sexta-feira, 18 de maio de 2018

Fernando Santos: "Tenho confiança absoluta neste plantel"

Seleção A
Fernando Santos admitiu dificuldade nas escolhas para o Mundial e disse que é altura para começarmos a falar no "nós" em vez do "eu".
Foram divulgados, esta quinta-feira na Cidade do Futebol, em conferência de imprensa, os 23 convocados para o Mundial-2018
A Equipa das Quinas irá arrancar o estágio na tarde da próxima terça-feira, com um treino agendado para a Cidade do Futebol.
Fernando Santos, Selecionador Nacional, em discurso direto: 
"Não há nenhum português que não tenha ficado incrédulo com tudo o que aconteceu e que foi inqualificável. Estava no carro, comecei a ouvir o rádio e de imediato a minha reação foi ligar ao meu colega e amigo Jorge Jesus para expressar pessoalmente o meu repúdio pelo que lhe aconteceu e a todos os outros. É um ato inqualificável. Foi tão grave que as palavras e adjetivos seriam poucos para qualificar o que aconteceu."
"Tenho a certeza que os meus jogadores, no dia em que chegarem, estarão só concentrados na Seleção Nacional. Conhecemo-los e sei como sentem a seleção. Não haverá reflexos desta situação."
"Foi tão difícil escolher para o Mundial como foi para o Europeu. Nessa altura também foi extremamente difícil. Definir um leque de 50 jogadores é muito mais fácil. Depois quando começamos a cortar, a filtrar, é mais complicado. Deu-me muitas dores de cabeça e as últimas semanas foram de trabalho intenso. Só finalizámos a lista há duas horas. Temos de ter em conta a filosofia de jogo e a competição onde vamos jogar – muto rápida e com jogos constantes. Sou eu que tenho de tomar a decisão mas do ponto de vista humano é muito difícil deixar de fora os jogadores que foram ao euro 2016 (Selecinador Nacional nomeia todos os que ficaram de fora). Mesmo os que ajudaram na fase de apuramento nas eliminatórias e que também não estão. Humanamente é sempre difícil. Também há jogadores que não estiveram no Euro nem na qualificação para o Mundial que também mereciam estar aqui. A escolha foi esta e agora o mais importante do que falar no eu, nos nomes individuais, é falar em nós. Foi a falar no “nós” que ganhámos o Campeonato da Europa."
"Depende do que entende que é a posição seis e a posição oito. Portugal raramente joga com um seis. Não é essa a nossa matriz jogar como um seis tradicional, nem foi no euro. Não é normal o que não quer dizer que não o faça. De qualquer forma tenho outros jogadores que dão garantias absolutas para essa posição."
"Seguramente é difícil não levar Éder ou não levar Nani e esses jogadores que escreveram uma página tão brilhante do futebol português. Tenho de levar os que melhor compõem o puzzle, porque é disso que se trata. Foi a isso que me procurei cingir e não tanto a questões de gosto ou amizade pessoal.
"Em relação ao Fábio Coentrão apraz-me registar a forma como atempadamente me comunicou a sua decisão. Não se excluiu da Seleção Nacional, antes pelo contrário, e apraz-me registar a elegância que demonstrou perante os Selecionador Nacional. Já o Raphael Guerreiro é um jogador que tem toda a qualidade para a Seleção Nacional e a verdade é que nos últimos tempos esteve lesionado. A minha equipa técnica monitoriza os jogadores e chegámos a conclusão, com grau de probabilidade muito forte, que está em condições ótimas. Se não fosse assim não estaria. Pode acontecer alguma coisa (bate com os nós da mão na madeira) mas podem ter a certeza que foi muito bem estudado."
"Não é possível dizer se o plantel é mais forte do que o do Euro. Tenho confiança absoluta neste plantel como tinha no outro. Mas Portugal em cem anos nunca ganhou nada. Foi aquele que ganhou. Não seria justo de maneira nenhuma não reconhecer a qualidade dos jogadores desse plantel. Agora se me perguntarem digo que tenho a mesma confiança nos dois grupos."
"Mais importante do que o aspeto físico é os jogadores estarem frescos mentalmente. É isso que vamos procurar fazer com todos. Se assim for, vão responder melhor até fisicamente."
"Tenho grande respeito pelo André Gomes. Os jogadores são todos como meus filhos mas não posso ter filhos e enteados. Não ligo muito aos clubes de onde vêm porque se ligasse a isso estava a incorrer num erro. Ligo ao que eu penso que eles podem dar."
"É um encontro entre um favorito (Espanha) e um candidato (Portugal). Vai ser um grande jogo e acredito que o candidato vai jogar. Espanha é uma equipa fortíssima mas não são só eles. Vamos ter Marrocos e Irão que, na minha opinião, são as melhores seleções dos seus continentes. É uma fase inicial de grupos muito difícil mas acredito que vamos resolver os problemas e seguir em frente."
"Contamos com o apoio do nosso publico e considero isso muito importante. Temos estado a falar desta mancha que paira no ar nos últimos dias mas tenho a certeza que, por outro lado, mais uma vez, vai ser muito importante o apoio do povo. Sei que o vai fazer e que está connosco. Gostava que já em Braga e no Estádio da Luz esteja connosco. Da nossa parte, podem esperar uma determinação total e a vontade de levar alto o nome de Portugal"
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário