domingo, 31 de maio de 2020

Bola de trapos, edição de 29/05/2020 no Diário do Alentejo

José Saúde
Aplausos
Viajo pelo universo de eternas lembranças e dou por mim a absorver legados que fizeram do desporto um verdadeiro cântico à liberdade. Recorro a heranças deixadas por prodigiosos mestres, exímios autores de excelentes histórias, sendo certo que o resplandecer dessas memórias conduzem-nos aos princípios do século passado, onde Beja fora palco de eloquentes reptos desportivos. Em finais de 1906 um grupo de estudantes trouxeram para a velha Pax Júlia o “vício do jogo da bola” e logo aí se terá dado um passo gigante rumo ao supremo gosto pela prática desportiva. Passados uns anos, 1 de maio de 1931, foi inaugurado o Estádio Condessa D’Avilez, sendo aquele recinto palco para efusivos aplausos. O espaço, para além do futebol, aonde o Luso atuava como equipa anfitriã, era também palanque de fascinantes tardes de ginástica, onde um grupo de atletas, liderado pelo saudoso Melo Garrido, entusiasmavam um público que fazia questão em marcar presença no ágil acontecimento. A 27 de abril de 1953 deu-se a inauguração do Estádio Municipal Eng.º José Frederico Ulrich, mais tarde denominado Dr. Flávio dos Santos, sendo aquele campo não só destinado ao futebol, assim como para a rotina de outras modalidades que a juventude admirava. O estádio usufruía magníficas condições e a sua enorme dimensão proporcionava que a área demarcada entre o retângulo de jogo e as bancadas, fosse aproveitada para a antiga Mocidade Portuguesa ali realizar provas de atletismo. Numa pista caiada com cal, produto oriundo quiçá de Trigaches, os jovens corriam em busca de um sonho e a rapaziada recreava-se com o prazer que o mundo das correrias lhes facultava. Mais tarde o campo relvado, cedido pela Força Aérea Alemã, foi beneficiado com uma pista de tartan e o atletismo rumou a uma outra ponta da cidade e por lá se fixou. É óbvio que o piso com o evoluir dos tempos degradou-se, surgindo, naturalmente, um mar de reclamações por parte daqueles que utilizavam a pista não só para os treinos diários assim como para a competição, só que esses gritos de alerta ter-se-ão, eventualmente, diluído num manto de incertezas. O atual elenco diretivo da Câmara Municipal de Beja, com administração direta, jogou mãos à obra, remodelou o espaço e restaurou a pista de atletismo no Complexo Desportivo Fernando Mamede. Olha-se a magnitude de toda a sua envolvência, vê-se trabalho, alindou-se toda a área, incluindo pinturas das bancadas, formataram-se viáveis ideias e lá está a pista pronta para a sua inauguração, uma situação que ainda não ocorreu por via de um covid-19 que tudo adiou. Neste contexto, aqui ficam os justos aplausos para os autarcas bejenses que reconstruíram uma infraestrutura cuja grandeza deixará, por certo, os atletas num emotivo deslumbramento, tendo em conta a dádiva que lhes fora facultada. O preço da obra situou-se nos 632 mil euros.
Fonte: facebook de Jose Saude.

Mineiro Aljustrelense confirma 17 jogadores

O Mineiro Aljustrelense já começou a preparar a nova época de 2020-2021, depois da última temporada ter sido interrompida devido à pandemia de Covid-19, tendo já apresentado 17 atletas no seu plantel.
Desta forma, renovaram com o emblema tricolor os guarda-redes Fábio Reis e Igor Palma; os defesas Rui Pirralho, Zaza, Blessed e Diogo Santos; os médios Abudu, Pedro Seco, Hélio, Gonçalo Serrão e João Nabor; e os avançados Pedro Fialho e Nando.
Foram promovidos da formação sub-23 à equipa principal os jovens Miguel Guerreiro (defesa), Miguel Ruas (médio) e Alexis Palma (avançado).
Quanto a reforços, está para já confirmada a chegada a Aljustrel do defesa-esquerda Rui Costa, que jogava nos açorianos do São Roque.
Recorde-se que o Mineiro Aljustrelense irá voltar a disputar na temporada de 2020-2021 o Campeonato de Portugal.

Fonte: http://www.correioalentejo.com

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Obras avançam em Cercal do Alentejo

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem a decorrer diversas obras na freguesia de Cercal do Alentejo, trabalhos que foram visitados no final da passada semana pelo presidente da autarquia, Álvaro Beijinha.
Uma das intervenções é a reabilitação do edifício do Mercado Municipal, obra avaliada em pouco mais de 161 mil euros, enquanto a outra é a requalificação da praça da Igreja Matriz, que custará pouco mais de 634 mil euros.
Esta última obra está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Santiago do Cacém, que tem apoio comunitário através do Alentejo 2020.
A par destas, a Câmara de Santiago do Cacém tem ainda a decorrer intervenções na Estrada da Bica Santa e na Estrada da Sonega, assim como na Rua João Sousa Farelo. Em marcha está igualmente a colocação de um relvado sintético no campo de futebol de Cercal do Alentejo, fruto de um acordo entre a autarquia e a Sociedade Juventude Cercalense.

Fonte: http://www.jornalsudoeste.com

Mais duas renovações no plantel do Alvorada

Os jovens jogadores Diogo Mateus e Miguel Nascimento, irão continuar a defender as cores do Alvorada Futebol Clube de Ervidel, na época 2020/2021.

Aos dois atletas o Alvorada FC deseja os maiores sucessos desportivos e pessoais.


 
Fonte:  http://alvoradafc.blogspot.com/

Sandro e Maralhas vão continuar a vestir de xadrez

Sandro Cavaco e Tiago Maralhas chegaram a acordo com o Alvorada Futebol Clube de Ervidel e vão continuar de galo ao peito na época 2020/2021.

O Alvorada de Ervidel deseja aos dois atletas as melhores felicidades pessoais e desportivas.




João Óca de saída do CA Aldenovense

O técnico João Óca irá deixar o comando técnico da equipa principal do CA Aldenovense para a temporada 2020/21.
O treinador de 36 anos, chegou a Vila Nova de São Bento, a meio da temporada orientando a equipa em 9 partidas, somando um total de três vitórias, um empate e cinco derrotas, deixando o Aldenovense aquando da interropção do campeonato na 9ª posição.
Entre os motivos da saída, estará supostamente a indefinição diretiva que o clube enfrenta.
Fonte:  https://distritalbeja.com

Campeonato de Portugal, Notícias SCM Aljustrelense aprensenta 4 renovações e 1 promoção

O Sport Clube Mineiro Aljustrelense tem vindo a anunciar a composição do seu plantel, e apresentou nos últimos dias mais 5 jogadores que irão compor o seu plantel, registando-se 4 renovações e 1 promoção da equipa de Sub23.
Da equipa Sub23 do Mineiro ascende ao plantel principal Miguel Ruas, médio de 22 anos, formado no SCM Aljustrelense e FC Castrense, e que enquanto sénior representou o Alvorada FC e o Negrilhos FC.
Na última temporada disputou 15 partidas pela equipa sub23 tendo apontado 2 tentos, tendo ainda feito parte da convocatória da equipa principal em quatro ocasiões mas sem sair do banco de suplentes.
Quanto as renovações temos as de Pedro Seco, médio de 21 anos, irá para a quarta temporada com a camisola do SCM Aljustrelense, com o jogador natural de Beja e formado no Despertar SC a ter realizado na presente temporada 21 partidas pela equipa principal apontando um tento e ainda uma presença pela equipa sub23.
Pedro Fialho, ala direito de 21 anos, vestirá a camisola tricolor pela terceira temporada, depois de formação no Operário FC, SCM Aljustrelense, Imortal DC, SCM Aljustrelense, Despertar SC e CD Praia Milfontes, estabeleceu-se enquanto sénior na Vila Mineira. Na presente temporada participou em 13 partidas apontando 5 tentos pela equipa principal, somando ainda duas partidas e três golos pela turma sub23.
Fernando Monteiro, extremo direito de 22 anos, renovou pela quinta temporada pelo Aljustrelense. O jogador natural de Beja e com formação no Despertar SC e CCD Bº Conceição, participou em 19 partidas na presente temporada pela equipa principal e duas pela turma sub23 onde apontou um tento.
Carlos Amarante, conhecido no mundo desportivo por “Hélio”, representará o SCM Aljustrelense pela terceira temporada, depois de na última ter participado em 19 partidas e apontado 3 golos.
O avançado de 26 anos, conta com passagens por Mem Martins SC, Carregal do Sal, CF Guadiana e FC Castrense.
Fonte:  https://distritalbeja.com

António Calatróia é o treinador da continuidade no Penedo Gordo

O técnico António Calatróia irá continuar por mais uma temporada como treinador principal da equipa sénior da ACD Penedo Gordo.
Aos 55 anos, esta será a terceira temporada consecutiva na frente dos destinos do emblema do concelho de Beja, que na última temporada orientou ao 4º lugar do campeonato aquando da sua suspensão, depois de ter conduzido o Penedo Gordo ao 2º lugar do campeonato que lhes valeu a histórica participação na Taça de Portugal na presente temporada.
Quanto ao plantel para a nova temporada, a equipa deverá ser construída na base das últimas temporadas, sendo certas as saídas de Francisco Alves, para o SCM Aljustrelense e as entradas de Mário Verdades (ex-Despertar SC) e Rudi (ex-Piense SC).
Fonte:  https://distritalbeja.com/

terça-feira, 26 de maio de 2020

Vítor Madeira orienta U. Santiago

O União Sport Clube, de Santiago do Cacém, já começou a trabalhar na nova época de 2020-2021, sendo Vítor Madeira o novo treinador da equipa sénior.
A seu lado estarão os adjuntos Paulo Silva e José Gamito, enquanto Rubén Ferreira será o treinador de guarda-redes.
No plantel está garantida a continuidade dos atletas Ruan Conceição, João Raposo, João Correia, Alexandre Couto, Jefri Soares e Edmilson Gomes.

Fonte: http://www.jornalsudoeste.com

Já estamos no Instagram

Já estamos no Instagram segue a nossa página click no link

Rui Marques vai ser o treinador dos juvenis e coordenador da formação do SC Ferreirense

O treinador de 28 anos, Rui Marques, vai ser o novo treinador dos juvenis e o coordenador de todas a formação do SC Ferreirense.
Recorde-se que, nesta temporada o jovem treinador esteve na equipa de iniciados do emblema de Ferreira do Alentejo, tendo um registo de 13 vitórias, 2 empates e 1 derrota.
Em declarações exclusivas ao DistritalBeja, o jovem treinador explicou que “O trabalho de coordenação vai passar essencialmente por criar hábitos e rotinas semelhantes entre treinadores e jogadores, quer na forma de jogar, quer na forma de treinar, tendo em conta a idade do jogador, para que exista uma forma de trabalhar no SC Ferreirense mais padronizada e mais organizada ainda. A nível de juvenis, será a primeira vez na carreira que irei treinar este escalão. É um grande desafio, também pela idade dos jogadores, pois é a sua fase da adolescência “mais complicada” e onde devem colocar em prática todos os ensinamentos até aqui transmitidos. É crucial que olhem para o futebol como sempre olharam e que não se deixem desviar por outros caminhos, essa também será a minha função, garantir que conseguirei continuar a motiva-los e a fazer com que andem 100% comprometidos. O objectivo, será o mesmo pelo qual trabalho sempre, chegarmos aos momentos de alegria, às vitórias e às decisões a jogar um futebol muito próprio tentando valorizar  os jogadores e proporcionando condições para que se desenvolvam dia após dia. Tenho jogadores que trabalham muito, que gostam muito de treinar e nos quais confio muito. Vai ser uma época bonita.”

GD Amarelejense regressa ao futebol sénior

O Grupo Desportivo Amarelejense, esta de regresso ao futebol sénior para a temporada 2020/21 ao escalão sénior, depois de duas temporadas de ausência onde o clube manteve a sua atividade através dos escalões de formação.
O emblema do concelho de Moura, foi fundado em 1939, disputa as suas partidas no Campo das Cancelinhas, sendo que a última participação na 1ª Divisão Distrital ocorreu na temporada 2012/13.
Quanto ao plantel e à equipa técnica deverá começar a ser anunciada nos próximos dias.
Fonte:  https://distritalbeja.com/

Mário Verdades e Rudi reforçam ACD Penedo Gordo

A ACD Penedo Gordo já se encontra a trabalhar na preparação da nova temporada, confirmando os dois primeiros reforços, Mário Verdades e Rudi.

Mário Verdades, defesa-direito de 33 anos, chega ao ACD Penedo Gordo proveniente do Despertar SC, onde na temporada atual participou em 18 partidas, num total de 1495 minutos e apontando três golos. No seu currículo conta com passagens por Sport Canidelo, CF Vasco Gama e CD Beja, na formação, depois representando enquanto sénior as equipas do CF Vasco Gama, Barrancos FC, Moura AC, Piense SC, Despertar SC (Futsal), CRD Cabeça Gorda, FC Serpa, FC Castrense e Despertar SC.
Rudi, avançado de 28 anos, vestiu nas últimas três temporadas a camisola do Piense SC, tendo na última temporada participado em 15 partidas, num total de 1371 minutos, apontando 2 golos. No seu percurso conta com passagens pelo Moura AC e FC Serpa
Fonte:  https://distritalbeja.com/

Francisco Alves reforça SCM Aljustrelense

Francisco Alves, defesa direito de 19 anos, é o primeiro reforço do SCM Aljustrelense para a temporada 2020/21, tendo sido confirmados mais cinco renovações.

Francisco Alves, representou na última temporada a ACD Penedo Gordo onde participou em 20 partidas, somando um total de 1697 minutos, depois de ter realizado toda a sua formação ao serviço do Despertar SC. Na temporada 2017/18 ascendeu à equipa principal do “Rasga” onde permaneceu duas temporadas.
Quanto as renovações estão confirmadas as continuidades do defesa central Blessed de 25 anos, que cumprirá a segunda temporada no clube, depois de na primeira ter somando 24 partidas e um total de 1820 minutos.
Na ala defensiva esquerda a renovação de Diogo Santos de 21 anos, que também cumprirá a segunda temporada no clube tricolor, depois de ter participado em 23 partidas pela equipa principal e uma pela equipa sub23, num total de 2159 minutos.
No meio-campo o “maestro” João Nabor aos 38 anos, prolonga a sua ligação ao Mineiro, naquela que será a sua oitava temporada no clube. Na presente temporada participou em 15 encontros num total de 989 minutos. Ainda no meio campo a continuidade de Abudu, médio defensivo de 24 anos, que chegou no decorrer da temporada 2019/20, na qual realizou 20 partidas, num total de 1643 minutos.
Fonte:  https://distritalbeja.com/

sábado, 23 de maio de 2020

Bola de trapos, edição de 22/05/2020 no Diário do Alentejo

José Saúde
Rolim
Foi no mês de fevereiro de 1978 que um moço de Beja atingiu o estatuto de internacional juvenil e numa época em que defendia as cores da Zona Azul que disputava o campeonato nacional. Esse antigo jogador chama-se Rolim e esteve prestes a viajar para Lisboa para representar o Sporting Clube de Portugal. Contudo, a informação para a possível transferência não chegou ao recetor direto, ele, e o momento de ouro esfumou-se num horizonte onde as oportunidades escasseiam. António Manuel Soeiro Rolim nasceu a 28 de fevereiro de 1961 na cidade de Beja e o futebol foi sempre a sua grande paixão. Aos 13 anos estreou-se, como iniciado, no Desportivo, onde foi campeão, seguindo-se o ingresso na Associação Cultural Recreativa Zona Azul. “Na Zona Azul fui campeão distrital em juvenis e juniores. Nesses tempos a Zona tinha equipas fabulosas. Nessa equipa jogavam o Nói Alves, o Chico Agatão, o Chico Fernandes, o Chapita, o Pepe, o Ferreirinha, o Beto, o Da Costa, o Zé Pedro Gil, o Larguinho, o Galvão, o Barroso, o Viana e o Baião, de entre outros”. Com o emblema da agremiação conhecida como o clube das “Alcaçarias”, embora a sede se situe na Rua Frei Manuel do Cenáculo, Rolim viveu tempos de glória e o seu nome disparou em flecha nos contextos nacionais. “Vesti a camisola da seleção nacional em jogos nos quais Portugal defrontou a Bélgica e Israel. Esses jogos disputaram-se em Faro e em Portimão”. Mas só num jogo que a Zona Azul disputou em Alvalade é que Rolim conheceu a razão pela qual a sua transferência para o Sporting se havia gorado. “O professor Cassiano, treinador da equipa de juniores, no final da partida questionou-me sobre a minha recusa em não ter aceitado o convite que o Sporting me endossou. Respondi-lhe que não tive conhecimento dessa proposta. Pedi, depois, explicações aos dirigentes da Zona Azul que alegaram precisarem de mim para a próxima época”. Ao atingir o escalão sénior “o Desportivo rejeitou-me”, refere com mágoa, e o antigo jogador tentou fixar-se num outro emblema. “Comecei a pré- -época no Juventude de Évora, mas num jogo de preparação contra os juniores do Benfica fraturei um pé e acabei por me vir embora”. Debelada a lesão, que levou muito tempo, viajou ao Futebol Clube de Serpa, sendo que o clube militava na terceira divisão nacional. Seguiu-se o regresso a Beja. “Vim para o Desportivo e na época seguinte fui para o Despertar. O presidente era o Barbosa e integrei uma equipa que ficou memorizada como o Cosmos”. Sim, é verdade, que esse conjunto de excelentes jogadores fizeram história no futebol distrital de Beja e Rolim explica porquê: “Pegámos no Despertar na segunda divisão distrital e levámos o clube à terceira divisão nacional conquistando todos os títulos na Associação de Futebol de Beja nos escalões onde praticámos”. Sucedeu-se o Sporting Ferreirense, onde foi campeão, e depois a Cabeça Gorda, sendo que após arrumar as botas teve uma experiência como treinador.
Fonte: Facebook de Jose Saude.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Vasco da Gama de Sines prepara nova temporada

O Vasco da Gama de Sines já começou a preparar a nova época de 2020-2021, depois da última temporada ter sido interrompida devido à pandemia da Covid-19.
A direcção da equipa de Sines decidiu "premiar" a equipa técnica composta por Paulo Viegas e Daniel Direito (treinadores), Filipe Reis (adjunto) e Leonel Néné (treinador de guarda-redes), tendo em conta "o excelente trabalho" desenvolvido no final da última época.
O plantel para a nova época conta com grande parte da equipa da época transacta: Rúben Anjos e Leonel Nené (ambos guarda-redes); Nita Rodrigues, Miguel Cardoso, Valdir, Milton Cruz, Eduardo Bernardo e João Ferro (defesas); Ricardo Ferreira, Rúben Gonçalves, Diogo Gandarês, Sandro Conceição, Vítor Hugo, Paulo Ferro e Pedro Madeira (médios); Cleber Maciel, Diogo Filipe, Tiago Guia, Edi Silva e André Trindade (avançados).
No que toca a "caras novas" no plantel, o Vasco da Gama já apresentou cinco reforços: o defesa Hélder Gomes (ex-U. Santiago); os médios Paulinho (ex-Praia de Milfontes), Hugo Mestre (ex-júnior) e Alex Gomes (ex-U. Santiago); e o avançado Diogo Costa (ex-U. Santiago)
Recorde-se que o Vasco da Gama de Sines irá disputar, em 2020-2021, o campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Setúbal.

Fonte:  http://www.jornalsudoeste.com/

Filipe Venâncio (CDA): "O futebol é uma das profissões mais injustas"

Depois de um turno de 12 horas na mina, Filipe Venâncio falou ao "CA" sobre a prestação do Desportivo de Almodôvar na temporada de 2019-2020 e sobre uma carreira futebolística que já leva mais de duas décadas.
"Dentro daquilo que consegui atingir, foi uma carreira muito positiva", afirma Filipe Venâncio, que já pensa na despedida dos relvados.

O campeonato distrital da 1ª divisão terminou mais cedo, devido à Covid-19, e o Almodôvar ficou-se por um modesto 12º lugar (em 13 equipas). Que avaliação faz da prestação da equipa nesta época?
Dos anos que já jogo no Almodôvar, esta foi das épocas mais irregulares que já tivemos. Começámos logo com sete ou oito lesões no início do campeonato e quando temos um plantel curto, quer se queira quer não, isso faz mossa. Sentimos essa fraqueza, as coisas não começaram a correr bem de início e depois, com o prolongar da época, as coisas foram-se arrastando. Não era nossa ambição terminarmos na posição em que terminámos, pois sempre fomos uma equipa que andou nos lugares cimeiros e não estávamos habituados a ficar numa posição destas. Foi uma época um bocado aquém daquilo que esperávamos.

Mas este desfecho menos positivo pode justificar-se só por estas lesões no início da época ou houve algo mais a condicionar o sucesso da equipa?
Foi mesmo por aí… Sabemos que quando de início não se começa bem, tarde ou nunca se endireita.

Já assim é o ditado.
Tal e qual… E é mais que certo! É uma lesão, depois é um castigo, de seguida há um jogo menos bem conseguido… Ainda mais, aqui em Almodôvar temos um problema – que não é problema, pois nos outros anos correu sempre bem – que é ter vários jogadores a trabalhar na mina, por turnos, o que faz com que em determinadas semanas só façamos um treino ou dois. Ou às vezes até nenhum! Temos esse problema de nunca conseguirmos treinar com os atletas todos, mas nuns anos tem corrido bem e não é agora que isto é uma desculpa. Foi mesmo um ano em que as coisas de início não nos correram bem, a época foi-se arrastando e terminou assim… Infelizmente.

Duas trocas de treinador também não ajudaram?
Isso nunca ajuda. Aliás, quando foi a saída do mister Sandro [Almeida] pelo Pitico, eu sempre achei – e falei disso com alguns elementos da direcção – que o nosso problema não passava por aí. Porque o Sandro conhece o distrital como ninguém e conhecia a equipa como ninguém. Por isso, sempre achei que não era solução o Sandro sair. Mas assim foi e depois veio o Pitico, que fez o melhor que conseguiu, mas as coisas também não correram muito bem… Foi o que se conseguiu fazer.

Tendo 41 anos, esta foi a sua última época?
É uma coisa que ainda estou a ponderar. Tenho de ponderar certas situações e depois – em conjunto com a família e com os próprios colegas, direcção e treinador – irei decidir se vou terminar ou continuar.

Noto que há vontade de continuar, até para ter uma despedida efectiva dentro das quatro linhas?
Claro que sim, porque o "bichinho" está sempre cá dentro. É um amor que já vem de há muitos anos e que não vai cair assim sem mais nem menos.

Que avaliação faz da sua carreira, onde chegou a jogar na 2ª divisão B e até no estrangeiro [no Ceuta, em Espanha, em 2001-2002]?
Penso que, dentro daquilo que consegui atingir, foi uma carreira muito positiva. Sempre fui bem recebido onde joguei e tive a sorte de não ter tido muitas lesões – apenas uma no joelho e outra quando estive em Espanha, que me obrigaram a períodos de maior paragem, de resto nunca tive grandes problemas com lesões. Logo de início, quando estava no Farense, ficou um pouco a mágoa de não ter tido mais oportunidades, mas o futebol é feito disso. Como eu, muitos jogadores belíssimos que encontrei na 2ª e na 3ª divisões também não tiveram essa oportunidade por este ou aquele motivo. Mas o futebol é feito disto e hoje em dia a gente também vê que há injustiças e oportunidades que não são dadas. Ou oportunidade que são dadas e as coisas não correm bem… Mas o futebol é feito disto e por isso digo que é uma das profissões mais injustas que há! Porque mexe com muita coisa, mexe com muitas emoções e é vivido por muita gente.

Nestes largos anos como futebolista, qual o momento mais marcante?
Se calhar o título de campeão distrital aqui em Almodôvar [em 2012-2013]. Porque ninguém o esperava, nem eu próprio…

Porquê?
Porque não. Tínhamos muitos miúdos novos na equipa, com 20, 21 anos, e até me recordo de uma vez estar à conversa com o nosso capitão, o [Bruno] Lebre, e dizer-lhe, em desabafo, "este ano estamos tramados, é só moços novos e vamos andar aqui a levar goleadas em todos os campos". Mas o que aconteceu é que chegámos ao final do campeonato, fomos campeões e foi uma surpresa muito agradável!

Quando pendurar as chuteiras pretende continuar ligado ao futebol, talvez como treinador?
Isto está dentro de mim e vai continuar. Como treinador não direi, mas ligado ao futebol quase certamente vai ser. Pode não ser logo nos anos seguintes, mas de certeza que mais tarde vai ser. 

Fonte:  http://www.correioalentejo.com

Formações Online para Treinadores de Futsal

As formações decorrem nos dias 20 e 27 de maio e 1 e 3 de junho, através de plataforma online. As inscrições podem ser feitas até ao início de cada sessão.
16 maio 2020
Associação
Nos dias 20 e 27 de maio e 1 e 3 de junho, estão agendadas diversas ações de formação contínuas, específicas e gerais, creditadas para Treinadores de Futsal, com grandes nomes no painel de oradores.
Tendo em conta o atual contexto, resultante da pandemia do novo coronavírus, as ações de formação, com organização da Associação de Futebol de Évora, à qual se associa a Associação de Futebol de Beja, decorrerão através de plataforma online - Zoom - com uma duração total de 3h (das 21:00 às 00:00).
 
Cada sessão atribuirá 0,6 UC a todos os participantes. A inscrição nas formações é gratuita para treinadores de clubes filiados nas Associações de Futebol de Évora e Beja, tendo um custo de 5 euros para os restantes treinadores.
As inscrições podem ser feitas através dos formulários disponíveis nas ligações abaixo e estão abertas até ao início de cada sessão.Fonte: AFBeja.com



FoFonte: AFBeja.comrmação Online: Preparação do Jogo de Futsal Feminino - Contexto Distrital/Nacional (3 de junho)

Concelho de Aljustrel com campos do Sec. XX

FARO DO ALENTEJO VAI TER RELVADO SINTÉTICO
A Câmara Municipal de Cuba anunciou na sua página oficial a adjudicação da empreitada para a reclassificação do Campo de Futebol António Joaquim Pestana Baltazar, em Faro do Alentejo, casa do GDR Faro do Alentejo.
No total, a obra representa um investimento de € 145.097,78 (cento e quarenta e cinco mil e noventa e sete euros e setenta e oito cêntimos) e prevê a aplicação de relvado sintético e um conjunto de arranjos exteriores no espaço envolvente.
O prazo de execução desta empreitada é de 90 dias, prevendo-se a sua utilização a partir já da próxima época desportiva 2020/21.

FC Serpa confirma 7 jogadores para a próxima temporada

O Futebol Clube de Serpa encontra-se a preparar a temporada 2020/21, sendo que depois de anunciar a renovação da equipa técnica liderada por Marcos Borges, é agora a vez de confirmar sete jogadores para a nova temporada.
O emblema serpense até ao momento tem vindo a demonstrar a aposta na formação do clube com a renovação de sete atletas com passagens pela cantera do clube.
Na baliza regista-se a continuidade de Henrique Soares, de 20 anos, que na última temporada dividiu a temporada entre a equipa principal e a turma sub23 do clube serpense.
Na defesa regista-se a continuidade de Carlos Daniel, central de 27 anos, depois de 11 partidas realizadas e três tentos apontados.  No meio campo as renovações são quatro com os nomes de João Graço (19 jogos/2 golos), João Malagueta (20 jogos/0 golos), José Vilão (9 jogos/0 golos) e o regresso de Rui Lobo que regressa ao clube depois de uma temporada sem competir, tendo antes representado o CA Aldenovense.
Por fim no ataque Rui Óca é mais um dos nomes da continuidade, ele que na presente temporada participou em 20 jogos e apontou 5 golos.
Fonte:  https://distritalbeja.com

Marco Hortense renova com o FC Castrense

O Futebol Clube Castrense anunciou na sua página oficial a renovação com o técnico Marco Hortense de 37 anos, para a temporada 2020/21.
O antigo guarda-redes de emblemas como FC Castrense, SCM Aljustrelense, CD Beja, CDC Panóias e CD Almodôvar, abraçou na presente temporada em definitivo o cargo de treinador principal, tendo orientado a equipa do FC Castrense em 16 partidas nas quais somou seis vitórias, dois empates e oito derrotas.
A acompanha-lo terá Bruno Costa, de 26 anos, na função de treinador adjunto.
Relembramos que o FC Castrense terminou a presente temporada no 7º lugar da 1ª Divisão Distrital.
Fonte:  https://distritalbeja.com/

SCM Aljustrelense com 5 nomes conhecidos

O SCM Aljustrelense, depois de confirmar a participação no Campeonato de Portugal, início a apresentação do plantel para a nova temporada, sendo que nos últimos dias apresentou mais 5 nomes, ao já aqui apresentado Rui Pirralho.
Na baliza a continuidade de um jovem do concelho, Igor Palma de 21 anos, que na presente temporada se dividiu entre a equipa principal e o escalão de sub23 do emblema mineiro. Pela equipa principal realizou 3 encontros, nem total de 270 minutos.
Na defesa a renovação de Zaza, defesa-direito que também pode alinhar à frente da defesa, e que aos 30 anos parte para a quarta temporada com a camisola tricolor. O senegalês, participou na presente temporada em 19 partidas somando um total de 1450 minutos.
Ainda na defesa regista-se a promoção à equipa principal do defesa central Miguel Guerreiro, fruto da formação do Aljustrelense, que contou com uma breve passagem pelo FC Alvaladense. Na última temporada alinhou nos sub23 do Mineiro participando em 17 partidas e somando um total de 1474 minutos.
No meio campo a renovação de Gonçalo Serrão, que apesar de ser ainda júnior na próxima temporada, irá realizar a terceira temporada na equipa principal do Mineiro. Na última temporada acabou por dividir o tempo entre a turma principal e o conjunto sub23, somando um total de 13 partidas, 808 minutos e apontando 2 golos..
Por fim, na frente de ataque mais um jovem do concelho, o ponta de lança Alexis Palma, que na última temporada representou a turma sub23 do Mineiro. O jovem de 21 anos, participou em 17 partidas, apontando um total de 12 tentos. No seu currículo conta com passagens por CF Guadina e Negrilhos FC.
Nota: Relativamente aos jogos disputados pela equipa de sub23 não se encontram considerados os jogos da Taça do Sul, uma vez que não foram disponibilizados pela organização.
Fonte:  https://distritalbeja.com

FC Serpa anuncia renovação de Marcos Borges

O Futebol Clube Serpa apresentou a primeira novidade para a temporada 2020/21, na qual a sua equipa sénior irá competir na 1ª Divisão Distrital.
O cargo técnico será ocupado por Marcos Borges de 34 anos, antigo guardião do clube, que na presente temporada assumiu o cargo de técnico principal a meio, disputando 11 encontros, nos quais obteve cinco vitórias, três empates e três derrotas.
A seu lado estarão os adjuntos António Belinha e João Piroleira.
Fonte:  https://distritalbeja.com/

GDR Faro do Alentejo receberá sintético

A Câmara Municipal de Cuba anunciou na sua página oficial a adjudicação da empreitada para a reclassificação do Campo de Futebol António Joaquim Pestana Baltazar, em Faro do Alentejo, casa do GDR Faro do Alentejo.
No total, a obra representa um investimento de € 145.097,78 (cento e quarenta e cinco mil e noventa e sete euros e setenta e oito cêntimos) e prevê a aplicação de relvado sintético e um conjunto de arranjos exteriores no espaço envolvente.
O prazo de execução desta empreitada é de 90 dias, prevendo-se a sua utilização a partir já da próxima época desportiva 2020/21.
Fonte:  https://distritalbeja.com

Uma grande história que vale a pena ler de um grande jogador.

Quando se fala de bola da distrital de Beja é obrigatório falar de Antônio Teresa Guerreiro Sabino mais conhecido por Tonico aquele jogador sem pinta de jogador, magrinho de natureza e meio desengonçado mas que era um craque como poucos nestes campeonatos.
Nasceu a 19/08/1974 e é natural de Santa Luiza/Ourique, desde muito novo começou a jogar a bola no OURIQUE DESPORTOS CLUBE onde fez a sua formação até aos Juvenis, sai com a idade de junior para participar no campeonato de INATEL, com uma qualidade e dedicação Tonico fez uma carreira brilhante entre o INATEL e a II divisão B sem nunca ter deixado de trabalhar como servente.
O amor é tanto a bola que vale a pena o esforço de trabalhar de segunda a sexta, treinar 3 vezes por semana e jogar ao domingo, mostra a simplicidade e o ser humano que é.
Depois da formação no Ourique, faz a sua estreia como sénior com idade de junior nos campeonatos de INATEL onde jogava a avançado e marcava golo e recuava para a defesa, na temporada 1994/95 já com muita experiência, volta ao Ourique e faz a sua estreia nos distritais e leva o clube a III divisão a melhor fase da história do clube foram 6 épocas até se transferir para o vizinho Sport Clube Mineiro Aljustrelense na época 2003/04 para disputar o diatrital e volta a subir de divisão e durante 8 épocas têm a experiência de jogar entre o distrital e a II B. Sendo uma peça fundamental da equipa jogando a maioria dos jogos.
Já com cerca de 36 anos sai do Mineiro Aljustrel para o Clube Desportivo e Cultural Panoias onde faz 26 jogos e marca 3 golos, na temporada seguinte ainda têm pernas para jogar no distrital e assina peloSport Clube Odemirense sempre focado e com uma dedicação extrema como um miudo de 20 anos onde permaneceu 2 temporadas e seria o seu último clube nos distritais.
Foi preciso chegar já perto da final da sua carreira para representar o clube da sua terra Grupo Desportivo de Santa Luzia, foram 5 épocas a jogar no INATEL.
Na última temporada representou com 44 anos o ACRS Campo Redondo.
São estes homens que o futebol precisa com paixão, dedicação e muito trabalho.

Existe várias histórias sobre Tonico ficam aqui duas que mostram muito o jogador que foi.
No jogo a contar para a taça de Portugal, o Aljustrel desloca se a Paços de Ferreira e perde por 3/1 Tonico entra aos 21 minutos e é julgado pelos adeptos da claque dos yellow boys pelas suas características físicas, mas acaba por fazer um jogo de outro mundo e jogo acaba com a claque a aplaudir o jogador e depois do banho meteu cervejas e petiscos com a claque adversária.
Outra história que descreve bem o Tonico foi também em Aljustrel.
Depois de um dia de trabalho, vai diretamente para o campo do Aljustrel e chega cedo, deita se numa maca e deixa se dormir, quando chega o responsável Arlindo Morais viu aquela situação e passou se, não sabendo ele que Tonico tinha estado a trabalhar desde as 7 da manhã na construção civil.
Pediu explicações ao atleta e ele explicou.
Conclusão nesse mesmo treino Arlindo junto a equipa e informou amanhã Tonico não treina e no domingo é Tonico e mais dez.
Grande abraço Tonico