sexta-feira, 29 de junho de 2012

Atletas de Odemira e Milfontes no Europeu de Canoagem: A pagaiar nas águas do sucesso



Os atletas Inês Esteves e Carlos Marques (ambos do Náutico de Milfontes) e Bruno Afonso (Náutico do Guadiana) são os três alentejanos integrados na seleção nacional de canoagem de velocidade que disputará os Campeonatos da Europa de Juniores e Sub/23, que se realizam em Montemor-o-Velho, entre os dias 11 e 15 de julho.

Texto e foto Firmino Paixão
Trata-se do primeiro europeu de velocidade organizado em território nacional e com sinais de sucesso para a canoagem alentejana, colocando, inicialmente, quatro atletas na lista de convocados do selecionar Riszard Hoppe. No entanto, por motivo de lesão, Ana Guerreiro, do Clube Náutico de Mértola, já está afastada do estágio que desde o passado dia 2 decorre no Centro Nacional de Alto Rendimento em Montemor-o-Velho. Bruno Afonso interrompeu esse estágio, por motivos académicos, e o Diário do Alentejo foi encontrá-lo pagaiando nas águas do Guadiana, onde desaguam todos os sonhos deste jovem de Mértola, que espera ter sucesso na prova internacional que se avizinha.

O Bruno nasceu na Vila Museu há 18 anos, estuda no 12.º ano na área de ciências tecnológicas e herdou o gosto pela canoagem do seu tio, Humberto Afonso, o primeiro atleta que andou de canoa no Clube Náutico de Mértola. A par dos objetivos académicos, que não descura, é um dos melhores alunos da turma, e acha que a canoagem é um desporto apetecível nesta época do ano e a partir dessa experiência, tendo o Guadiana aqui tão perto nasceu o seu gosto pela canoagem. Esta será a minha primeira experiência em provas internacionais, sinto algum nervosismo, mas acho que é normal, ao mesmo tempo sinto-me confiante, apesar de não ser muito experiente, mas isso também não é tudo e sei que com esforço e dedicação se ultrapassam muitos obstáculos, adiantou o jovem.

Bruno Afonso vai competir em C1 500 m (canoa monologar) e C2 1000 m (canoa bilugar) e quanto às expectativas o primeiro objetivo será qualificar-se para a final: Já era muito bom, vou lutar por isso e espero conseguir, é um orgulho representar o nosso país, é sempre gratificante sentirmos que se fomos escolhidos é porque estamos entre os melhores. Uma medalha, um lugar no pódio? É algo muito difícil, mas é sempre bom podermos sonhar porque não é nada que seja impossível, vamos ver…, refere o atleta multidisciplinar que este ano já venceu a Taça de Portugal de Maratonas, face à sua versatilidade: Sou um atleta de pista, mas considero-me um atleta com uma resistência acima da média. Um jovem atleta bem-sucedido, Bruno Afonso considera: Tenho muita dedicação à modalidade, são muitas horas de esforço, de treino e de dedicação, e de grande apoio da estrutura técnica e dirigente do Náutico de Mértola, além da família e dos amigos, tudo isso tem sido de extrema importância.

Carlos Viegas, presidente do Náutico do Guadiana, explica que esta participação internacional do Bruno é fruto do trabalho do clube, dos atletas, dos treinadores, mas, fundamentalmente, dos atletas: O Bruno é um miúdo extremamente dedicado, com características fantásticas de persistência e capacidade de trabalho, é um atleta absolutamente exemplar e que nos deixa cheios de orgulho.

Quanto aos resultados esperados, Viegas diz: A grande surpresa é o Bruno ter sido selecionado para uma regata individual, sempre aliciante para um atleta, significa o reconhecimento dos técnicos nacionais à qualidade que ele tem e também em C2, com outro atleta de grande qualidade. A nossa expectativa é que eles façam o melhor, e isso é poderem chegar a uma final onde tudo pode acontecer.

Sobre o impedimento da Ana Guerreiro, referiu: Está lesionada, seria uma oportunidade importante para ela. Não é uma lesão grave mas é aborrecida, porque surgiu num momento de preparação da equipa nacional.

Francisco Aires, presidente do Clube Náutico de Milfontes, também evidenciou o orgulho pela participação dos seus atletas Carlos Marques e Inês Esteves no campeonato da Europa, revelando: Isto é fruto do bom trabalho e do excelente enquadramento que têm tido no clube. E sublinhou: Ambos têm tido outras presenças internacionais. Esta chamada à seleção nacional é sempre importante para o clube, porquanto lhe dá visibilidade e mostra o que de bom tem sido feito na foz do Rio Mira. Quanto aos objetivos transportados pela comitiva de Milfontes, sublinhou: Uma medalha, um lugar no pódio, é o desejo de todos os que lá estão. Nem todos vão conseguir, mas é a ambição de todos eles. O dirigente comentou ainda a presença de Inês Esteves como suplente na comitiva aos Jogos Olímpicos de Londres 2012, dizendo: Tudo dependerá dos resultados que ela obtiver no Europeu. 

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário