quarta-feira, 31 de julho de 2013

Taça da Liga: Farense - Sta. Clara

Passados 10 anos, o Farense regressou este fim de semana aos jogos nas competições profissionais, estreando-se na Taça da Liga num jogo com o Santa Clara, disputado num remodelado estádio de S. Luís, em que se nota, ao nível do relvado, uma maior distância entre as linhas limites de jogo e a vedação (ainda inexistente e substituída provisoriamente por um gradeamento amovível), e ao nível das bancadas uma divisão (excessiva) por sectores (ainda virtual...). Mas com a pintura já concluída. Quanto ao jogo, apesar de se manter a equipa técnica que garantiu a subida na época transacta, o Farense, como tem um plantel praticamente novo, também joga de forma radicalmente oposta, sendo de notar que o meio campo, neste jogo foi dono da bola, com Fábio Felício e Livramento a irem buscar bolas à sua linha defensiva e a transportarem o jogo até à linha avançada, solicitando depois a intervenção dos laterais que subiam à vez, ou entrando pelo meio recorrendo ao ponta de lança Diop. Chamou a atenção a permanente troca de posições entre os homens do meio campo com Livramento, Fábio e João Reis em permanente mutações, onde também intervinha, numa posição mais subida, Matias.
A defesa manteve-se em bom nível ao longo de todo o jogo, apenas permitindo ao S. Clara uma boa oportunidade na 1a parte (cruzamento largo da direita, e remate para a rasar o poste de Ivo) e, na parte final do jogo um desvio esforçado de um atacante adversário em cima da linha de fundo, que motivou a única defesa de Ivo. Além de uma perda de bola de Gualter, no último minuto do jogo, perto da sua área, que permitiu ao Santa Clara acercar-se da baliza do Farense numa boa oportunidade de empatar, mas o remate saiu ao lado.
De resto, o jogo foi completamente dominado pelo Farense que ao longo do tempo foi criando e desperdiçando boas oportunidades de marcar, mas, por deficiente posicionamento em situações de cruzamentos, ou falhando os remates, ou por intervenção do guarda redes e defesa nunca foi possível meter a bola na baliza. De realçar um cabeceamento de João Reis ao poste e uma defesa do guarda redes Sérginho, quando a bola ía entrar mesmo junto ao ângulo superior direito da sua baliza num livre superiormente marcado por Livramento.
Na 2a parte o domínio do Farense manteve-se inalterado e finalmente o golo chegou (aos 68') através de um cabeceamento ao 2o poste de Matias, após um cruzamento de Carlitos. Depois do golo, como é hábito no futebol Português, a equipa que marca, começa a jogar mais lento, tocando a bola de pé para pé e permite que o adversário comece a acreditar que também pode chegar ao golo, e foi nos minutos finais que o Santa Clara subiu mais no terreno, mas sem apoquentar muito o guarda redes Ivo. Aliás o Farense ainda foi capaz de criar algum perigo, mas sem resultado prático e foi assim que chegámos ao fim do jogo com uma boa vitória do Farense na sua estreia em 2013/2014 a jogar no S. Luís que foi também o 1o jogo oficial da época.
O comportamento da equipa deixou boas perspectivas para a dura época que agora começa, especialmente pela actuação do meios campo e dos laterais, a defesa com um jogador de recurso (Gualter) devido a impedimento dos outros 3 centrais, também se portou a contento, apenas o ataque se mostrou um pouco abaixo do que era desejado pelos adeptos, não conseguindo concretizar as muitas oportunidades criadas. 

Crónica de Eduardo Roque

2 comentários: