sexta-feira, 29 de junho de 2012

Moura Desportos Clube está a regressar à atividade: O regresso sustentado na qualidade



No ano em que celebrou 60 anos de existência, o Moura Desportos Clube tenta dar mais um impulso de vitalidade na prática desportiva para que foi direcionado pelos seus fundadores, João Peres e José Maria Vartegoso, o hóquei em patins e a patinagem artística.

Texto e foto Firmino Paixão
A existência do clube tem sido caracterizada por alguns ciclos de inatividade, o mais grave dos quais durou cerca de 25 anos e terminou no ano de 1984. Em tempos mais próximos abriu-se mais um ciclo de hibernação que durou nove anos, do qual o Moura Desportos Clube está agora despertando lentamente, repondo a prática das atividades que outrora o projetaram, a si e à cidade de Moura, da qual se considera mais do que um símbolo, uma marca.

António Miguel Ramos, nosso interlocutor, é um dos rostos deste novo ciclo de atividade do Moura Desportos Clube. Antigo atleta, dirigente e técnico da equipa de formação que está a dar as primeiras stickadas na projeção deste símbolo desportivo da Cidade de Salúquia.

Uma idade bonita, um percurso atribulado …Fui jogador do clube há cerca de 30 anos. Por motivos profissionais tive que deixar a modalidade e voltei agora, depois de o clube ter estado nove anos parado surgiu de novo a oportunidade de o relançarmos. Apresentaram-me o novo projeto, achei interessante e com mais alguns antigos atletas, quer da disciplina de hóquei em patins quer da área de patinagem artística, estamos a trabalhar nele. Há dois anos que este trabalho se iniciou, está já a dar os seus frutos e, com o tempo, pensamos ser bem-sucedidos.

Qual é a substância desse novo projeto?Neste momento o clube já tem cinco técnicos na área da formação, com o Curso de Nível 1 concluído há pouco mais de um mês. Daqui para a frente prevê-se que haja um aumento substancial no número de atletas e que, com a evolução do tempo e com a cadência natural de escalões, possamos vir a organizar uma equipa no escalão de seniores como já existiu no passado.

Começaram, e bem, pelos alicerces…Estamos numa fase de recrutamento e num tempo de formação. Estamos a promover a iniciação à patinagem artística para as atletas que já temos no clube, estamos simultaneamente com a iniciação ao hóquei em patins, através de uma equipa de benjamins que já participou este ano no Torneio de Encerramento da Associação de Patinagem do Alentejo.

Quantos atletas já patinam em Moura?O Moura Desportos Clube já conseguiu, até ao momento, reunir cerca de 50 atletas, entre as disciplinas de hóquei em patins e patinagem artística.

A patinagem de velocidade não está nos vossos objetivos?Não, as corridas em patins, que hoje se chamam de patinagem de velocidade, nunca foram uma tradição no Moura Desportos Clube e também não vamos contrariar essa tendência. Queremos que o hóquei e a patinagem artística evoluam de uma forma consolidada e com qualidade e é esse o caminho que queremos e estamos a percorrer.

O clube mantém muitos sócios ou eles foram ficando pelo caminho?Face aos sucessivos ciclos de inatividade do clube, naturalmente que os sócios se foram perdendo, mas esse é outro processo em que estamos empenhados, contactando antigos sócios para retomarem essa qualidade e tentando que se associem novas pessoas ao clube, porque um clube só fará sentido se tiver atletas, sócios e dirigentes.

O clube mantém muitos sócios ou eles foram ficando pelo caminho?O hóquei em patins é uma modalidade onde o investimento em material tem algum significado, depois, Moura é uma cidade do interior, onde o tecido empresarial é débil. As dificuldades, naturalmente, são muitas mas, neste momento, contamos com o apoio da Câmara Municipal de Moura e de alguns associados.

O hóquei em patins tem tradição em Moura e isso é mais do que um argumento para que o clube estabilize?Moura desde sempre que esteve no panorama desportivo do Baixo Alentejo nesta modalidade e quanto mais equipas existirem maior será o nível competitivo e a qualidade do hóquei praticado na nossa região.

Como estão a recrutar os novos atletas?Não tem sido fácil, já estamos a planear workshops de apresentação do clube e das modalidades para sensibilizarmos os jovens e, no início do novo ano letivo, estamos a pensar ir às escolas apresentar o clube e deixar a nossa mensagem de que precisamos de jovens para as nossas equipas. O que mais desejamos é que cada vez venham mais jovens ter connosco, para que possamos ter equipas capazes de regressarmos às competições, porque é isso que nos move e que motiva os nossos atletas

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário