quarta-feira, 9 de maio de 2018

Rui Bento: "Tentaremos ser melhores"

Seleção Sub-17
Apesar de Portugal ter a hipótese de jogar com dois resultados frente à Suécia, o Treinador Nacional quer a equipa a pensar exclusivamente na vitória.Para ver e ouvir no site da fpf.pt
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE COM O PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-17
FOTOGALERIA
Mentalidade vencedora. A mensagem da equipa técnica nacional aos jogadores que representam Portugal no Europeu sub-17 não se altera antes da última jornada da fase de grupos. 
O Treinador Nacional Rui Bento falou fpf.pt após o treino desta quarta-feira e frisou que não quer os seus jogadores a pensar no empate como via para os quartos de final: "No contexto formativo, não é bom andar aos ziguezagues. Não podemos ter uma mensagem de ambição, de competência, para depois retrairmos a equipa dizendo uma coisa diferente. Sabemos que este é um jogo importante porque podemos concretizar um objetivo e há que encará-lo dessa forma. Quando entramos em campo, tentamos ser melhores que os adversários e é isso que vamos tentar fazer novamente", referiu.
A Suécia merece todo o respeito do técnico português: "É uma equipa forte e tem uma ideia de jogo muito própria. Optam diversas vezes jogar direto para os avançados, sem grande participação do meio-campo. É um estilo que apela à procura dos espaços, à velocidade dos pontas de lança e ao suporte - aí sim - dos médios nas 'segundas bolas'. Não será, no entanto, um jogo parecido com o da Noruega porque há diferenças significativas em termos estruturais: a Suécia joga com quatro defesas e os noruegueses apresentaram cinco", salientou.
Apesar do primeiro lugar no grupo B dar algum conforto para o encontro da última jornada, Rui Bento tem alertado os seus jogadores para o facto de faltar ainda um obstáculo para que a passagem à próxima fase do Campeonato da Europa seja uma realidade: "Se estivermos a pensar no que aconteceu no passado ou no que vai acontecer no futuro, não vivemos o presente como tem de ser vivido: com intensidade, como um momento único. Os jogadores têm de estar focados desde o primeiro ao último minuto de jogo."
Na opinião do técnico, português, os jovens internacionais têm mostrado equilíbrio emocional após o triunfo com a Eslovénia: "Eles têm de encarar os jogos com naturalidade. Não podem entrar em desespero quando as coisas correm mal, nem em euforia quando correm bem. Há um equilírio que se deve procurar e conhecer. Tentamos sempre prepará-los para isto."
A experiência como jogador de seleção tem sido útil neste Europeu, admitiu Rui Bento: "Não tenho pensado muito no passado, mas penso as vivências neste tipo de competições ajudam-me a perceber o que sentem os jogadores, o que lhes vai na alma. A envolvência de uma prova deste género é completamente diferente hoje em dia, mas a vontade de ganhar das equipas é a mesma", concluiu.
O Suécia-Portugal está marcado para esta quinta-feira, pelas 13h00, no Burton Albion FC Stadium (Burton upon Trent).
Clique aqui para conferir todos os resultados e as classificações gerais dos grupos do Europeu sub-17.
Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: João Monteiro (SL Benfica) e Gonçalo Tabuaço (Vitória SC)
Defesas: Francisco Saldanha (SL Benfica), João Ferreira (SL Benfica), Levi Faustino (FC Porto), Rafael Brito (SL Benfica), Tiago Matos (FC Porto) e Tomás Tavares (SL Benfica)
Médios: Bernardo Silva (SL Benfica), Gonçalo Ramos (SL Benfica), Henrique Jocu (SL Benfica), Nuno Cunha (SL Benfica), Rodrigo Fernandes (Sporting CP) e Rodrigo Valente (FC Porto)
Avançados: Eduardo Ribeiro (SC Braga), Fábio Silva (FC Porto), Félix Correia (Sporting CP), Henrique Pereira (SL Benfica), Jair Tavares (SL Benfica) e Umaro Embaló (SL Benfica)
CLIQUE AQUI PARA ACEDER AO MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES DOS JOGADORES CONVOCADOS
A fase de grupos do Europeu sub-17 vai decorrer até ao dia 11 de maio, sendo que passam aos quartos de final da prova os dois primeiros classificados de cada grupo. Caso garanta a qualificação, a Seleção Nacional vai enfrentar garantidamente uma equipa do grupo A, que inclui as equipas da Inglaterra, da Suíça, da Itália e de Israel.
HISTÓRICO COM A SUÉCIA
CALENDÁRIO DO EUROPEU
A Equipa das Quinas esteve isenta do I Torneio de Apuramento para este Europeu, tendo somado na Ronda de Elite duas vitórias (2-1 à Eslováquia e 2-0 à Finlândia) e um empate (1-1 frente à Suíça).
Portugal tem duas vitórias em Europeus sub-17 (2003 e 2016), às quais se juntam mais quatro quando a prova ainda era direcionada para seleções sub-16 (1989, 1995, 1996 e 2000).
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário