequência da carreira.
Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, explicou a origem desta ideia: "Estamos muito atentos aos problemas que afetam os jogadores. Daí o facto de já termos feito diversas parcerias com outras entidades. Precisamos de estabelecer um plano para a saúde mental do jogador", referiu.
Para o responsável máximo do Sindicato, esta iniciativa pode contribuir para que os jogadores de futebol tenham uma abordagem diferente a problemas do foro mental causados por situações como finais abruptos de carreira, desemprego, salários em atraso, problemas de relacionamento com dirigentes e treinadores, divórcios litigiosos e muitas outras questões: "Os jogadores têm tendência para se isolarem, sentem vergonha em revelar os seus problemas. Acabam por cair no isolamento e, em muitos casos, nem interagem com os familiares e amigos mais chegados."
Bernardo Tengarrinha, antigo médio de FC Porto, Benfica (representou ambos os clubes nos escalões de formação), Estrela da Amadora ou Boavista, é o embaixador deste projeto. O ex-futebolista aceitou dar a cara por esta causa depois de lhe ter sido diagnosticado linfoma de Hodgkin (doença com sintomas parecidos aos da leucemia): "Sinto-me orgulhoso por fazer parte deste projeto e de integrar a família do Sindicato de Jogadores. A partir de agora os jogadores têm um canal próprio dentro do Sindicato onde podem relatar os seus problemas mentais, contando com técnicos especializados que os podem ajudar."
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário