segunda-feira, 31 de março de 2014

Mineiro 1 | Serpa 0

Jogo muito disputado com desfecho justo
(21ª Jornada Campeonato Distrital AF Beja - 30-03-2014)
Jogo que teve duas partes muito distintas, uma primeira em que o Mineiro foi dominador e senhor do jogo pese embora ter tido poucas oportunidades de golo, e uma segunda num jogo mais equilibrado mas com os tricolores a estarem sempre por cima do jogo e com várias oportunidades para dilatar mais o resultado. Uma vitória muito difícil contra uma equipa aguerrida que tornou o jogo muito complicado e que nem sempre foi muito bem jogado. O Mineiro alcançou mais uma importante vitória depois de uma derrota e a antecipar no próximo domingo um jogo muito complicado fora de casa frente à equipa do Milfontes, mas como tem sido habitual, contando com o apoio dos nossos sócios e adeptos com toda a certeza que a vitória estará mais perto de ser alcançada.
VIVA O MINEIRO.

Lances de Perigo:
6m – Canto na esquerda e depois de um ressalto Marcos a cabecear ligeiramente por cima.
21m – Remate de fora da área batido forte por Carlos Estebainha para defesa apertada de Marcos.
31m - GOLO – Cruzamento longo para a área com o guarda redes e um defensor a desentenderem-se acabando por chocar os dois embrulhando-se com a bola em cima da linha de golo e o esférico a sobrar para Carlos Estebainha que empurrou para o único golo do jogo.
34m – Cruzamento rasteiro para o remate de Bruno Conduto que proporciona uma defesa apertada ao guarda redes Marcos.
37m – Perda de bola de Adão perto da área do Mineiro com o Serpa a delinear um ataque rápido e com um passe para as costas da defesa Vilão a ficar isolado e à
saída de Fábio Reis a rematar ligeiramente ao lado.
40m – Subst. – Sai Duarte entra Lobo no Serpa.
42m – Livre direto batido por Carlos Estebainha e Adão ao segundo porte a cabecear à barra.
43m – Adão a ganhar na área e a fazer o passe atrasdo para o remate em excelente posição de Carlos Estebainha que sai por cima.
47m – Grande jogada de ataque do Mineiro com Adão e Rui Pepe a fazerem a tabelinha e Adão a ficar isolado rematando forte ao poste esquerdo da baliza do Serpa.
50m – Passe atrasado para o remate de Carregar muito por cima.
57m – Boa jogada de Nuno Martins pela esquerda ganhando a linha de fundo e fazendo o passe para o remate de Bruno Conduto cruzado e rasteiro ligeiramente ao lado.
58m - Subst. – Sai Diogo entra Bruno Macarrão no Serpa.
65m - Subst. – Sai Rui Pepe entra Nelson Raposo no Mineiro.
73m – Subst. – Sai Adão entra Diamantino no Mineiro.
83m – Passe para a dentro da área para Nelson Raposo que foi agarrado pelo pescoço por Semedo e o árbitro assinalou fora, seria grande penalidade em vez de livre, mas Semedo teria sempre que ver o segundo cartão amarelo e a respetiva ordem de expulsão.
84m – Na sequência do livre Carlos Estebainha a rematar muito colocado mas Semedo a desviar de cabeça para canto.
85m – Subst. – Sai Bruno Conduto entra Tiago Lopes no Mineiro.
87m – Canto batido por Nelson Raposo e Marcos a saltar mais alto cabeceando ligeiramente ao lado.
90m – Subst. – Sai Rebocho entra Adriano no Serpa.
90+1m – Jogada rápida de Nuno Martins pela esquerda com 3 jogadores do Mineiro para apenas um do Serpa com o passe a sair para Nelson Raposo mas a ser interceptado por um defensor.

Árbitro: Dinis Gorjão – A. F. Beja
Auxiliares: Jorge Aniceto e Luís Lameira
Uma arbitragem que foi bem positiva até ao lance que aconteceu aos 83m, quando Nelson Raposo foi agarrado dentro da área pelo pescoço por Semedo e o árbitro assinalou fora, seria grande penalidade em vez de livre, mas Semedo teria sempre que ver o segundo cartão amarelo e a respetiva ordem de expulsão. Um lance perto do final que acaba por manchar toda uma atuação bem positiva.

Mineiro Aljustrelense
Fábio Reis; Rui Pirralho; Marcos; Nuno Alves; Nuno Martins; Paulo Serrão; Carlos Estebainha (cap); Bruno Conduto (Tiago Lopes, 85'); João Nabor; Adão (Diamantino, 73'); Rui Pepe (Nelson Raposo, 65’).
Treinador: Vitor Rodrigues
Suplentes não utilizados: Miguel Cruz; Williams; Daniel Correia; Bruno Álvaro.
Disciplina:
Cartões Amarelos: João Nabor, 76'.
Cartões Vermelhos: nada a assinalar
Golos: Carlos Estebainha, 31' [1-0].

Futebol Clube de Serpa
Marcos; Duarte (Lobo, 40’); Graça; Carlos; Rebocho (Adriano, 90’); Diogo (Bruno Macarrão, 58’); Cristiano; Semedo; João Vilão (cap); Rui Oca; Carrega.
Treinador: Paulo Paixão
Suplentes não utilizados: David; Zé Fernando; Carlos Montes; João Diogo.
Disciplina:
Cartões Amarelos: Duarte, 28’; Rebocho, 42’; Semedo, 81’.
Cartões Vermelhos: nada a assinalar
Golos: nada a assinalar
Fonte:  http://www.mineiroaljustrelense.com

Líder Mineiro Aljustrelense vence pela margem mínima

O Mineiro Aljustrelense continua tranquilo na frente do campeonato distrital da 1ª divisão, depois deste domingo, 30, ter derrotado o FC Serpa por uma bola a zero.
A vitória do líder foi um dos destaques da 21ª jornada do “Distritalão”, marcada igualmente pela vitória suada do Vasco da Gama na Cabeça Gorda (2-3) e pelo triunfo folgado do FC Castrense diante do Sp. Cuba (4-0).
Nos restantes jogos, destaque para a vitória do Odemirense no terreno do Rosairense (1-2) e para a goleada imposta pelo Guadiana ao FC São Marcos (4-0).

1ª DIVISÃO DISTRITAL
JORNADA 21 – RESULTADOS

Rosairense 1-2 Odemirense
Aljustrelense 1-0 FC Serpa
Aldenovense 1-3 Milfontes
Guadiana 4-0 FC São Marcos
FC Castrense 4-0 Sp. Cuba
Bairro da Conceição 2-4 Piense
Cabeça Gorda 2-3 Vasco da Gama

CLASSIFICAÇÃO
1º - Aljustrelense, 57 pontos
2º - Vasco da Gama, 48
3º - FC Castrense, 45


A nível nacional, o domingo foi de "dérbi", com o Almodôvar a perder em casa com o Moura AC (0-2) em partida da sétima jornada da Série H da fase de manutenção do Campeonato Nacional de Seniores.
Na classificação, os mourenses são segundos com 27 pontos (os mesmos que o líder U. Montemor), enquanto os almodovarenses ocupam a última posição com apenas sete pontos.
Fonte: http://www.correioalentejo.com/

"Um Pequeno Arranhão"

Foto do jogo realizado ontem em Amoreiras Gare onde a formação da casa foi goleada por 6 bolas a uma frente ao GDR Luzianes Gare.
Fica o registo de um lance ... duro!


Resultados do Fim-de-Semana / 29 e 30 de Março de 2014!

  • Sanjoanense 0 Vs Desportivo da Sete 2 (Raúl 2)
Árbitro: Orlando Caracol

  • GD Amoreiras Gare 1 Vs GDR Luzianes Gare 6 (? ; Luca, Hélio 2, William, Bruno Ribeiro e Fábio)
Árbitro: Francisco Pereira

  • CCDR Salvadense 0 Vs ACD Penedo Gordo 0
Árbitro: Marcelino Silva

  • AC Cuba 5 Vs GD Mombeja 1

  • Vale Figueirense 4 Vs CCDR Santa Vitória 1

  • GDR Faro do Alentejo 3 Vs CC Vale D´Oca 2
Árbitro: José Pinto

  • ACD Santa Clara a Nova 1 Vs Serrano FC 2 
Árbitro: Hélder do Carmo

  • Leal Soneguense 4 Vs SLA Longueira 1 (Dércio, Malan, Rui e Tavares ; Louzeiro)
Árbitro: João Borges

  • CP Santa Luzia 2 Vs Pereirense FC 1 (Leandro 2 ; ?)





Feminina Sub-19: Honrar o país

A cumprir o segundo estágio de quinas ao peito, Raquel Videira está disposta a fazer tudo para merecer a oportunidade de representar as Sub-19 lusas.
Futebol Fem. - Sub-19
A luso-descendente, que faz questão de explicar que a opção de representar Portugal foi "fácil e rápida", teve oportunidade de jogar pela formação suíça durante três anos, tendo escolhido mais tarde "as cores do coração".

Nesta segunda chamada à Equipa das Quinas, Raquel Videira diz estar completamente adaptada, graças ao esforço feito pelos treinadores e pelas colegas de equipa. "Estou cá há pouco tempo, mas fui muito bem recebida e todas as pessoas tentam ajudar-me. À medida que os treinos passam, sinto-me mais confortável, graças à ajuda dos professores, mas sei que ainda há muito para aprender. Estou habituada a um tipo de jogo diferente, na Alemanha - onde alinha pelo FFC 08 Niederkirchen - o jogo é mais físico, muito rápido, e aqui a técnica é mais trabalhada, por isso ao início foi complicado, mas tenho tido o apoio das minhas colegas e tenho dado o meu melhor para me adaptar."

Sabendo que muitas eram as jogadoras que ambicionavam ser chamadas à Seleção Nacional, sobretudo numa fase tão determinante para as aspirações lusas, a médio portuguesa garante que tudo fará para representar Portugal pela primeira vez. "No primeiro estágio a que fui chamada vieram muitas jogadoras que mereciam estar cá, porque também têm qualidade, por isso sinto-me muito orgulhosa por ter sido chamada para o grupo final. Estou a adaptar-me a uma nova posição, à de médio-centro quando normalmente jogava a lateral, mas agora já não me sinto tão perdida como no início e penso que os treinadores viram em mim mais potencialidades e decidiram voltar a chamar-me. Agora, gostava de ter a oportunidade de jogar, de ajudar a minha equipa como me têm ajudado nestes primeiros tempos e ter a oportunidade de honrar o país."

Sem margem para erro, Raquel Videira acredita que as Sub-19 lusas serão capazes de se superarem neste torneio de elite, que arranca já no próximo sábado. "A equipa tem trabalhado de forma coesa e muito concentrada. Acredito que estamos a preparar bem os jogos que se aproximam, mas não podemos prever o futuro e saber o que vai acontecer. A única coisa que sabemos é que não podemos errar, por isso acredito que todas as jogadoras quererão dar o máximo e vão colocar tudo em campo para dignificar Portugal."
Fonte: FPF.PT

Um século de futebol em Portugal

No dia em que a FPF completou cem anos, Fernando Gomes anunciou o programa de comemorações que marcarão os próximos 365 dias.
Centenário
A Federação Portuguesa de Futebol apresentou, esta segunda-feira, o programa de comemorações do seu centenário, que se assinala precisamente hoje.

Numa cerimónia que decorreu no Auditório Manuel Quaresma na sede do organismo e que ficou marcada pela emoção, Fernando Gomes não escondeu o privilégio que sente por presidir à FPF num momento tão importante como o da comemoração de um século de história da instituição.

As suas primeiras palavras foram de agradecimento. Primeiro, aos membros da Comissão Organizadora do Centenário, os presidentes das Associações de Futebol de Lisboa, Porto e Portalegre (as fundadoras da FPF), Leiria e Beja, além do advogado, Fernando Seara, do professor e historiador, Ricardo Serrado, do presidente do Conselho Fiscal, Ernesto Ferreira da Silva, do treinador, Jesualdo Ferreira, e do ex-internacional, Vítor Baía – “que merece todos os bons adjetivos e que quero - muito -reconciliar com esta casa” –, por terem abraçado o desafio.

Depois, aos funcionários da FPF e aos parceiros do organismo, a Sagres, o Continente, a MEO, a Samsung e, em particular, à RTP.

Fernando Gomes sublinhou, ainda, a honra que o Presidente da República concedeu à FPF, ao presidir às iniciativas relacionadas com os cem anos da Federação.

As comemorações do Centenário da FPF, “que é de todos aqueles que gostam muito de Futebol”, arrancam já hoje, com a celebração de uma missa na Sé de Lisboa, por parte do Patriarca D. Manuel Clemente, pelas 19h00, em memória de todos os que já partiram e que merecem um lugar na história da FPF. Após a missa, terá lugar um jantar que juntará no Museu do Desporto a família atual da Federação: sócios, delegados e órgãos sociais.

Mas há muito, muito mais para viver ao longo dos próximos 365 dias.

Março 2014
RELANÇAMENTO DE IMAGENS DE MARCA
Todas as Seleções Nacionais e todas as competições organizadas pela FPF têm a partir de agora uma nova imagem.

Abril 2014/março 2015
JOGO DO SÉCULO
Entre abril e novembro deste ano 20 jogos de futebol informal vão ser observados e um jogador de cada uma destas partidas será convocado para o “Jogo do Século”, a disputar em março de 2015.

Abril 2014
MASCOTE OFICIAL DAS SELEÇÕES
Momento de aproximação aos adeptos mais jovens, que nos dois últimos anos têm ajudado a encher os estádios onde jogam as seleções de Portugal.

Maio 2014
DOIDOS POR FUTEBOL
Concurso televisivo, na RTP, sobre futebol. O programa, a emitir em horário nobre, promoverá a interatividade entre o estúdio e os espectadores e terá prémios aliciantes.

Maio 2014
75 ANOS DA TAÇA DE PORTUGAL
Passam 75 anos desde a primeira final da Taça de Portugal. Este importante marco histórico será assinalado na transmissão televisiva da RTP com a emissão de alguns minutos do seu início a preto e branco, relembrando os tempos em que assim se via televisão em Portugal.

Maio 2014
JANTAR DO CENTENÁRIO E FINAIS DA LIGA DOS CAMPEÕES
A realização das finais da Liga dos Campeões em Lisboa – masculina na Luz e feminina no Restelo – cria o contexto ideal para a realização do grande jantar comemorativo do Centenário da FPF, especialmente vocacionado para a presença das restantes federações europeias e presidia por Michel Platini, presidente da UEFA. A organização da “Champions” será um enorme desafio, envolvendo a colaboração de seis mil pessoas

Maio 2014
JOGO DO CENTENÁRIO NO JAMOR
O Portugal-Grécia de 31 de maio, último jogo de preparação da Seleção Nacional A, em território português, para o Campeonato do Mundo FIFA 2014, no Brasil, foi eleito como Jogo do Centenário neste ano especial de comemorações. Levar o jogo para o Estádio Nacional é uma decisão histórica e que constituirá, também, um momento de profunda homenagem a Eusébio da Silva Ferreira.

Setembro a novembro 2014
CICLO DE CONFERÊNCIAS
“Um Século de História” é o mote para um ciclo de conferências a realizar pela FPF em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Vários temas estarão em análise, nomeadamente saúde, aspetos legais, liderança, formação de jogadores, estádios e identidades.

Outubro 2014
NOVA EDIÇÃO DA “HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS”
Uma obra de referência sobre o futebol português, com a chancela científica que justifica esta reedição. Os dois volumes coordenados por Ricardo Serrado e lançados em 2010 serão objeto de uma reedição especial do Centenário da FPF. O segundo, que diz respeito à história desde o 25 de abril de 1974 até aos nossos dias, será objeto de atualização.

Novembro 2014
CONGRESSO
Serão dois dias e meio de intervenções marcantes de oradores nacionais e internacionais. Serão percorridos temas vitais como a base de recrutamento das seleções, as áreas do treino, a medicina no futebol e tantos outros. Será um dos legados do centenário que passará a realizar-se a cada dois anos.

Novembro 2014
GALA QUINAS DE OURO
Uma celebração da história da Federação e do futebol português. Destaque para a primeira edição dos Prémios Quinas de Ouro, que passarão a ser atribuídos anualmente pela FPF às personalidades ou conjuntos de personalidades que mais destacarem em cada época desportiva.

Janeiro 2015
CIDADE DO FUTEBOL
Projecto do Centenário que a FPF quer fazer abrir portas em Abril de 2016, pronto a utilizar pelas nossas seleções. A FPF acredita que o Jamor, mais do que um espaço de memória, será, em breve, o espaço por excelência de preparação do nosso futuro e do futuro dos nossos atletas.
Fonte: FpF.Pt

Sub-17: Fecho de ouro

Os comandados de Emílio Peixe disputaram, esta segunda-feira, o derradeiro encontro da Ronda de Elite, tendo vencido a Islândia por 3-0. Em três jogos, três vitórias, nove golos apontados e nenhum sofrido, e, acima de tudo, com o apuramento para a fase final garantido.
Futebol Sub-17
A Seleção Nacional sub-17 entrou em campo determinada a acabar a Ronda de Elite com brilho e ameaçou a baliza da Islândia logo aos cinco inutos, através de um cabeceamento do ponta-de-lança Hugo Neto, após cruzemento de Luís Mata. Buta (18') teve nova oportunidade para visar a baliza dos nórdicos, mas foi Gonçalo Rodrigues quem finalizou no minuto seguinte (19'), depois de mais uma assistência do extremo Luís Mata.
Até ao final da primeira parte, Portugal ainda esteve perto do golo em mais duas ocasiões: Buta (25') fez uma boa diagonal da esquerda para o centro mas rematou por cima e Luís Mata não conseguiu o golo aos 33', quando estava em boa posição no coração da área adversária.

Numa segunda parte em que o ritmo de jogo baixou um pouco e as oportunidades claras de golo foram escassas, Portugal conseguiu dilatar a vantagem por duas vezes. O capitão Rúben Neves fez o segundo da Equipa das Quinas num livre direto superiormente apontado aos 63' e Hugo Neto (67') fechou as contas do encontro, de cabeça, após assistência da direita, por parte de Diogo Izata.

Registo sem mácula da Seleção Nacional sub-17 na Ronda de Elite. Três jogos, três vitórias e passaporte carimbado para o Campeonato da Europa de Malta, que vai decorrer entre os dias 9 e 21 de maio.

Emílio Peixe em discurso direto:
"Realizámos novamente um bom jogo, mantivemos a nossa identidade como coletivo e estamos muito satisfeitos com a atitude e a entrega de todos os jogadores que participaram neste estágio. Crescemos enquanto equipa e os indicadores são extremamente positivos. Hoje participaram realmente os jogadores que não estiveram presentes nos dois primeiros jogos, revelaram que têm qualidade e capacidade para pertencerem ao projeto de desenvolvimento desta geração. Aproveitaram a sua oportunidade e provaram que estão bem integrados no objetivo que é comum a todos: realizarmos um bom Campeonato da Europa, dando o máximo em todos os jogos. Estamos entre as oito melhores seleções da Europa e agora iremos esperar pelo sorteio. Tenho a certeza absoluta que os jogadores irão deixar a sua marca e fazer a sua história independentemente da classificação final. Confiamos neles e agora vão ter oportunidade de crescer num contexto competitivo muito exigente." 

Ficha de jogo
Ronda de Elite sub-17
3.ª jornada
Estádio Municipal Sérgio Conceição, Taveiro (Coimbra)

Árbitro: Reinshreiber Roi (Israel) Árbitros Assistentes: Mahagna Mahmud (Israel) e Ghazaryan Mesrop (Arménia) Quarto Árbitro: Hovhannisyan Azaven (Arménia)
Portugal 3-0 Islândia (1-0, ao intervalo) 
Portugal: Fábio Duarte; Diogo Izata (Hugo Santos, 76'), Francisco Ferreira, Pedro Rodrigues e Pedro Amaral; Rúben Neves (cap.), João Carvalho e Gonçalo Rodrigues; Aurélio Buta (Diogo Gonçalves, 74'), Hugo Neto (Alexandre Silva, 69') e Luís Mata.
Suplentes: Pedro Silva, Rúben Dias, Yuri Ribeiro e Renato Sanches. Treinador: Emílio Peixe.
Golos: Gonçalo Rodrigues (20'), Rúben Neves (64') e Hugo Neto (67').
Disciplina: Nada a assinalar.

Islândia: Hordur Bjorgvinsson; Sindri Scheving, Axel Andresson, Darri Sigthorsson (cap.), Brikir Gudmundsson, Olafur Kjartansson, Gretar Gunnarsson (Julius Magnusson, 55'), Óttar Karlsson (Ragnar Larusson, 65'), Viktor Einarsson, Bjarki Vidarsson (Petur Thorsteinsson, 47'), e Anton Hauksson.
Suplentes: Sindri Olafsson, Fannar Saevarsson,  Stefan Hjaltested e Ernir Bjarnsson.
Treinador: Porlákur Arnason.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Sindri Scheving (26'), Darri Sigthorsson (63'), Gretar Gunnarsson (39').
Fonte: FpF.PT

"Sempre sonhámos com isto"

Yuri Ribeiro não esconde a felicidade pela qualificação dos sub-17 para o Europeu, mas lembra que ainda há mais três pontos em disputa na Ronda de Elite.
Futebol Sub-17
Continua a contagem decrescente para o final do estágio que a Seleção Nacional sub-17 está a realizar em Coimbra, com intuito de preparar os jogos da Ronda de Elite. Atingido o objetivo de assegurar a presença no Campeonato da Europa da categoria, os comandados de Emílio Peixe continuam com máxima concentração competitiva, pois enfrentam a congénere islandesa esta segunda-feira, no Estádio Municipal Sérgio Conceição (16h00).

Yuri Ribeiro, lateral-esquerdo dos sub-17, faz um balanço positivo das duas semanas de trabalho da Equipa das Quinas, mas frisa que a competitividade da equipa não vai baixar frente à Islândia: "Conseguimos duas vitórias noutros tantos jogos e agora falta-nos mais um encontro, que queremos vencer para que tudo seja perfeito.  Sempre sonhámos com isto. Queríamos muito a qualificação para o Campeonato da Europa e conseguir isso no fim do segundo jogo foi uma sensação fantástica", disse o atleta ligado ao SL Benfica.

O defensor da Seleção Nacional sub-17 participou diretamente em dois dos seis golos portugueses nesta Ronda de Elite e congratula-se pelo facto: "Graças a Deus já consegui fazer duas assistências para golo. Gosto de ser um lateral ofensivo e de ajudar nas ações ofensivas, embora nunca descure as minhas tarefas defensivas. Penso que esta postura é positiva, não só para mim mas sobretudo para a equipa", salientou.
Representar a Seleção Nacional pode acarretar alguns sacrifícios e o caso de Ribeiro é ilustrativo: "Eu jogo em Lisboa [SL Benfica], mas tenho o meu irmão no Porto e os meus pais na Suiça. É óbvio que os estágios fazem-nos estar longe da família e é complicado mas, por outro lado, temos experiências espetaculares ao serviço da Seleção. Convivemos aqui com pessoas incríveis e isso também nos valoriza. É sempre um orgulho representar o meu país, é aquilo que todos os jogadores sonham alcançar. Eu procurarei sempre manter-me ao mais alto nível", admitiu.

Embora haja ainda uma partida por disputar na Ronda de Elite, é impossível não começar a perspectivar o Europeu de Malta: "Sabemos as expectativas que as pessoas têm em relação a nós, mas lidamos muito bem com a pressão e vamos continuar com a mesma mentalidade. No Campeonato da Europa vamos ser ambiciosos mas pensar jogo a jogo, encontraremos adversários de grande valia. Este grupo está muito focado em vencer qualquer adversário que lhe apareça pela frente. Vamos dar o nosso melhor para fazer um grande Europeu", frisou.

Sendo um lateral que gosta de subir no terreno e fazer passes para golo, a referência de Yuri Ribeiro na Equipa das Quinas não admira: Fábio Coentrão.

Fonte: FpF.Pt

Com Europeu na mente

Fátima Pinto alerta para as dificuldades que existem sempre nas derradeiras fases de apuramento.
Futebol Sub-19
A Selecão Nacional feminina sub-19 prosseguiu este domingo com a preparação para a Ronda de Elite, a derradeira fase de apuramento para o Campeonato da Europa Noruega 2014. 

A Equipa das Quinas encontra-se a trabalhar em Rio Maior desde quinta-feira tendo já cumprido cinco treinos. 

Fátimo Pinto explicou que o “grupo está motivado” e “consciente que não serão fáceis os jogos” que Portugal irá disputar a partir do dia 5 de abril . “A equipa está a trabalhar ao máximo, a tentar fazer o que nos é solicitado pela equipa técnica, para que possamos estar ao nosso melhor nível quando entrarmos em campo”, sintetizou. 

A centrocampista lusa conhece as dificuldades existentes numa fase de apuramento pois participou no apuramento em 2013. “Não há margem para erro. São três jogos em que temos de nos apresentar ao nosso melhor nível. O mínimo erro pode-nos custar bastante. Estamos num momento em que não podemos errar, por isso temos de dar o nosso melhor e tentar tudo para conseguirmos alcançar os nossos objetivos”, reiterou. 

A jogadora lusa alimenta o sonho de voltar a estar presente no Europeu, mas para isso sabe que Portugal terá pelo caminho desafios muito exigentes: “ Vamos ter pela frente equipas muitos fortes e estas fases de apuramento são sempre, sempre, muito difíceis. Temos a noção que não existirão facilidades. Iremos defrontar seleções muito boas, mas vamos ter de estar focadas, essencialmente, naquilo que podemos fazer e tentar mostrar o nosso futebol. Estar numa fase final é sempre especial e seria muito bom poder marcar presença em mais uma fase final, depois de ter ajudado a nossa Seleção a atingir as meias finais no Europeu da Turquia em 2012.” 

Fátima Pinto conta já com cinco internacionalizações na Seleção A e considera que essa experiência pode ser importante para ajudar as sub-19 lusas. “É diferente. Aqui, nas sub-19, aprende-se muito também, mas trabalhar na Seleção A é sempre diferente. Vou procurar passar a mensagem sobre aquilo que aprendi na tentativa de ajudar este grupo a ser mais forte.“ 

Recorda-se que a Equipa das Quinas disputará o apuramento entre os dias 5 e 10 de abril, nas Caldas da Rainha, Nazaré e Marinha Grande diante de Espanha, da Suíça e da Bielorrússia. 


Programa da Seleção
31 de março de 2014 | Segunda-feira
10h30: Treino no Centro de Estágios de Rio Maior

01 de abril de 2014 | Terça-feira
10h30: Treino no Centro de Estágios de Rio Maior

02 de abril de 2014 | Quarta-feira
10h00: Treino no Centro de Estágios de Rio Maior
15h30: Conferência de Imprensa com o Treinador Nacional, José Paisana, e uma jogadora na Atouguia da Baleia, no Altlântico Golfe Hotel

03 de abril de 2014 | Quinta-feira
11h00: Treino em Praya d’El Rey, em Óbidos 

04 de abril de 2014 | Sexta-feira
16h00: Treino em Praya d’El Rey, em Óbidos
05 de abril de 2014 | Sábado
16h00: Jogo PORTUGAL vs ESPANHA, no Estádio Municipal da Marinha Grande

06 de abril de 2014 | Domingo
11h30: Treino em Praya d’El Rey, em Óbidos

07 de abril de 2014 | Segunda-feira
16h00: Jogo PORTUGAL vs ESPANHA, no Estádio Municipal da Nazaré

08 de abril de 2014 | Terça-feira
11h00: Treino em Praya d’El Rey, em Óbidos

09 de abril de 2014 | Quarta-feira
16h00: Treino em Praya d’El Rey, em Óbidos

10 de abril de 2014 | Quinta-feira
16h00: Jogo BIELORRÚSSIA vs PORTUGAL, no Estádio Municipal das Caldas da Rainha
Fonte: FpF.PT

Queremos nove pontos"

Alexandre Silva congratula-se pela qualificação dos sub-17 para o Euro-2014, mas lembra que ainda falta disputar um jogo nesta Ronda de Elite.
Futebol Sub-17
A três dias do final do estágio em Coimbra, o principal objetivo dos sub-17 está concretizado. A qualificação para o Campeonato da Europa da categoria está asseguarada, mas os internacionais portugueses querem mais. Na próxima segunda-feira há três pontos em disputa e o avançado Alexandre Silva assegura que a equipa quer terminar a Ronda de Elite invicta: "Conseguimos o apuramento para o Campeonato da Europa, mas ainda há mais um jogo por disputar, frente à Islândia. Todos so encontros são para ganhar. Queremos vencer e fazer nove pontos, vamos entrar em campo para competir de uma forma séria, não podemos fazer já a festa toda. Pretendemos sair daqui com três vitórias", salientou. 

Relativamente à simbologia do jogo frente à Ucrânia, Alexandre Silva deixa poucas dúvidas: "Foi o encontro mais marcante que tive pela seleção. É  a minha primeira qualificação para uma fase final de uma grande competição. Penso que tivemos uma grande atitude e que todos os jogadores deram tudo por esta vitória. Fiquei ainda muito contente por ter marcado no final da primeira parte, um momento importante do jogo, que nos permitiu encarar a segunda metade com mais alguma tranquilidade. Os sub-17 já não se qualificavam para um Europeu há algum tempo, por isso saímos valorizados", frisou, elogiando também o adversário desta sexta-feira: "A Ucrânia é muito forte e na segunda parte entrou com outra mentalidade, provou que também queria ganhar o jogo. Vieram mais agressivos, intensos e concentrados, mas felizmente conseguimos batê-los", referiu.

Na abordagem ao Euro-2014, o marcador do primeiro golo do encontro frente aos ucranianos mostra-se convicto no valor da Equipa das Quinas: "Já defrontámos a maioria das equipas que vão estar presentes em Malta e confiamos no nosso valor. Vamos pensar jogo a jogo, sempre com consciência das dificuldades que nos esperam. Desejo que sejam grandes espetáculos de futebol e que possamos terminar a competição satisfeitos."

No caso de Alexandre Silva, a paixão por futebol vem do berço. O ponta-de-lança é filho do ex-internacional angolano Quinzinho (que brilhou nos relvados nacionais ao serviço de clubes como Alverca e FC Porto) e a mãe também foi uma desportista de elite: "A minha mãe jogou andebol da seleção angolana e o gosto por futebol foi-me passado pela família do meu pai, onde quase todos jogaram a modalide. É uma família de desportistas, agora só falta a minha irmã!", disse  o atleta do Sporting, entre sorrisos, explicando também a forma como se relaciona com...o golo: "É  coisa mais bonita do futebol. Como avançado, quero sempre marcar mais e mais. O golo mais marcante ao serviço da seleção foi o que marquei esta época contra a Inglaterra, em que arranquei do meio-campo e só parei na baliza", confessou.

Alexandre Silva não tem grandes superstições antes de entrar em campo, mas há um gesto que repete sempre: "Beijo uma tatuagem que tenho no braço com o meu pai, a minha mãe e a minha irmã", revelou, descrevendo-se como um "avançado veloz e finalizador", que tem como principal referência o atual Bola de Ouro FIFA: Cristiano Ronaldo.
Fonte: FpF.Pt

Dar o máximo em todos os jogos"

Leandra Pereira e Inês Silva sonham com uma presença no Europeu, mas estão cientes das dificuldades.
29 Março 2014
Futebol Fem. - Sub-19
A Seleção Nacional feminina sub-19 cumpriu este sábado mais um apronto tendo em vista a sua participação na derradeira fase de apuramento para o Campeonato da Europa Noruega 2014.
A Equipa das Quinas disputará o apuramento entre os dias 5 e 10 de abril, nas Caldas da Rainha, Nazaré e Marinha Grande diante de Espanha, da Suíça e da Bielorrússia.

Leandra Pereira, que soma 16 internacionalizações (13 nas sub-17 e três nas sub-16) aguarda a sua primeira internacionalização ao serviço das sub-19, mas já sabe o que é participar neste tipo de competição. “Há pouca margem para errar. São três jogos em que estamos de estar muito concentradas e ao nosso melhor nível.”

Para a centrocampista lusa o objetivo é voltar a estar presente no Europeu, mas está ciente das dificuldades. “Estamos todas super motivadas, mas sabemos que teremos pela frente adversárias muito fortes. É um grupo de muito boa qualidade e nada fácil, Mas nós temos confiança naquilo que podemos fazer e é nisso que estamos focadas. Queremos enfrentar todos os adversários olhos nos olhos. A equipa está a trabalhar ao máximo e estamos focadas a melhorar a cada treino. Queremos muito voltar a um Europeu, onde Portugal já conseguiu atingir as meias finais.”

A responsabilidade é sempre muita quando se defendem as cores nacionais, pelo que Leandra Pereira não considera que haja responsabilidades acrescidas. “Sabemos das nossas responsabilidades. Temos sempre que dar ao máximo em todos os jogos e não sentir mais responsabilidade por aquilo que a outra geração de jogadoras conseguiu e que foi muito bom. Estamos concentradas naquilo que pretendemos fazer. Claro que alimentamos esse sonho de ir ao Europeu e é com esse objetivo em mente que trabalhamos diariamente. Neste momento estamos focadas em preparar da melhor maneira o nosso primeiro jogo diante da Espanha.”

Leandra Pereira trabalha como todas as suas colegas para conseguir um lugar da equipa, mas está preparada para não jogar. “Em primeiro está sempre o coletivo. Para mim já é muito bom poder pertencer a este grupo. A nós compete-nos trabalhar ao máximo para que o técnico possa tomar as melhores opções. Estou nesta Seleção como mais uma jogadora que quer ajudar a equipa. Quero sentir-me como uma opção útil ”, concluiu.

Inês Silva comemora aniversário
A defesa da Equipa das Quinas comemora este sábado o seu 17.º aniversário. Apesar de ainda jovem, já soma duas internacionalizações A (jogou duas partidas na última edição da Algarve Cup) e 21 nos outros escalões de formação (cinco nas sub-19, 13 nas sub-17 e três nas sub-16). “Foi uma grande objetivo cumprido. Ainda sou muito nova e já tive oportunidade de jogar na nossa Seleção principal. Para mim foi uma experiência muito boa.”

Inês Silva comemora pela segunda vez um aniversário com a Seleção. “É muito bom estar nesta Seleção. Já no ano passado passei o meu aniversário com a Seleção. “É um orgulho representar as nossas seleções, seja ela a A ou outra qualquer, e hoje vai ser especial festejar o meu aniversário com este grupo fantástico que também faz parte da minha família”, revelou.



Para ver as fotos dos festejos clique aqui.
Treino da tarde de domingo cancelado
No domingo a Equipa das Quinas cumprirá apenas uma sessão de trabalho que está agendada para as 10h00 no Centro de Estágios de Rio Maior.


Programa da Seleção
30 de março de 2014 | domingo
10h30: Treino no Centro de Estágios de Rio Maior
 
31 de março de 2014 | Segunda-feira
10h30: Treino no Centro de Estágios de Rio Maior 
01 de abril de 2014 | Terça-feira
10h30: Treino no Centro de Estágios de Rio Maior 

02 de abril de 2014 | Quarta-feira
10h00: Treino no Centro de Estágios de Rio Maior
15h30: Conferência de Imprensa com o Treinador Nacional, José Paisana, e uma jogadora na Atouguia da Baleia, no Altlântico Golfe Hotel

03 de abril de 2014 | Quinta-feira
11h00: Treino em Praya d’El Rey, em Óbidos

04 de abril de 2014 | Sexta-feira
16h00: Treino em Praya d’El Rey, em Óbidos

05 de abril de 2014 | Sábado
16h00: Jogo PORTUGAL vs ESPANHA, no Estádio Municipal da Marinha Grande

06 de abril de 2014 | Domingo
11h30: Treino em Praya d’El Rey, em Óbidos

07 de abril de 2014 | Segunda-feira
16h00: Jogo PORTUGAL vs ESPANHA, no Estádio Municipal da Nazaré

08 de abril de 2014 | Terça-feira
11h00: Treino em Praya d’El Rey, em Óbidos

09 de abril de 2014 | Quarta-feira
16h00: Treino em Praya d’El Rey, em Óbidos

10 de abril de 2014 | Quinta-feira
16h00: Jogo BIELORRÚSSIA vs PORTUGAL, no Estádio Municipal das Caldas da Rainha

Raid TT Ferraria. Maio perde para Patrão. Beto Borrego indomável



O Raid TT Ferraria que este fim de semana se disputou tendo a vila de Gavião como seu centro nevrálgico, viu os campeões nacionais de 2013 confirmarem o seu estatuto, ao vencerem a prova inaugural do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.
Depois dos 40 quilómetros de sector seletivo da primeira etapa, onde Mário Patrão (Motos) e Beto Borrego (Quads) já tinham sido os mais rápidos, domínio que se acentuou no dia seguinte, foi na competição Buggy/UTV onde se assistiu a uma maior animação na luta pelas primeiras posições e onde o campeão Nuno Tavares acabou por se impor.
Patrão ganha e Maio volta a cair
Numa prova onde se esperava assistir a novo duelo Patrão vs Maio, cedo se percebeu que o piloto da Yamaha vinha condicionado pelo acidente sofrido na semana anterior. Infelizmente para António Maio e para a corrida, o piloto voltou a sofrer uma violenta queda, que acabaria por condicionar a corrida de vários pilotos que pararam para o socorrer e que apesar de o novo sistema GPS ter permitido que o tempo de paragem lhes fosse descontado, o certo é que muitos partiram psicologicamente condicionados para os quilómetros que se seguiram.
Aos comandos da sua Suzuki, o atual campeão nacional Mário Patrão foi claramente o mais rápido nas duas rodas, seguido do jovem Sebastian Buhler, colega de equipa de Maio na Yamaha, que de forma notável levou a sua moto da Classe TT1 a um brilhante lugar no pódio. Terceira posição para o também vencedor da classe TT3, Fauto Mota (KTM). O atual campeão TT1, Domingos Santos (Damotor) terminou a prova na 4ª posição, à frente de Hélder Rodrigues (Honda), enquanto Ruben Faria (KTM) terminou na 7ª posição. De salientar que foram estes dois consagrados pilotos os primeiros a parar para socorrer António Maio e que junto dele permaneceram durante largos minutos. De acordo com as mais recentes informações, a queda de António Maio, apesar de violenta e de ter deixado o piloto bastante combalido, não originou nenhuma fratura.
Beto Borrego confirma favoritismo entre os Quads
Crónico vencedor na competição destinada aos Quad, Beto Borrego (Yamaha), o atual campeão, confirmou o seu grande favoritismo. A sua prova ficaria todavia marcada por um acidente, logo na fase inicial do percurso, que deixou a sua Yamaha sem travões nas rodas dianteiras. Isso não o impediu de ir alargando a sua vantagem para o piloto que terminou na segunda posição, o regressado Ricardo Carvalho (Yamaha), antigo campeão da modalidade, que se cifrou no final em 5m42s. Com 3m39ss de desvantagem para o 2º classificado, terminou Rui Cascalho (Yamaha) no derradeiro lugar do pódio. 4º lugar e vitória entre os veteranos para António Moreira (Yamaha), enquanto nas posições seguintes ficaram Dinis Fortunato (Honda), vencedor da Classe Promoção e Miguel Nina (Suzuki), piloto que triunfou na classe Stock.
Competição muito animada nos Buggy/UTV
Na competição destinada aos Buggy & UTV, a terceira corrida do fim-de-semana a ser disputada e toda ela sob uma forte carga de água, o triunfo acabou por pertencer ao campeão Nuno Tavares (Polaris 900) que se impôs face aos irmãos espanhóis Robert e Teo Viñaras, ambos em Polaris 1000. Depois de uma primeira etapa marcada por uma má escolha de pneus a dupla campeã de 2012, João Lopes/Bruno Santos (Polaris 1000), rubricou o 2º melhor tempo na etapa de Domingo e ascendeu ao 4º lugar, apenas a 10s da derradeira posição do pódio.
Com as cinco primeiras posições separadas por apenas 2m23s, fechou este top-5, Jorge Monteiro, o regressado campeão de 2010 que, aos comandos de um CanAm, foi o primeiro a quebrar a hegemonia dos Polaris. Excelente sexto lugar para o estreante Luís Morais (Polaris) que se impôs face ao Rage de Bruno Martins.
Vitória na Classe Buggy para António Ferreira num Rage Sport, numa corrida que teve ainda a estreante Rita Oliveira a triunfar entre as senhoras e onde a dupla Dorothee Ferreira/Bernardette Vanderschelden foi forçada a abandonar, vítima de acidente na segunda etapa.
A próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o Ervideira Rali TT disputa-se a 25 e 26 de abril, em Reguengos de Monsaraz.
(MultiDesportos)
Publicado por
Fonte:  http://alentejoedesporto.blogspot.pt

Taça AF Portalegre. Eléctrico e Mosteirense em vantagem

Taça AF Portalegre (Meia-Final/1ª Mão)
Eléctrico Ponte de Sôr 3-0 Fronteirense
(Rui Costa, Eddy, David Nunes g.p.)
Crato 1-1 Mosteirense
(Carlos Luz) (André Camilo g.p.)
A segunda mão da meia-final da Taça AF Portalegre joga-se a 19 de abril, enquanto a final será disputada no dia 1 de maio.
O detentor do troféu é o Gafetense.
Publicada por
Fonte:  http://alentejoedesporto.blogspot.pt