sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Vasco da Gama e Moura foram eliminados da Taça por equipas da 1.ª Liga


Mas são histórias diferentes, que apenas têm em comum o afastamento dos dois conjuntos sul alentejanos da Taça de Portugal 2017/18. O Vasco da Gama de Vidigueira foi goleado pelo Vitória de Guimarães e o Moura perdeu com o Portimonense no desempate em grandes penalidades.

Texto e fotos Firmino Paixão

O importante foi a imagem muito positiva que ficou do futebol alentejano e das equipas que nos representam. Primeiro, em Vidigueira, pelo atrevimento da equipa orientada por Hugo Relíquias que, enquanto teve pernas, deu muito boa conta de si. Sofreu dois golos cedo, mercê de alguma falta de concentração no reduto defensivo e, já a perder por três a zero, viu Pázinho marcar o ponto de honra. Nos últimos minutos da primeira parte a equipa alentejana teve duas oportunidades em que podia ter marcado e chegado à igualdade. Não conseguiu e, no segundo período, quando as forças já lhe iam faltando, deixou os vimaranenses avolumarem o resultado. O Vasco da Gama não merecia tamanho castigo, saiu da Taça de Portugal com muita dignidade, pela coragem com que enfrentou o adversário, pela persistência com que puxou o jogo para o seu próprio campo e até na forma galharda e hospitaleira como recebeu os seus ilustres visitantes. E, queiramos ou não, isso fica na história do futebol alentejano. 
O Estádio do Moura voltou a ser palco de uma grande tarde desportiva, com a equipa local a obrigar um adversário, de patamar mais elevado, a jogar um prolongamento e a decidir a eliminatória na lotaria das grandes penalidades. A eliminatória esteve nas mãos, e nos pés, do guardião Igor Landim, e foi ele, um dos heróis do jogo, que deitou tudo a perder falhando a grande penalidade decisiva que lhe coube marcar, quando já tinha defendido um penalti que abria o caminho da vitória à sua equipa. Com estes resultados, e com a derrota do Lusitano de Évora perante o FC Porto, o Alentejo ficou sem clubes na Taça de Portugal. Para memória futura, porque é assim que se escreve a história, ficam também os intérpretes dos dois jogos, que tiveram assistências em redor dos retângulos de jogo, como há muito não se viam.


Campeonato de Portugal
O Campeonato de Portugal está de regresso, no domingo, para cumprir a sétima jornada, ronda que levará as duas equipas sul alentejanas para longe dos seus redutos. O castrense sobe até Marvila para defrontar a formação do Oriental, segundo classificado, com 14 pontos, menos um do que o líder Farense. O Moura descerá para o Algarve para jogar com o Olhanense, atual terceiro classificado da prova, a dois pontos do vizinho Farense. Um fim de semana difícil para ambos.

Fonte: http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário