domingo, 28 de novembro de 2010


Judoca natural de Almodôvar foi medalha de bronze em Sarajevo, durante o Europeu de sub-23
"Átila" parou
André Alves

JUDO. Atleta nascido há 22 anos em Almodôvar apenas foi derrotado pelo húngaro Attila Ungvari, que acabou por se sagrar campeão europeu.
Para a grande maioria dos habitantes de Almodôvar (e de todo o país), citar Átila é lembrar a figura do rei dos hunos que há quase 1.500 anos era "dono e senhor" de um vasto império que se estendia da Europa central até ao Mar Negro. Mas para André Alves este é um nome bem mais actual e capaz de causar alguns… pesadelos! É que foi precisamente um homónimo do "flagelo de Deus", nascido na Hungria e de apelido Ungvari, que afastou o jovem judoca almodovarense do sonho de se sagrar no passado fim-de-semana, em Sarajevo, campeão europeu da modalidade na categoria de menos 73 quilos em sub-23.
   "Entrei bem [no combate com o Attila Ungvari], mas depois ele projectou-me e fez-me um estrangulamento. Quando pararam, já estava a ficar sem ar e ao levantar-me não me encontrava bem. Assim, ao reiniciar o combate ele apanhou-me um bocado atordoado. Nem consegui reagir", recordou, em declarações ao diário desportivo "A Bola", o judoca nascido em Almodôvar há 22 anos e actualmente filiado no Sport Algés e Dafundo.
   Antes do combate com Ungvari, André Alves tinha ficado isento na primeira eliminatória e derrotado (em apenas 26 segundos) na segunda ronda o romeno Adrian Nicolae Merge. Seguiram-se as meias-finais com o atleta húngaro, mas apesar de ter sido eliminado o judoca almodovarense foi repescado e ainda teve forças para vencer o azeri Nadir Babayev e o turco Hasan Vanlioglu, acabando por trazer da capital da Bósnia a medalha de bronze.
   "O objectivo era conseguir uma medalha e consegui-o! Foi um orgulho estar em cima do pódio a representar o meu país. […] Dedico esta medalha a todos os que me apoiaram e ajudaram a treinar para este resultado", disse o atleta no final da competição, que terminou domingo, 21, acrescentando: "Sinto que desde o final da época passada dei um salto física e tecnicamente, mas sobretudo em termos de confiança no meu judo".
   A medalha de bronze conquistada na Bósnia é o segundo grande momento de André Alves neste ano de 2010, depois de em Março ter arrebatado outra medalha de bronze, desta feita na Taça do Mundo de judo realizada em Praga, na República Checa.
   "Penso que acabei bem esta fase da carreira. A partir de agora é só pensar nos seniores", prometeu o atleta almodovarense em Sarajevo.
Fonte CorreioAlentejo

Sem comentários:

Enviar um comentário