sábado, 30 de agosto de 2014

Associação Fórum


Fórum
Associação

Fórum

Fórum sobre o desenvolvimento do futebol
A direção da AFBeja tem o prazer de convidar todos os associados para um Fórum com o intuito de debater ideias a apresentar no Fórum organizado pela Federação Portuguesa de Futebol no dia 21 e 22 de setembro na Figueira da Foz.
Estes fóruns realizam-se dia 5 de setembro de 2014, pelas 20H30, no Auditório da AFBeja e no dia 6 de setembro de 2014, pelas 20H30, no Auditório da Biblioteca de Odemira, com os seguintes temas a debater:
·         Propostas de aperfeiçoamento dos quadros competitivos de jovens;
·         Propostas de aperfeiçoamento das competições interdistritais;
·         Formação de dirigentes;
·         Relação jogador/família/clube e adeptos;
·         Novos contributos para o desenvolvimento do futebol/Futsal e do futebol de praia;
·         Cursos de treinadores de futebol e futsal;
Fonte: AFBeja.com

Diário da Academia (Dia 121)

Tomar acolhe o curso de aperfeiçoamento, reciclagem e avaliação de árbitros e observadores de futsal, que conta com cerca de 180 participantes.
Arbitragem
No período da manhã, depois de Carlos Carvalho, em nome do presidente Vítor Pereira, ter saudado os participantes, João Rocha fez a apresentação do curso aos árbitros de categoria C1 e ministrou a sessão “Preparação do Jogo”. O teste escrito realizou-se após o almoço, seguindo-se as sessões “Táticas e o seu impacto na arbitragem” e “Alterações às leis do jogo”.

Os árbitros de categoria C2 iniciaram os trabalhos depois do almoço. Ferreira Nunes deu as boas vindas aos árbitros e João Rocha fez a apresentação do curso. Seguiu-se a realização do teste escrito e as sessões “Atuação técnica e disciplinar” e “Alterações às leis do jogo”, que decorreu em simultâneo com os colegas de categoria C1.

Na apresentação do curso de Observadores, que chegaram ao Hotel após o jantar, Ferreira Nunes apresentou a CAR de futsal, que este ano foi reforçada com dois novos elementos e que é composta por Carlos Guerra (coordenador), Paulo Fragata, Artur Fernandes, Florentino Mendonça e Manuel Silva, e Vítor Tomás fez a apresentação do curso.

“O grande objetivo é que esta época seja melhor do que a do ano passado”, refere Vítor Pereira
O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Vítor Pereira, em sessão plenária que decorreu após o jantar, saudou os participantes e sublinhou o facto de toda a estrutura do futsal Nacional estar presente nesta ação. Na sua intervenção, mostrou-se preocupado com o número insuficiente de observadores e com o acompanhamento dos jovens árbitros. Por isso, referiu: “Contamos convosco para ajudarem os árbitros mais jovens. Somos todos necessários para termos uma arbitragem melhor”.

No ano em que a Federação Portuguesa de Futebol festeja o seu 100.º aniversário, Vítor Pereira recordou a juventude do Futsal. No entanto, mostrou-se convicto que a evolução da modalidade que a Federação deseja que se torne a primeira modalidade de pavilhão em Portugal, aconteceu mais rapidamente do que a do Futebol e que os árbitros têm acompanhado esta evolução.

O Presidente dos árbitros convidou os participantes a questionarem-se sobre o que podem fazer pela arbitragem, incentivando-os a fazer de cada dificuldade uma oportunidade de aprendizagem. A concluir, convidou a “família do futsal” a cumprir o objetivo de realizar uma época melhor do que a do ano passado. 
Fonte: FpF.PT

Sub-17: Duo feliz em Chesterfield

Tavares e Abdu Conté têm razões para estarem orgulhosos. O primeiro marcou o golo do triunfo diante da Inglaterra e fez o primeiro tento pela Seleção. O segundo estreou-se com a Camisola das Quinas.
Futebol Sub-17
A Seleção Nacional sub-17 conquistou, sexta-feira, uma saborosa vitória no Torneio Internacional de Inglaterra. E logo diante dos anfitriões da competição. Os 2-1 com que os comandados de Filipe Ramos brindaram os britânicos deixaram a Equipa das Quinas em posição privilegiada para conquistar do título.

Na partida de Chesterfield, Tavares e Abdu Conté assumiram um papel de destaque na nossa Seleção. O primeiro saiu do banco de suplentes, aos 67 minutos, para selar o triunfo luso. O segundo somou os primeiros minutos de Quinas ao peito.

“Senti uma emoção enorme por marcar pela Seleção. Foi o meu primeiro golo e ainda por cima ajudou a equipa a obter os três pontos, diante de um adversário tão forte como é a Inglaterra”, começou por dizer Tavares em declarações ao fpf.pt.

Para o jovem internacional luso natural de Vila Nova de Gaia, Portugal soube sofrer para levar de vencidos os britânicos. “Entrámos muito melhor do que a Inglaterra e fizemos um grande golo. Depois, os ingleses reagiram com naturalidade e tivemos de saber sofrer, principalmente com o golo do empate. Mas voltámos a estar por cima do jogo e acabámos por triunfar com toda a justiça”, referiu.

Na liderança do torneio (a par da Itália, mas com mais golos marcados), os sub-17 lusos sonham erguer, no domingo, o troféu da competição. “Com a República Checa vai ser mais um jogo difícil, tal como foram as partidas com a Itália e a Inglaterra. Mas vamos fazer tudo para somar mais três pontos e ganhar o torneio”, garantiu Tavares.

Com igual motivação parte Abdu Conté para o encontro de amanhã (15h00, em Tamworth) diante dos checos, tanto mais que a estreia pela Equipa das Quinas já está cumprida.

“Foi uma sensação boa. Estava um pouco ansioso pela estreia, mas a partir do momento em que a bola começou a rolar soltei-me e senti-me bem. Acho que fiz uma boa exibição”, declarou Abdu Conté ao fpf.pt.

“A nossa equipa esteve muito bem no jogo, tanto na primeira como na segunda parte. A Inglaterra foi uma equipa muito complicada, mas superámo-nos e conseguimos vencer”, prosseguiu antes de rematar: “estamos muito confiantes e só pensamos em ganhar à República Checa”.


Foto: FPF
Fonte: FpF.Pt

Sub-17: Triunfo saboroso

Portugal estreou-se a vencer no Torneio de Inglaterra, e logo diante dos anfitriões, por 2-1. Moretto Cassamá (13’) e Tavares (72’) apontaram os tentos lusos.
Futebol Sub-17
Depois dos empates da primeira jornada, os jogos desta sexta-feira deixaram Portugal e Itália (vencedora por 1-0 diante da República Checa) na dianteira da competição.

Em Chesterfield, a Equipa das Quinas adiantou-se no marcador, por intermédio do capitão, Moreto Cassamá, aos 13 minutos e, depois, souberam reagir ao tento de Layton Ndukwu (42’) logo a abrir o segundo período.

Coube a Tavares apontar o golo decisivo do encontro, a oito minutos do final, que deixou Portugal em boa posição para vencer a competição.

Última ronda agendada para 31 de agosto
Os sub-17 lusos jogam a sua última partida da competição, diante da República Checa, no domingo (31 de agosto), pelas 15h00, em Tamworth.

Recorda-se que a formação comandada por Filipe Ramos prepara a sua participação primeiro torneio de apuramento para o Campeonato da Europa será disputado entre os dias 19 e 24 de setembro, na Eslovénia.


Ficha de Jogo
Torneio Internacional de Inglaterra St. Georges Park.
2.ª Jornada.
Estádio Proact, Chesterfield.

Equipa de Arbitragem: Inglaterra.
Árbitro: Graham Scott.
Árbitros Assistentes: Joe Clarck e Ryan Johnson.
Quarto Árbitro: Bem Toner.

INGLATERRA 1-2 PORTUGAL (0-1, ao intervalo)

Inglaterra: Aston Oxborough, 2 James Yates (Danny Collinge, 41’), 6 Cameron Humphreys, Darnell Johnson, 12 Hayden Coulson (Jay Da Silva, 57’), Daniel Wright (Jacob Maddox, 41’), Tom Davies – Cap., Callum Gribben, 8 Will Patching (Nathan Holland, 57’), Layton Ndukwu (Chris Willock, 78’) e Jahmal Hector-Ingram (Kaylen Hinds, 72’)
Suplentes: Paul Woolston.
Treinador: John Peacock.
Golos: Layton Ndukwu (42').
Disciplina: Nada a assinalar.

Portugal: Carlos Alves; Abdu Conté, Bruno Paz, Pedro Pereira, Ricardo Mangas (João Simões, 67’), Pedro Ferreira, Gedson Fernandes (Tavares, 67’), Moreto Cassamá - Cap. (Jorge Pereira, 46’), Tiago Dias (João Mendes, 46’), Generoso e Jonatas Centeno (Marcelo, 46’).
Suplentes: Fábio Duarte e Gonçalo Vieira.
Treinador: Filipe Ramos.
Golos: Moreto Cassamá (13') e Tavares (72’).
Disciplina: Nada a assinalar.

Foto: FPF
Fonte: FpF.PT

Opinião: Construir Uma Equipa


O futebol é um jogo colectivo jogado em equipa, ou pelo menos deve de o ser.
Para a formação dessa equipa o papel do treinador é fundamental, mas não menos importante é o do jogador porque como jogador ele tem a responsabilidade pessoal pelo sucesso da mesma.

O que é uma equipa? Primeiro é um grupo de jogadores! Será que um grupo de jogadores é uma equipa? Não, para se ser uma equipa deve-se ter objetivos comuns, para atingir esse objetivo deverão depender uns dos outros, existir uma inter-relação entre eles.

Uma boa equipa é aquela em que a sua capacidade é maior do que a soma das capacidades individuais dos jogadores que a constituem.
Um conjunto de grandes jogadores podem nunca vir a ser uma grande equipa, uma grande equipa depende de cada jogador saber que tem de dar o seu máximo em todos os aspectos á equipa.

Numa equipa terá sempre que existir uma divisão de responsabilidade e é necessário que todos entendam a sua importância, será essa compreensão e soma de individualidades que poderá dar o êxito.
Um dos maiores problemas de uma equipa é a criação de subgrupos, o mais problemático é o dos suplentes que poderão tornar-se opostos aos objectivos da equipa e com isso prejudica-la!

O atleta tem que entender que deve fazer tudo o que depende de si para voltar a ser titular, isto é treinar o melhor que pode para provar que quer jogar mas também tem de entender que o ser titular não depende só de si, também tem um colega (adversário) a lutar pelo mesmo lugar, e caso seja esse colega o escolhido o seu dever é apoia-lo.
O sucesso da equipa será sempre o nosso sucesso individual.

«Nunca esqueça que a vaidade é inimiga do espírito de equipa»

Para troca de opiniões, envie mail para joao.prates@clix

João Prates

Fonte:  http://www.criolosports.com/

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Nomeações FPF para o fim de semana - Ricardo Diogo faz a estreia nos nacionais

Campeonato Nacional de Seniores
Louletano - Atlético de Reguengos: Bruno Vieira
 
Juniores
Vit. Setúbal - Sporting: Dinis Gorjão
 
Iniciados
Imortal - Vit. Setúbal: Ricardo Diogo
Despertar - Louletano: Tiago Cordeiro

Associação Agenda do fim-de-semana


Agenda do fim-de-semana
Associação

Agenda do fim-de-semana

Joga-se a 2.ª jornada do CNS
Disputa-se este fim-de-semana, a 2.ª jornada do Campeonato Nacional de Seniores (CNS). Nesta jornada, o Moura desloca-se a Vila Real de Santo António onde defronta o Lusitano e o Mineiro recebe no Municipal de Aljustrel o Angrense dos Açores.
.


Jogos:

Campeonato Nacional de Seniores - Série H - 2.ª jornada
Data
Hora
C. Operário Desp. (Açores)
 ---
 CRD Quarteirense
2014-08-30
16:00
SC Praiense
 ---
 FC Ferreiras
2014-08-31
17:00
Lusitano VRSA
 ---
 Moura AC
2014-08-31
17:00
SCM Aljustrelense
 ---
 SC Angrense (Açores)
2014-08-31
17:00
Louletano DC
 ---
 Atlético SC
2014-08-31
17:00

Fonte: AFBeja.com

Associação PIRPED


PIRPED
Associação

PIRPED

PIRPED - Plataforma Informática de Requisição de Policiamento dos Espetáculos Desportivos
Informam-se todos os interessados que na sequência da revisão da Lei 39/2009, de 30 de julho, publicada pela Lei n.º 52/2013, de 25 de julho, foram alteradas as regras relativas ao policiamento dos espetáculos desportivos.

Nesse sentido e entre outras, entrou em vigor a Portaria n.º 55/2014, de 6 de março, que regulamenta o PIRPED - Plataforma Informática de Requisição de Policiamento dos Espetáculos Desportivos.

O artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 216/2012, de 9 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 52/2013, de 17 de abril, estabelece que é regulamentada através de portaria do membro do Governo responsável pela área da administração interna a adaptação do disposto naquele diploma à tramitação eletrónica dos procedimentos, incluindo o regime mantido em vigor pelo artigo 11.º.

Assim, a partir do dia 15 de agosto, todas as requisições de policiamento deveriam ser efetuadas, obrigatoriamente, através daquela plataforma.

Atendendo às diversas questões apresentadas pelas entidades desportivas, bem como ao ajustamento da informação interna ao MAI, foi decidido pelo próprio MAI, estabelecer um período de transição, que decorrerá até fim de setembro do corrente ano, em que paralelamente o procedimento de requisição do policiamento de espetáculos desportivos ocorrerá com recurso à PIRPED ou, em alternativa, através do modelo em papel atualmente existente.

Tal situação permitirá uma implementação mais ajustada à realidade, permitindo a todas as entidades envolvidas uma maior capacidade de resolução de problemas.

Os clubes serão identificados no âmbito do PIRPED enquanto “Promotores”, sendo obrigatório o seu registo prévio.

Chama-se a atenção para a particular importância de cumulativamente a este registo, os clubes assumirem o regime de “clube responsável por policiamento”, nos termos regulamentares.


No âmbito da PIRPED foram criados ambientes de teste e simulação como instrumento de auxílio à formação que pode ser consultado no link abaixo.



Documentos de apoio, bem como legislação relativa ao policiamento desportivo: 



 | Violência nos recintos desportivos (Lei n.º 52/2013)
 | Regime do policiamento (DL n.º 216/2012)
 | Alterações ao regime de Policiamento (DL n.º 52/2013)
 | Valores a receber pela GNR e PSP (Portaria n.º 289/2012)
 | Alteração a valores a receber pela GNR e PSP (Portaria n.º 68/2014)
 | Comparticipação do Estado (Despacho n.º 3973/2014)
 | PIRPED (Portaria n.º 55/2014)
 | Lei Orgânica da PSP
 | Lei Orgânica da GNRFonte: AFBeja.com

Seleção Feminina: Convocatória para jornada dupla

Francisco Neto chamou 18 atletas para os dois derradeiros jogos de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2015, na Holanda e diante da Bélgica.
Futebol Fem. - Seleção A
A Equipa das Quinas inicia o estágio no próximo dia 5 de setembro, treinando no Municipal de Oeiras, antes da partida para a Holanda.

Os jogos com holandesas e belgas estão marcados para os dias 13 e 17 de setembro, em Venlo (Estádio Seacon, 18h00 de Portugal Continental) e Abrantes (Estádio Municipal, 18h30), respetivamente.

Eis a lista de convocadas:

CA Ouriense Workfone: Diana Silva e Filipa Rodrigues;
CF Benfica: Elsa Ventura e Matilde Fidalgo;
Chelsea FC: Ana Borges;
FD Laura Santos MS: Sílvia Rebelo;
FC Neunkirch: Adriana Rodrigues;
RC Rossiyanka: Carolina Mendes;
FF Yzeure Allier Auverge: Patrícia Morais;
GD A-dos-Francos: Catarina Sousa;
Linköping FC: Cláudia Neto e Jéssica Silva;
MSV Duisburg: Carole, Dolores Silva e Laura Luís;
UTB/TSC: Mónica Mendes;
Valadares Gaia FC: Neide Simões e Regina Pereira.


Clique aqui para conferir o dossier de imprensa da nossa Seleção, que inclui o programa da Equipa das Quinas.

Foto: FPF/Diogo Pinto

Fonte: FpF.PT

Sub-17: Inglaterra 0-1 Portugal (intervalo)

Os sub-17 lusos recolheram aos balneários em vantagem, por 1-0, diante da Inglaterra, com o capitão, Moreto Cassamá, a dar vantagem a Portugal após os primeiros 40 minutos.
Futebol Sub-17
A Seleção Nacional sub-17 joga esta sexta-feira, diante da formação britânica a segunda ronda do Torneio Internacional de Inglaterra St. Georges Park.

Em relação ao último encontro, Filipe Ramos operou seis alterações.

Na primeira jornada do Torneio Internacional de Inglaterra registaram-se apenas empates: Portugal 0-0 Itália e Inglaterra 1-1 República Checa.

Última ronda agendada para 31 de agosto
Os sub-17 lusos jogam a sua última partida da competição, diante da República Checa, no domingo (31 de agosto), pelas 15h00, em Tamworth.

Recorda-se que a formação comandada por Filipe Ramos prepara a sua participação primeiro torneio de apuramento para o Campeonato da Europa será disputado entre os dias 19 e 24 de setembro, na Eslovénia.

Ficha de Jogo
Torneio Internacional de Inglaterra St. Georges Park
2.ª Jornada
Estádio Proact, Chesterfield

Equipa de Arbitragem: Inglaterra
Árbitro: Graham Scott.
Árbitros Assistentes: Joe Clarck e Ryan Johnson.
Quarto Árbitro: Bem Toner.

INGLATERRA – PORTUGAL

Inglaterra: Aston Oxborough; James John Yates, Tom Davies – Cap., Cameron Humphreys, Callum Gribbin, William Patching, Christopher Willock, Daniel Wright, Darnell Johnson, Layton Ndukwu e Jahmal Hector-Ingram.
Suplentes: Paul Woolston, Jay Da Silva, Danny Collinge, Kaylen Hinds, Maddox Jacob, Hayden Coulson e Nathan Holland.
Treinador: John Peacock.
Golos
: -.
Disciplina: -.
Portugal: Carlos Alves; Abdu Conté, Bruno Paz, Pedro Pereira, Ricardo Mangas, Pedro Ferreira, Gedson Fernandes, Moreto Cassamá - Cap., Tavares, Generoso e Jonatas Centeno.
Suplentes: Fábio Duarte, João Simões, Gonçalo Vieira, Marcelo, Tiago Dias, Jorge Pereira e João Mendes.
Treinador: Filipe Ramos.
Golos: Moreto Cassamá (13').
Disciplina: -.
Fonte: FpF.PT